Clubhouse x Reddit Talk: O sucesso das salas de áudio está atraindo grandes concorrentes

Sumário

Construir algo que alcance grandes resultados ao ponto de se transformar em um modelo de sucesso para outras empresas seguirem e crescerem em seus negócios é o caminho dos visionários. Mas crescer tanto traz desde admiração a novas possibilidades para a concorrência. É o que o Clubhouse está experimentando.

Os primeiros a se inspirarem no Clubhouse foram o Twitter, ao criar um recursos similar chamado de Spaces e o Facebook, ao construir um serviço com esse molde e intitulado de Hotline.

O LinkedIn também tem trabalhado com um similar e o Telegram vem ensaiando um modelo. E para completar as surpresas atuais o Reddit, uma rede social que já conhecia bem o Clubhouse, agora também se organiza para ter suas próprias salas de bate-papo.

Com a notícia dessa repercussão tão positiva e influenciadora no mundo digital, se faz importante entender melhor o que é o Clubhouse e como o Reddit se tornou seu mais novo concorrente.

Clubhouse o que é?

Em tempos de pandemia da Covid-19, maior presença nas redes sociais e aumento das conversas através de chamadas audiovisuais, o Clubhouse saiu na frente quanto aos aplicativos de chamadas de voz ao vivo e se tornou uma “galinha dos ovos de ouro”.

Mas seus concorrentes, que logo enxergaram seu rápido crescimento, não se contentam mais com a possibilidade de receber o “ouro”. Querem alcançar suas próprias produtoras de maiores fluxos.

Para entender melhor, é importante saber que o Clubhouse é uma espécie de lugar virtual criado para ofertar conversas de áudio, considerado bastante básico e disponível apenas para iPhone (iOS). Ele é tão exclusivo que atualmente para ter uma conta, você precisa receber um convite de um contato que já usa a rede social.

Sendo assim, o aplicativo permite apenas a troca de diálogos orais em salas online, sem recursos para envio de arquivos como fotos, vídeos ou texto. Mas apesar dessas restrições, o Clubhouse alcançou grande popularidade, até por parte de pessoas famosas de todo o mundo. No Brasil, influenciadores digitais e youtubers estão ingressando cada vez mais na plataforma.

Por isso, outras redes sociais reconheceram o sucesso que o Clubhouse conquistou e agora, estão recorrendo à independência e atualização do conceito

Clubhouse como funciona?

No Clubhouse, você pode encontrar salas de conversa em andamento no momento do acesso e conferir as que estão marcadas para acontecer.

Se decidir participar de alguma delas, você seleciona o chat e envia uma solicitação para entrar como ouvinte.

Caso queira enviar áudios e interagir com o bate-papo que esteja acontecendo, é necessário recorrer a autorização do moderador. Isso acontece quando você toca sobre o ícone em formato de uma mão que está no menu inferior do aplicativo.

O limite máximo de participantes numa sala virtual é de 5 mil usuários. E os espaços de chat somem da plataforma quando os moderadores finalizam os encontros.

Se quiser ser moderador, você também pode começar ou agendar uma nova sala no Clubhouse. Há uma opção nomeada “Criar sala” no aplicativo. E logo depois, indicar os membros que participarão.

daytrader using smartphone reddit hype FYC78ZF 1

Clubhouse x Reddit Talk

Vítima do próprio sucesso, o Clubhouse agora tem concorrentes que não param de crescer. Esse sucesso que parece virar mania agora chegou no Reddit.

Para quem não conhece, o Reddit é uma rede social muito famosa nos EUA e que já está presente no Brasil, formada por comunidades de fóruns com usuários que podem interagir e votar no conteúdos mais importantes e que e está com investimento em conversas por áudio em fase de desenvolvimento inicial.

A novidade foi anunciada em abril deste ano, quando a elaboração de um produto de áudio social do Reddit foi descoberta e descrita como muito semelhante ao Clubhouse. Esse produto foi intitulado de Reddit Talk.

Os recursos criados para o Reddit Talk ainda não estão amplamente disponíveis. Mas os usuários que desejam experimentar em seu subreddit (subseção criada pelo usuário ou subfórum do site Reddit principal) já podem se inscrever em uma lista de espera para obter acesso.

Apesar das poucas informações, é evidente a semelhança do Reddit Talk com o Clubhouse. A novidade do Reddit possui salas de conversas, em formato de rádio colaborativa, permitindo que grupos de pessoas se comuniquem por áudio.

A previsão inicial é de que durante os testes, moderadores do subreddit iniciem uma chamada de áudio para acompanhar as comunicações de texto e imagem que são padrão e escolham os palestrantes.

E os participantes comuns possam convidar outros usuários, silenciar e remover alto-falantes, tanto em iOS quanto em Android.

Mas já é possível saber também que estudos ainda estão acontecendo para que futuramente novas atualizações permitam que os participantes (não moderadores) personalizem a aparência das chamadas com emojis e cores de fundo diferentes, além de alterarem seus avatares.

É importante ressaltar que mesmo diante desse contexto de grande concorrência, o Clubhouse continua seus trabalhos em busca de se manter relevante e dar sequência aos seus projetos diante das concorrências que surgem a cada dia.

E aí? Gostou do conteúdo e ficou curioso por mais informação? Vale a pena aguardar para ver o que vem por aí! Continue nos acompanhando, ou fale agora com a gente e fique por dentro de toda novidade do mundo digital.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?