O que é responsividade?

Sumário

Se você tem dúvidas sobre o que é responsividade, não se preocupe. Essa edição do glossário Webshare vai te ajudar a entender o significado do termo e os benefícios que essa função traz para as empresas. 

Você deve lembrar, com certeza, que até pouco tempo atrás, praticamente todos os sites, inclusive de grandes empresas, tinham versões para desktop e smartphones. Quando alguma página não tinha alternativa para mobile, o acesso a ela ficava muito comprometido em qualquer dispositivo móvel. 

Isso ficou no passado e esse problema não existe mais. Atualmente, não é necessário desenvolver duas versões do mesmo site. Isso porque, a mesma página pode muito bem se adaptar a qualquer dimensão de tela e resolução. E é justamente isso que significa responsividade: a capacidade que um site possui de se adaptar e ser funcional, independentemente do dispositivo que está sendo utilizado para acessar a página. 

Site responsivo: o que é?

Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar às dimensões de qualquer dispositivo, sem prejudicar a usabilidade e experiência do usuário. O layout de um site responsivo não muda, o que altera é o tamanho e como os elementos são distribuídos. 

Entretanto, muitas vezes um site feito exclusivamente para mobile, que pode ser ou não com o mesmo layout da página original, é confundido com aqueles que são responsivos. 

As páginas responsivas são aquelas que o usuário não precisa ficar ajustando o tamanho da tela, dando zoom para encontrar a informação desejada ou conseguir visualizar algum item. Essas ações podem estragar a experiência de quem está acessando o site. 

Por que é importante ter um site responsivo?

Hoje em dia, o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para acessar a internet é grande. Há pesquisas indicando que, atualmente, a quantidade de acessos por smartphones é maior em comparação com os realizados em computadores desktop.

 Portanto, é fundamental que os sites tenham a função de responsividade, pois como dissemos anteriormente, assim a página se torna funcional em qualquer plataforma. Inclusive, sites responsivos têm melhor performance no ranqueamento do Google

Outras vantagens de ter uma página com responsividade são: 

Custo-benefício 

Vamos partir do princípio que uma página não responsiva prejudica a experiência do usuário. Portanto, criar apenas um site ao invés de dois, que se adapte a todas as plataformas possíveis, gera bom custo-benefício. Além disso, é mais moderno e a credibilidade da empresa não fica afetada. 

Maior flexibilidade 

É mais fácil e ágil fazer alterações necessárias de qualquer elemento em uma página responsiva. Isso porque as mudanças serão em apenas um site e não em duas versões distintas. 

Melhoria na interação com os usuários 

Esse tipo de site consegue atrair mais usuários e torna-se mais popular. Tem mais acessos e melhor performance do que os demais que não possuem a função de responsividade. 

Ajuda em técnicas de SEO

Isso mesmo. As técnicas SEO, de forma simples, são utilizadas para posicionar o site acima dos outros e conseguir mais acessos pelas buscas de palavras-chave. O Google dá preferência para sites responsivos, então esse é mais um requisito para melhorar a posição no ranqueamento

Curtiu saber sobre a responsividade e a importância dessa função para alavancar os negócios? Acesse nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que acontece dentro do universo do marketing digital.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?