Além das pesquisas: funções do Google que você precisa conhecer agora!

Sumário

No mês em que ele completa 21 anos, preparamos alguns conteúdos muito especiais a respeito deste motor de busca sem o qual não vivemos mais. E para dar o start nesta comemoração, traremos  informações de utilidade pública: as funções do Google que todo mundo precisa e, na maioria das vezes, desconhece.

Sim, ele faz muito mais do que você ousa imaginar. E a gente chama a atenção para isso, propositalmente, no título deste artigo. Não estamos brincando com as palavras ou com o seu imaginário.

A razão de ser do Google vai muito, muuuuuito além de entregar respostas às perguntas dos usuários.

Além disso, em termos de business, todas as empresas querem estar entre os seus tops resultados. 

É, tornou-se impossível imaginar um universo no qual o buscador não exista. Ele trouxe facilidade e praticidade para todos os cantos da Terra.

Pouca gente conhece essas funções do Google

Desde seu lançamento, o Google inovou e cresceu muito. De uma empresa de garagem, fundada por Larry Page e Sergey Brin, passou a ser um grupo global com centenas de escritórios espalhados pelo mundo.

Quem lembra daquelas páginas de pesquisa construídas em 1998, com links azuis um tanto confusos? Existia pouquíssima otimização por lá, entretanto, ainda assim, já estávamos nos rendendo aos seus encantos.

Vinte e um anos depois, além da extrema rapidez na entrega de bilhões de resultados para um único termo, hoje contamos com um algoritmo perspicaz, capaz de entender a qualidade e confiabilidade dos conteúdos.

Para que tudo isso seja possível, milhares de funcionários transformam a experiência do usuário todos os dias. Nunca param de buscar a evolução da tecnologia.

Depois desta introdução, chegamos no ponto que queríamos. A primeira das funções do Google é justamente tornar robôs passíveis de raciocínio lógico.

Bem, talvez estejamos exagerando um pouco. Mas é para esse rumo que a história está levando a humanidade. Vamos entender melhor tudo isso?

A inteligência artificial está presente em nosso cotidiano

Não é ficção científica. É vida real e, em diversos casos, praticamente imperceptível. Mas apostamos que a partir de hoje você passará a prestar atenção aos detalhes.

O Google já explicou que seus engenheiros realizam um verdadeiro treinamento do software, para inúmeras situações padrão que podem ocorrer.

Todavia, isso não quer dizer que eles jogam os dados para os robôs e deixam que eles façam o trabalho sozinhos. Isso só vai acontecer, após haver a certeza de que as máquinas podem realizar interpretações por conta própria.

É por esta razão que, por exemplo, ao digitar “flor”, “vaca” ou “bolo de cenoura” em seu Google Fotos os resultados serão imagens suas com estas exatas ocorrências. E você nem precisa utilizar tags para isso acontecer. Maluquice? Não! É a evolução.

O algoritmo consegue ler o que cada imagem contém, sem a necessidade de legendas ou atributos alt.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TAMBÉM CONSEGUE:

TRAÇAR CAMINHOS NOS MAPAS, ORGANIZAR ROTEIROS DE VIAGENS E ENCONTRAR ESTACIONAMENTOS ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA;

HUMANIZAR AS ASSISTENTES VIRTUAIS – DE GRANDES LOJAS E MARCAS -, PROPORCIONANDO UMA INTERAÇÃO PRATICAMENTE REAL ENTRE O ROBÔ E O USUÁRIO;

PREPARAR RESPOSTAS CURTAS E CONTEXTUALIZADAS, DE ACORDO COM OS E-MAILS QUE VOCÊ RECEBEU, ECONOMIZANDO O SEU TEMPO;

LEGENDAR AUTOMATICAMENTE, PARA O PORTUGUÊS, OS VÍDEOS ESTRANGEIROS QUE VOCÊ QUISER ASSISTIR NO YOUTUBE;

IMPEDIR O DOWNLOAD DE ARQUIVOS INFECTADOS COM VÍRUS E MALWARES PARA OS SEUS DISPOSITIVOS;

TRADUZIR TEXTOS EM OUTROS IDIOMAS COM SUA CÂMERA: BASTA CONECTÁ-LA AO GOOGLE TRADUTOR E APONTAR PARA O CONTEÚDO QUE VOCÊ DESEJA COMPREENDER.

