TikTok e anti-bullying: Conheça as atualizações que combatem o cyberbullying

Sumário

Ouviu falar sobre a relação entre TikTok e anti-bullying? Acreditamos que conhecer as novas ações de combate a crimes cibernéticos, como as do TikTok, se tornou fundamental para acabar com a proliferação de más condutas em ambientes digitais pertencentes a pessoas e empresas.

Mas antes de apresentarmos quais são essas atualizações, é importante primeiro entender o que significa a palavra Bullying.

O que é Bullying? Onde ele acontece?

Por muito tempo, atos violentos, intencionais e repetidos, que geram danos físicos e/ou psicológicos em pessoas que não sabem como se defender, não tinha uma definição conceitual.

Só na década passada que esse tipo de agressão começou a ser identificado em diferentes ambientes sociais, desde locais físicos como escolas, ruas e trabalho a espaços virtuais, como sites e redes sociais. E por isso, se tornou conteúdo de estudos e investigações,  até ser nomeado como bullying.

Do inglês, “bully” pode ser traduzida para o português como “tirano ou valentão”. Ou seja, aquele que comete Bullying, nada mais é do que alguém que bate, zomba ou ridiculariza um ser indefeso.

No mundo virtual, esse crime é conhecido como Cyberbullying. E no Código Penal brasileiro, o cyberbullying se enquadra como injúria, difamação e/ou lesão corporal.

Para combater o cyberbullying em sites, blogs e redes sociais, a tecnologia tem investido cada vez mais em novas ferramentas de identificação, denúncia e punição. Estratégicas como estas foram criadas pelo TikTok, em suas últimas atualizações.

Você já conhece o TikTok? Por que falar dessa rede social?

O TikTok é um ambiente de valorização de tempo e criatividade!

Em formato de aplicativo, a rede social permite criar e compartilhar vídeos curtos personalizados. Além de assistir às criações feitas pelos outros bilhões de usuários.

Por isso, o TikTok é uma rede que segue em aumento constante de perfis e se torna tendência no mundo virtual.

Começando com a galera jovem e atingindo hoje todas as idades, o TikTok está disponível em 75 idiomas, oferecendo espaço de gravação de vídeos, dublagem de falas e músicas e montagem de cenas com diversos efeitos visuais e sonoros.

O crescimento da rede social atraiu o setor empresarial através de espaços para anúncios diferenciados e novas formas de engajamento das marcas. E foi assim que em 2020, a Bytedance, proprietária do TikTok, através da criação do Tiktok for Business, apresentou as primeiras soluções para empresas no Brasil.

Essa plataforma auxilia anunciantes e agências na produção e no gerenciamento de publicidades no aplicativo.

A presença evolutiva do TikTok em nosso país começou a proporcionar relações saudáveis, enquanto rede de entretenimento, com linguagem acessível e conteúdo breve e criativo, mas também, inconformidades ligadas a crimes cibernéticos, um deles é o cyberbullying.

TIKTOK, CYBERBULLYING E PERIGOS EMPRESARIAIS

Os mesmos fatores que fazem do TikTok, e de outras redes sociais, um espaço virtual vantajoso para marcas se inserirem de maneira estratégica, trazem aberturas para atos irresponsáveis e ilegais: criação de conteúdo e permissão de comentários.

Redes de grande visibilidade como Instagram e Twitter demoraram anos para implementar políticas de filtragem de conteúdo e de aviso sobre comentários inapropriados e temeram criar saídas de proteção que cercearam a liberdade dos usuários.

Por isso, se tornou interessante conhecer como o TikTok conseguiu se atualizar de maneira rápida no combate ao cyberbullying.

TIKTOK E ANTI-BULLYING

Sobre assédio e Bullying, a rede TikTok deixa claro em sua plataforma: ”

“Acreditamos em uma comunidade inclusiva e na expressão individualizada sem medo de abusos. Não toleramos que membros da nossa comunidade sofram constrangimento, bullying ou assédio. Conteúdos ou comportamentos abusivos podem causar angústia psicológica grave e serão removidos da nossa plataforma”.

E para cumprir com essa posição de proteção aos TikTokers legais, atualizações em recursos anti-bullying foram criados. Vamos conhecer algumas das vantagens e desvantagens dessa novidade.

Vantagens das atualizações

Para evitar que alguém utilize o TikTok de forma negativa, violando as Diretrizes da rede social, já existiam algumas ferramentas para identificação e punição.

Entre elas, estão os locais de acesso para denunciar ou bloquear um usuário e os recursos adicionais, que contam com parceria de organizações, para ensino sobre tecnologia conectada à segurança, privacidade e proteção.

“Nós queremos que os nossos usuários tenham a melhor experiência on-line, o que significa ser capaz de criar e se divertir, enquanto se sentem seguros e confortáveis” (TIKTOK, 2019).

As novidades lançadas em março de 2021 sobre anti-bullying, então, precisaram se concentrar em três novos pontos:

Filtros de conteúdo para donos de perfis;

alertas sobre comentários possivelmente maldosos

e parceria com Organização que pesquisa sobre cyberbullying.

Na ferramenta “Filtrar Todos os Comentários”, comentários que façam apologia ao bullying e assédio na plataforma podem ser filtrados.

No caso dos comentários possivelmente maldosos, os usuários recebem um alerta de atenção sobre um comentário escrito com teor impróprio e ainda em fase de publicação.

E por fim, o lançamento da parceria com a Cyberbullying Research Center, Organização que pesquisa e fornece informações sobre causas e consequências do cyberbullying.

Na ferramenta “Filtrar Todos os Comentários”, comentários que façam apologia ao bullying e assédio na plataforma podem ser filtrados.

No caso dos comentários possivelmente maldosos, os usuários recebem um alerta de atenção sobre um comentário escrito com teor impróprio e ainda em fase de publicação.

E por fim, o lançamento da parceria com a Cyberbullying Research Center, Organização que pesquisa e fornece informações sobre causas e consequências do cyberbullying.

Desvantagens das atualizações

As atualizações sobre o TikTok e anti-bullying oferecem maior proteção explicitamente contra casos de bullying na internet. Mas, em contrapartida, permite que tiktokeres mal intencionados bloqueiem propositalmente seus comentários para evitar serem confrontados e punidos.

Além de proporcionar aos criadores de conteúdo com baixa reputação um poder de camuflar trabalhos ruins realizados ou não confiáveis. Logo, empresas contratantes podem acabar se tornando alvos da falsa imagem dos profissionais.

E, por outro lado, empresas podem escolher divulgar apenas os comentários positivos sobre um produto ou serviço e esconder as reclamações, transmitindo um juízo de valor desonesto sobre a sua marca.

Essas três desvantagens citadas foram as identificadas até o momento e que apontam para um futuro com novas atualizações sobre entretenimento seguro no TikTok.

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