As estratégias de marketing evoluem, as ferramentas mudam, novas técnicas surgem. No entanto, existe um recurso poderoso e que não sai de moda: o e-mail marketing. Porém, mesmo com um histórico incrível, muita gente duvida do seu poder.
Por isso, separamos 5 motivos para convencer você a seguir apostando no e-mail marketing.
#1 Uma estratégia consagrada
De acordo com o Instituto Radicati, ainda neste ano seremos 2,8 bilhões de usuários de e-mail. Todas essas pessoas devem trocar cerca de 235 milhões de mensagens por dia, sejam pessoais ou comerciais.
Ainda não ficou convencido? Segundo um estudo da McKinsey&Company uma campanha de e-mail marketing chega a ser 40 vezes mais eficiente do que a conquista de clientes por meio de redes sociais.
Caso você ainda esteja em dúvida, um estudo da ExactTarget afirma que 91% das pessoas checam suas caixas de entrada todos os dias.
O e-mail até pode parecer obsoleto, mas com esses dados você tem que concordar que ele está mais vivo do que nunca, não é?
#2 Segmentação
A partir do momento em que você tem uma boa base de lead, ou seja, contatos qualificados, é possível segmentar estes e-mails. Isto pode ser de diversos formas: por idade, localização, interesses, serviços que consome e etc.
Assim, é possível trabalhar campanhas segmentadas, de acordo com cada um destes itens e potencializar ainda mais o alcance da sua estratégia. Esta possibilidade permite criar ações específicas e obter resultados incríveis.
Há pesquisas que indicam resultados 14% maiores para campanhas de e-mail marketing que segmentam o público. A taxa de clique de campanhas segmentadas também chega a ser 100, 95% superior.
Logo, o e-mail marketing permite que você trabalhe de forma personalizada e ainda potencialize seus ganhos. E esta é a melhor estratégia para obter resultados concretos e atingir suas metas.
#3 Mensuração de resultados
A base de qualquer estratégia eficiente de marketing digital são os resultados. Analisar os acertos e aprimorar os erros é a base para ter sucesso dentro da comunicação da sua marca e o e-mail marketing permite fazer isto.
A partir dele você pode analisar quantos receberam seu e-mail, quantos abriram e também qual foi a taxa de clique. Logo, você tem uma visão ampla e detalhada de onde estão os acertos, os erros e do que precisa ser melhorado no próximo envio.
Tudo isso permite você alcançar resultados incríveis, devido a facilidade de mudança na estratégia e nos dados gerados em tempo real.
#4 Muito mais vendas
Ao enviar campanhas frequentes de e-mail marketing você mantém seu lead aquecido. Isto é, em contato com a sua marca e seu conteúdo poderoso. Afina, você está enviando um material rico e focado especificamente voltado para ele.
Logo, toda vez que ele abre um e-mail seu ele está apenas um clique de solicitar um orçamento ou mesmo comprar de você. Este pode nem ser o foco daquela mensagem específica, mas ao se fazer presente, você facilita o processo dele procurar você, porque você está indo até ele.
Assim, uma campanha eficiente de e-mail marketing está diretamente ligada ao aumento das vendas do seu negócio.
#5 A tão sonhada fidelização
Ter clientes fiéis é o sonho de qualquer negócio, não é? Através do e-mail marketing é a forma mais eficiente de fazer isto. Sabe como? O que torna um cliente fiel é o relacionamento, o pós-venda, a sua atenção e relevância.
Assim, através do e-mail marketing é possível manter um contato frequente com esse cliente, mantendo ele informado e atualizado sobre você e também conteúdos relevantes.
Então todo e-mail marketing é eficiente?
A resposta certa é depende. Não basta apenas disparar e-mails sem uma estratégia eficiente, um banco de leads atualizado e sem analisar os resultados. É preciso conhecer o seu público, sua linguagem, que tipo de conteúdo ele quer ler e como criar um material que seja atrativo para ele.
Por isso, uma dica importante é contar com o olhar profissional de quem entende do assunto e pode orientar você. Na WebShare contamos com um pessoal qualificado e preparado para disparar campanhas poderosas para você. Entre em contato conosco.