Funções do Google para…

Você já ouviu falar delas, mas nunca testou? Apostamos que você conhece pelo menos uma das funções do Google das quais trataremos a seguir.

PROCURAR EMPREGO

Estamos falando do Google Jobs (Google Careers).

Na verdade, essa ferramenta surgiu para tornar a busca por recolocação no mercado de trabalho mais fácil. Ela reúne resultados de vagas de emprego publicadas em alguns dos sites mais importantes do segmento.

A inteligência artificial do Google Jobs é tão suprema, que os robozinhos lá presentes conseguem entender as diversas formas existentes de descrever uma mesma função, filtrando-as e direcionando-as assertivamente aos usuários.

É um trabalho de garimpagem muito, muito rápido mesmo. Já pensou na quantidade de horas que isso lhe poupará? Um adeus definitivo às infinitas pesquisas.

Como funciona?

Basta digitar na barra de pesquisa do Google por emprego + área de atuação/cargo procurado, e deixar as engrenagens trabalharem.

Mas, e se eu não encontrar o job dos meus sonhos?

Muita calma nessa hora!

O Google entende que você quer qualidade e que o seu nível de exigência é alto. Por este motivo, ele lhe dá a opção de criar alertas. Desta forma, assim que as empresas disponibilizarem aquela vaga imperdível, você ficará sabendo.

Outro recurso extremamente útil da ferramenta, é a possibilidade de filtrar por proximidade. Uma ótima sacada da Gigante, o que provavelmente a fez aumentar sua quantidade de fãs. Para quem mora em cidades onde o trânsito é caótico e o deslocamento para longe se torna uma tarefa bem complicada, por exemplo, esse mecanismo é uma verdadeira “mão na roda”.

E o requisito “experiência”?

Aqueles que buscam pelo primeiro emprego podem consegui-lo mais facilmente.

O Google Jobs possibilita ao usuário separar as oportunidades que não exigem experiências, agilizando os processos e aumentando as chances de agendar uma entrevista.

ENCONTRAR RAPIDAMENTE PRODUTOS E SERVIÇOS DE INTERESSE

“PERTO DE MIM”.

Um dos termos-chave mais pesquisados pelos usuários do Google é exatamente esse, segundo a própria Multinacional.

Funciona para comércio, prestação de serviços, vagas de emprego, entre outras coisas.

E o que isso quer dizer!?
BUSINESS! Sim, é uma revolução para todos os tipos de negócios. O Marketing de Proximidade tem se apropriado das estratégias, em qualquer setor. Mas esse é um assunto para aprofundarmos em outro artigo.

Vamos falar agora, de uma forma bem direcionada sobre SEO Local?

Você está na rua e lembrou-se que precisa para ontem marcar um horário com um dentista ou fazer uma cópia da chave de casa. Não há como adiar tais tarefas.

A geolocalização é a sua aliada. Ela vai simplesmente lhe indicar, com propriedade diga-se de passagem, os melhores estabelecimentos que estão perto da sua localização. INCRÍVEL, né!?

E o que o SEO tem a ver com isso!? TUDO! Lembre-se que o Google traz para o ranqueamento orgânico aquilo que tem autoridade. Ou seja, conteúdo otimizado e que entrega valor aos usuários.

A pesquisa por voz é uma tendência no comportamento dos usuários online. Claro que ela está entre as funções do Google.

E como o motor de busca ama otimização, quem vem se descabelando para entrar neste ritmo é o SEO. Quem dá o tom é a regionalização.

Pasme, a pesquisa por voz está intimamente ligada com o tópico que abordamos acima.

A proximidade tem sido o principal fator de escolha de consumo: primeiro o usuário procura quem atenda as suas necessidades perto de sua localização, e depois escolhe a opção que mais se adequa ao seu gosto.

Isso vem acontecendo porque as pessoas já entenderam o “pulo do gato”.

O Google entrega sugestões que baseiam-se no contexto de vida – econômico, social e cultural – que só a regionalização pode esclarecer. Ou seja, oferece o que o usuário precisa no lugar e hora certos.

Isso pouquíssima gente sabe. MESMO!

O Google possibilita a busca de uma imagem utilizando o quê? OUTRA IMAGEM!

Nesta pesquisa você será capaz de encontrar imagens semelhantes ou iguaizinhas às suas e, ainda, outros tamanhos para elas.

