Femvertising: A influência do público feminino no Marketing Digital

Imagem de mulher dentro da tela do smartphone, representando sua presença no marketing digital

Sumário

Femvertising significa, em linhas gerais, a presença das mulheres no marketing digital e sua influência nas campanhas. Esse conceito vem crescendo com o passar dos anos, sendo adotado por muitas empresas que conseguiram enxergar a importância de proporcionar novas experiências ao público feminino.  

 Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva sobre o consumidor brasileiro, é a prova de que as mulheres não estão sendo incluídas de maneira correta nas estratégias das organizações. O estudo apontou que cerca de 93% das mulheres do país não se sentem representadas pelas  propagandas.

Com o femvertising as mulheres ganham voz , notoriedade e , de fato, se sentem representadas em ações realizadas pelas marcas. Mas para entender melhor sobre esse conceito e como deve ser feito, continue a leitura desse conteúdo que preparamos.   

Qual o conceito e as características do Femvertising?

internas A conceito caracteristicas femvertising webshare

O termo Femvertising foi criado em 2014 pela empresa norte-americana She Media, que realiza inúmeras  iniciativas e campanhas pela igualdade de gênero.Trata-se de união das palavras em inglês “feminine” (feminino) e “advertising” (anúncio). Ou seja: são propagandas voltadas apenas para mulheres. 

Portanto, o movimento chegou para modificar conceitos de propaganda nos quais as mulheres não se identificam mais. São estereótipos femininos que eram retratados antigamente e por décadas fizeram parte da imagem das mulheres em comerciais e ações de marketing.  

A partir do femversiting , mostrando que a comunicação precisa de mudanças e há espaço para isso, muitas organizações entenderam o recado, mudaram a mentalidade e refizeram as estratégias em ações que as mulheres se sintam inseridas e, principalmente, representadas nos dias atuais. 

Até porque, um dos pontos bastante cobrados por clientes economicamente ativos, é o posicionamento das marcas sobre inúmeros assuntos e com elas estão se comunicando com os públicos. 

 Femvertising no Brasil

O Brasil, que antigamente era um dos clássicos na estereotipização da mulher em propagandas, apresenta mudanças de forma clara e significativa. 

Um bom exemplo disso são as publicidades de cerveja. A marca Skol, por exemplo, transformou  a linguagem. Atualmente as propagandas da marca são associadas a temas culturais e públicos diversos. 

Outras marcas que mudaram a forma de comunicação

Muitas marcas pelo mundo transformaram a linguagem e tiveram que rever alguns conceitos, inclusive algumas que vendem produtos dedicados ao público feminino. A beleza praticamente inigualável, representada por modelos perfeitas, é uma das imagens mais difíceis de serem quebradas. 

No entanto, há  algum tempo, marcas como Avon, Dove e Natura Always têm feito isso. Estão quebrando esse conceito, renovando a comunicação e publicidade mais aproximada da realidade das mulheres.

A Dove, por exemplo, é conhecida por enaltecer a beleza real das consumidoras. Rugas, cicatrizes, deficiências , manchas na pele e muitas outras coisas já foram mostradas em suas peças publicitárias. 

Mas como fazer marketing feminino corretamente? 

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Como em qualquer planejamento, é necessário saber quem é o público que a ação está sendo direcionada e o seu comportamento. Diante disso, uma pesquisa recente da PoderData revelou que as mulheres passam mais tempo nas redes sociais. Conforme os dados, cerca de 55% delas passam de 3 a 5 horas conectadas. 

Outra questão, é que publicidades que insistam com aquele velho estereótipo feminino podem receber inúmeros comentários negativos e até mesmo ser “cancelado”. Isso representa algo muito negativo para a marca. 

Portanto, separamos algumas dicas para fazer um marketing voltado para as mulheres de maneira correta e obter resultados positivos. 

Elimine os estereótipos 

Passe longe dos estereótipos. Como citamos anteriormente, isso é um dos pontos que afasta totalmente o público feminino, capaz de levar a rejeição de uma marca. Por isso, sempre tenha consigo o papel da mulher e sua representatividade na sociedade, além de entender que há variados tipos de comportamentos e corpos femininos. 

Não tenha a ideia de que mulheres são um nicho de mercado

Mesmo que seu produto seja direcionado para o público em geral, não desconsidere as mulheres em suas ações de marketing. Lembre-se de duas coisas:  Primeiro que elas também são fãs de esportes, cerveja, carros e outras tantas coisas assim como os homens. E segundo que elas representam mais da metade da população brasileira, segundo dados da pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Entenda as necessidades

O público feminino tem suas dores como qualquer persona. Sendo assim, mostre a elas que seu produto ou serviço compreende, quer ajudar e atende às suas necessidades. Dessa forma, as ações e as estratégias de marketing ficam mais assertivas. 

Faça campanhas inovadoras

Expandir a criatividade e sair dos padrões é tarefa essencial para realizar uma  campanha de marketing eficiente. Claro que para esse público não seria diferente. Então, tenha claramente quais os objetivos da campanha, a mensagem que será transmitida e a linguagem utilizada. Faça um brainstorming de ideias e trace o planejamento. 

Tire a ideia de que mulheres são um nicho de mercado

Mesmo que seu produto seja direcionado para o público em geral, não desconsidere as mulheres em suas ações de marketing. Lembre-se de duas coisas: primeiro que elas também são fãs de esportes, cerveja, carros e outras tantas coisas assim como os homens. E segundo que elas representam mais da metade da população brasileira. 

E aí, curtiu saber mais sobre o conceito de femvertising e sua importância para a influência feminina no marketing digital? Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, basta acessar o nosso blog e conferir tudo o que acontece no universo digital. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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