As 5 melhores métricas do Google Ads: como monitorar anúncios?

Sumário

Uma das grandes vantagens de criar anúncios no Google Ads é o seu poder de monitoramento e geração de dados essenciais para análise. Porém, de nada adianta toda essa informação rica e poderosa se você não souber o que realmente olhar e o que elas significam.

Pensando nisso, separamos 5 métricas essenciais do Google Ads para explicar para você. Assim, conseguimos ajudá-lo a descobrir se suas campanhas estão realmente obtendo sucesso ou se precisam melhorar e como.

E aí, vamos lá?

CTR

A taxa de cliques, representada pela sigla CTR, resulta da divisão do número de cliques pelo número de vezes que eles foram exibidos, as impressões. Com esse dado, muito importante para a sua campanha, é possível entender o seu desempenho e também os dos seus concorrentes.

A ideia é bem simples: quanto mais seu CTR cresce, mais você está na frente. Caso ele diminua, é porque seus concorrentes estão passando na sua frente. Além disso, quanto maior ele estiver, menor será o seu CPC e maior o volume de tráfego.

Ou seja, é um ótimo dado para você avaliar sempre que for otimizar suas campanhas.

CPC

O custo por clique (CPC) é a métrica que mostra qual o valor de conversão de cada usuário quando ele clica no seu anúncio. Quanto menor for seu CPC, maior será o seu ROI, afinal você estará gastando pouco para converter.

Além de ajudar a controlar o seu orçamento, o CPC indica a qualidade do seu anúncio. Isto é: quanto mais alto ele estiver, menos relevante a campanha é. Serve para sua página de destino e para a relevância das palavras-chaves. CPC alto é indício de problemas. Analise.

Impressões

As impressões são o resultado da divisão do número de vezes que os anúncios aparecem pela busca quantidade de busca das palavras-chaves definidas por você. Vale ressaltar que nem sempre seus anúncios irão aparecer. Tudo depende do leilão estabelecido a cada pesquisa no buscador.

A partir dessa métrica é possível entender se seus anúncios são relevantes, se as palavras-chaves selecionadas são as melhores, se o orçamento está adequado e como está o desempenho dos concorrentes.

Fique atento: uma taxa de impressões pequena indica algo errado. Revise e otimize.

Screen Shot 2019 04 05 at 15.02.02 1030x555 1

Índice de qualidade

Esta é uma das métricas mais importantes. Aqui entra o seu CTR, CPC, relevância das palavras-chave e das páginas de destino. Ou seja, o índice de qualidade é uma média desses dados e chega para você como uma nota atribuída pelo Google.

Quanto maior esse índice, maior o seu volume de tráfego, o CTR e menor o CPC.

Taxa de conversãoTaxa de conversão

Por fim, é claro que não poderia ficar de fora a taxa de conversão. Esse dado mostra o que aconteceu depois que a pessoa clicou no seu anúncio.

Ah, vale ressaltar: muitos acham que conversão significa venda. Mas não é bem assim. Conversão é tudo aquilo que você define como tal. Logo, pode ser a captura de um e-mail, responder uma pesquisa…qualquer coisa que seja o objetivo da sua campanha.

Essa taxa indica o resultado oficial. Ou seja, mostra se realmente os anúncios estão cumprindo seu papel e trazendo o retorno desejado.

COMO OTIMIZAR CAMPANHAS DE GOOGLE ADS?

Pronto, agora você está por dentro das 5 principais métricas do Google Ads e pode analisar mais claramente os resultados fornecidos pela ferramenta. A grande riqueza da plataforma é possuir os dados em tempo real e poder fazer os ajustes necessários para que o ROI seja o melhor possível.

Ficou em dúvida de como fazer isso? Consulte nosso time de especialistas e usufrua de um suporte profissional e altamente qualificado para potencializar seus resultados e disparar seu ROI.

Aqui, na WebShare, você tem o suporte de uma equipe altamente preparada para pensar as soluções certas para o seu site. Entre em contato para saber mais.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?