Parece impossível, não é mesmo!? Mas não para o poderoso Google!
De que forma faço isso?

Selecione a aba imagens do motor de busca;
Clique no ícone de câmera que consta entre as opções da barra de pesquisa;
Cole a URL da imagem ou selecione do seu computador;
Em poucos segundos uma série de resultados aparecerá.

PENSE COM O GOOGLE!

O Think With Google é uma ferramenta do mecanismo de busca muito, muito útil de verdade para o mundo dos negócios.

Com ela é possível conhecer tendências de consumo, encontrar dados relativos às buscas dos usuários, aprender mais sobre o universo online  e obter insights para fazer inbound marketing e marketing de conteúdo.

Google Trends
Proporciona a análise de tendências de comportamento de consumo e “espiona” a concorrência. Além disso, entrega os assuntos que estão em alta no momento, o que torna o trabalho dos produtores de conteúdo muito mais eficiente.

Test My Site
Permite verificar a otimização de um site, inclusive trazendo dados sobre responsividade.

Google Forms
Disponibiliza formulários para pesquisa online. Deste jeito, os negócios conseguem compilar informações em pequenas ou grandes quantidades de forma fácil e ágil.

Funções do Google que podem lhe “salvar”

Quem nunca se pegou em um aperto ao não saber o valor atual de uma determinada moeda estrangeira ou precisando entender o significado de uma palavra?

O Google é o “salvador da pátria” em diversos casos semelhantes a estes. Caso você não saiba, existem maneiras de tornar alguns caminhos bem curtos para obter respostas sem perda de tempo.

Conheça ferramentas básicas, porém necessárias, que o Google disponibiliza para agilizar o seu acesso. Veja a lista que preparamos:

CONVERSOR DE MEDIDAS E MOEDAS

Não é aplicativo e nenhum download é necessário

Para muita gente, é bem difícil entender as correspondências de unidades de medidas e, mais ainda, calcular o câmbio.

Pensando em tornar a vida dos seus usuários mais fácil, o Google embutiu estes conversores entre as suas funções.

No primeiro caso, basta pesquisar por “conversor de medidas” e fazer a escolha através do menu. Entre muitas outras, o buscador dispõe de conversão para ângulo, área, velocidade, pressão, temperatura, massa e, até mesmo, consumo de combustível.

medida

Já para o segundo, a fórmula é bem simples. É só digitar o valor da moeda que você deseja converter, seguida do nome da moeda a ser convertida. Além do resultado, você visualizará um gráfico com as oscilações da moeda no período.

conversao de moeda

CALCULADORA DO GOOGLE

Uma calculadora científica online e totalmente gratuita.

Já passou o tempo em que o pessoal das exatas precisava gastar rios de dinheiro nestes objetos.

O nosso motor de busca preferido também disponibiliza uma calculadora para solucionar, inclusive, problemas matemáticos avançados.

O caminho não é muito diferente do que você viu até aqui. Pesquise pelo termo e a ferramenta aparecerá no topo.

calculadora

PREVISÃO DO TEMPO

Você nem precisa digitar o local. Basta escrever “previsão do tempo” na área de pesquisa e o resultado aparece em seguida.

O melhor de tudo é que ele mostra a estimativa da meteorologia para os exatos local (cidade e bairro) e horário onde você se encontra. Rapidamente, é possível checar informações sobre temperatura, percentual de umidade relativa do ar, probabilidade de chuva e velocidade do vento.

E não é só isso. O Google também mostra as perspectivas para os próximos dias.

Para quem depende das condições do tempo para planejar um evento ou viagem, todas essas informações estão a poucos cliques de distância.

previsao do tempo

DEFINIÇÕES, SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

Bons produtores de conteúdo sempre precisam estar munidos com estas importantes armas. Às vezes faltam palavras, ou desconhecemos seus significados. É, não dá para saber tudo não!

Então o Google, nosso parceiro de todas as horas, dá uma forcinha e diminui a nossa jornada em busca do encaixe perfeito para os nossos preciosos parágrafos. Esse artigo mesmo, está sendo redigido com o dicionário aberto na aba ao lado.

E o bom e velho livrinho impresso!?
Está juntando um pouco de poeira lá na prateleira.

