Busca orgânica global: Como alcançar o público internacional

Sumário

Quando falamos em busca orgânica global, estamos nos referindo ao conjunto de estratégias que fazem com que o seu conteúdo na internet ranqueie bem no Google.

Quem nunca sonhou em colocar seu site nas primeiras posições da busca orgânica global, que atire o primeiro SEO.

Essa é uma das maiores ambições de qualquer empreendedor, alcançar um público internacional e expandir a presença da sua empresa na web.

Entretanto, todo esse trabalho só fará sentido se os novos usuários desses países encontrarem seus produtos, conteúdos e informações nos mecanismos de busca da internet. Para isso é preciso trabalhar o SEO Internacional.

Imagine que a sua empresa já esteja obtendo ótimos resultados com o Marketing de Conteúdo. Seu site possui bom alcance, um crescimento linear de visualizações e é ranqueado em várias palavras-chave.

E, mais do que isso: é acessado fora de seu país. Pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, quais as reais chances que ele possui nessa empreitada digital? Neste post, explicaremos sobre quais as vantagens de competir internacionalmente. E, mais do que isto: como se estabelecer na busca orgânica global.

O que é a busca orgânica global?

Quando falamos em busca orgânica global, estamos nos referindo ao conjunto de estratégias que fazem com que o seu conteúdo na internet ranqueie bem no Google.

Ou seja, SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) na veia.

Inicialmente, a otimização é pensada de maneira local. Conseguir topo de tráfego na sua cidade e estado. A expansão para o país é consequência desta boa ação.

Isso porque, o site ainda é nacional. Um blog corporativo do estado do Rio Grande do Sul pode ranquear bem na Bahia ou no Acre. Porque, antes de tudo, é um site brasileiro. A geolocalização dele é o Brasil.

Entretanto, no momento que passamos a investir em busca orgânica global, (SEO internacional), tudo se torna mais complexo.

CONCEITO DE SEO INTERNACIONAL

Se refere a todas as estratégias e atitudes voltadas para tornar o site internacional. Assim, é feita a otimização de um site ou blog, para que os motores de busca consigam identificar quais países você deseja alcançar , bem como os idiomas você deve usar no seu negócio.

O que a minha empresa ganha com a busca orgânica global?

Sua empresa consegue se adequar aos mecanismos de busca e consequentemente ser notado pelos países que almeja através da internet.

Melhores práticas para que o seu negócio seja encontrado na busca orgânica global

Quais são os componentes que você deve considerar para obter êxito em um processo de SEO internacional? É importante entender o que é necessário para planejar seus recursos e ações de modo eficiente dentro do tempo e do âmbito exigidos.

PARA TER SUCESSO NO SEO INTERNACIONAL, VOCÊ PRECISA:

  • Escolher a estrutura certa do site e planejar o sistema de gestão de conteúdo;
  • Fazer a pesquisa de palavras-chave relevantes em um novo idioma, para segmentar palavras-chave com alto volume de pesquisa e baixa concorrência orgânica;
  • Criar uma versão traduzida do seu site que inclua, pelo menos, algumas páginas do seu blog (se você tiver um), ou outro conteúdo que as pessoas compartilham voluntariamente;
  • Promover seu site por meio de uma campanha multilíngue de linkbuilding.

AVALIE O POTENCIAL

Antes de começar a traduzir seu conteúdo, é preciso dar uma conferida no potencial deste novo mercado. Para isso, faça uma pesquisa pelas palavras-chave mais relevantes e confira o volume de buscas. Lembre-se que isso pode variar de país para país, mesmo dentro de um mesmo idioma. Por exemplo: as palavras-chave utilizadas por determinado nicho no Brasil podem ser diferentes das utilizadas em Portugal.

Além disso, na hora de avaliar o potencial, faça uma análise da concorrência. Ferramentas como o SEMRush são de grande ajuda na hora de fazer uma busca internacional de palavras-chave e analisar a concorrência.

ELABORE E TRADUZA O CONTEÚDO

É preciso entender os hábitos e necessidades do seu público, para ter sucesso na busca orgânica global. A forma como o público se expressa pode variar entre diferentes nativos de uma mesma língua.

As palavras-chave podem variar de idioma para idioma e também de país para país. E isso precisa ser levado em consideração na hora de traduzir.

Como assim? Calma, nós explicamos!

É que traduzir um texto para o inglês é uma coisa. Traduzir para o inglês do Canadá, para o inglês da Austrália e assim por diante, é algo bem diferente. Dessa forma, é importante cuidar para que a tradução leve isso em consideração. Assim, você terá uma tradução de qualidade.

UTILIZE HREFLANG

O hreflang permite que você mostre aos mecanismos de pesquisa qual é a relação entre páginas da web em idiomas alternativos. Ou seja, é muito útil quando você cria conteúdo específico para um público local.

A Tag Hreflang adiciona um sinal aos mecanismos de busca, no momento em que um usuário está fazendo uma consulta em determinado idioma e espera encontrar um resultado nessa língua, em vez de uma página com conteúdo semelhante em outro idioma.

Isso pode diminuir sua taxa de rejeição e aumentar suas conversões, garantindo que seu público-alvo chegue à versão da sua página mais apropriada para ele.

ESTRUTURE SEU SITE

Na parte de programação da estrutura do site, é importante escolher a melhor ordem de acordo com seus objetivos e necessidades.

CcTLD: é a estrutura mais comum. No entanto, quando falamos em busca orgânica global, essa estrutura pode ser dispendiosa. Ela envolve obter um novo domínio para seu site (por exemplo: site.com.it).

Subdiretório: aqui você cria um subdiretório dentro do seu domínio raiz. A vantagem é que o subdiretório já herda a popularidade do seu site (por exemplo: site.com/it).

Subdomínio: é uma opção bastante viável para adicionar mais um nível de conteúdo em seu site (por exemplo: it.site.com).

MONITORE OS RESULTADOS

Assim como todas as estratégias de marketing precisam ter os resultados monitorados, o mesmo vale para quem faz SEO internacional.

Os termos utilizados pelos nativos do seu novo país-alvo podem mudar drasticamente, dependendo de acontecimentos locais ou globais. Quando isso acontece, suas métricas são impactadas para melhor ou pior.

Portanto, é importante analisar os resultados e sempre procurar ajustar o conteúdo de acordo com as necessidades das pessoas. Assim que perceber que os nativos de um país-alvo mudaram a forma de fazer as pesquisas, utilizando novas palavras-chave, adapte seu conteúdo o mais rápido possível.

Concluindo as estratégias para obter sucesso na busca orgânica global

Hoje vimos que SEO internacional vai muito além do que simplesmente traduzir um site. Existe todo um processo de pesquisa, estruturação e adaptação para deixar o site adaptado para novos públicos de diferentes países e idiomas.

E assim como o SEO local, na otimização internacional é preciso monitoramento e otimização constantes. E, embora seja um trabalho árduo, o esforço vale a pena. Portanto, se seu público também se encontra em outros países e/ou fala outros idiomas, investir na busca orgânica global vai trazer diversos retornos positivos para o seu negócio.

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