Na prática:
Digite sinônimo + a palavra em questão e voilá, você terá uma série de balõezinhos com palavras semelhantes e opostas.

sinonimos

ou ainda
Se você digitar a palavra Dicionário, o Google abrirá a seguinte caixinha:

dicionario

METRÔNOMO

Agora, uma utilidade para os músicos.

Esta função do Google é fantástica para marcar o tempo de batidas de uma melodia.

metronomo

Google Assistente: para que o app serve?

Além de útil, o aplicativo é divertido.

Desde 2017, o assistente virtual do Google está na vida dos brasileiros.

Ele é pura Inteligência Artificial e faz tarefas cotidianas como mandar mensagens, direcionar ligações ou tocar a sua música favorita sem que você precise acessar todas estas aplicações no smartphone.

Mas ele faz muito mais do que os três exemplos acima.

Fale com ele, e peça para executar tarefas da rotina com o seu dispositivo. Ele ajuda a economizar um tempo que deve ser valioso para você.

E de quebra, caso você esteja triste ou estressado, o Google Assistente conta piadas para lhe deixar mais animado.

Saúde: entre as funções do Google, está a entrega de informações validadas por médicos

Em março de 2016, o Google fez uma parceria com o Hospital Albert Einstein.

A Gigante percebeu que os usuários estavam procurando por informações sobre saúde, e nem sempre os resultados eram adequados. Afinal, a gente sabe que não pode brincar com ela.

Para atender todas as dúvidas, o Hospital revisa os quadros com informações sobre saúde que estão nas primeiras respostas do motor de busca.

Todos ganham. Os usuários, por terem respostas assertivas; o Hospital, por poder contribuir com a sociedade e gerar mais audiência para seus negócios; e o Google, que torna-se ainda mais respeitável e confiável.

Mas vamos com calma!
Apesar de haver o aval dos médicos para muitas das informações sobre doenças disponíveis no Google, não deixe de procurá-los pessoalmente.

De forma nenhuma o Google dissemina que os usuários não devem consultar especialistas.

Coisas que você não precisa tanto assim, mas vale saber que existem

Assim como as funções do Google trazem muitas vantagens, tornando o dia a dia dos usuários mais descomplicado, tem também algumas inutilidades que todos adoram.

JOGOS

Dos clássicos “Paciência”, “Jogo da Cobrinha” e “Pacman”, até o “Fidget Spinner’ que fez a cabeça da criançada nos últimos tempos. Dá também para tentar a sorte através do “cara ou coroa”.

Existem diversas brincadeiras disponibilizadas pelo próprio motor de busca (um tanto escondidas), sem que seja necessário navegar entre as numerosas opções de um site.

Offline, o Google não quer ver seus usuários entediados enquanto a rede da internet de casa ou do trabalho não estiver funcionando. Por isso, ele deixa à disposição um joguinho que envolve um dinossauro que precisa atravessar barreiras. E qual é o joystick? A Barra de Espaço do seu computador

pacman jogos

EASTER EGGS

Parece, mas não é! A tradução disso é “ovo de páscoa”, a gente sabe, mas o Google entrou na onda da informática e, volta e meia, lança uns segredinhos bem-humorados. Demora um pouco, mas alguns usuários mais atentos e curiosos conseguem descobrir essas tramóias.

Nos últimos tempos teve o Thanos (personagem da Marvel), o Sonic e o Super Mario Bros (clássicos do videogame), Google Gravity, Do a Barrel Roll entre muitos outros. Testa aí, e veja só o que acontece ao digitar esses termos.

thanos easter eggs

EXERCÍCIO PARA A RESPIRAÇÃO

Você está ansioso?

Dá uma paradinha no que está fazendo e digite a palavra-chave “exercício de respiração” no Google.

O quadro azul que você vê nos resultados lhe ajudará a respirar e acalmar os nervos.

exercicio de respiracao

Agora que você viu as funções do Google mais populares, venha nos conhecer!

Deu para ver que a WebShare adora o Google de verdade, né!? Não é à toa que somos especialistas.

A gente gosta tanto, que queremos ver o seu negócio entre os top resultados do motor de busca mais completo e potente do mundo.

Que tal marcarmos uma conversa bem instrutiva e cheia de estratégias? Entre em contato com o nosso time neste instante, e comece a levar a sua marca para um patamar mais alto.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?