Google May 2022: os impactos iniciais registrados até o momento

Ilustração de uma mulher de costas clicando em uma tela gigante com gráficos em cor azul.

Sumário

Você sentiu alguma mudança no desempenho do seu site entre o fim de maio e começo de junho? Subiu no ranking? Desceu? Essa mudança tem a ver com uma nova atualização do Google. É o Google May 2022 Broad Core Update. 

Essa atualização foi lançada em 25 de maio e foi concluída em 9 de junho. É a maior desde novembro de 2021. É uma mudança global e em todas as línguas.

Quer saber como o mundo do SEO reagiu à nova atualização do Google? Então vem com a gente! 

O que diz o Google sobre a nova atualização

A empresa afirma que as atualizações nos algoritmos e sistemas de busca são diárias. A grande maioria não tem impacto significativo. 

Duas ou três vezes por ano, o Google lança as chamadas atualizações principais. Estas sim, causam amplas mudanças no ranqueamento e desempenho dos sites. É o caso das atualizações de maio e novembro passado.

Para entender como funcionam essas atualizações principais criamos um exemplo:

  • No ano de 2010, você publicou em seu site uma lista com os 100 melhores filmes de todos os tempos. Em 2022, você atualiza esse ranking, troca algum título de posição, coloca novos filmes desses 12 anos que você achou interessante. E retira alguns da lista.

O Google aponta que é assim que acontece com o ranqueamento. A partir das atualizações, algumas páginas novas com melhor conteúdo são incluídas, outras sobem ou descem de posição.

A empresa afirmou que administradores de páginas que perderam posição, não precisam se preocupar, pois não há nada de errado com os conteúdos, nenhuma diretriz para webmaster foi violada.

Qual é a reação dos SEO’s com essa atualização do Google?

Foto de uma pessoa desfocada e em frente a ela está uma tela translúcida com diversos gráficos.

O Google May 2022 Broad Core Update realmente impactou o desempenho dos sites. Logo que foi lançado, a comunidade internacional de SEO’s compartilhou as suas experiências em fóruns de discussões da internet e redes sociais, especialmente o Twitter.

Os relatos foram bem divididos, entre perdas e ganhos de posição, mas todos foram unânimes: essa nova atualização foi maior do que a de novembro de 2021.

Estudos demonstram que houve mudanças significativas no top 20 de diversos conteúdos, com novas páginas entrando na seleção e ultrapassando antigas URLs. Houve 16% de alteração das páginas que estavam no top 20 antes e depois da atualização.

No top 10 e no top 5, a mudança não foi tão significativa, com as URLs antigas apenas trocando de posição entre si e sem entradas de novas páginas nestes rankings.

No geral, o ganho de posição foi menor do que em novembro, porém a perda agora foi maior do que na atualização anterior. 

Os impactos ainda estão sendo estudados, mas nunca é bom perder posições no ranking.

A Webshare pode ajudar o seu site!

Caso as suas páginas tenham sido prejudicadas por essa última atualização do Google, não se preocupe, a Webshare pode auxiliar você e sua empresa a melhorar o desempenho de todo o seu site..

E aí, curtiu saber sobre a nova atualização do Google? Então compartilhe a página com seus amigos! E para saber sobre outros temas relacionados ao mundo do marketing digital, acesse o nosso blog.

A WebShare é uma SEO First Company, especializada e focada em estratégias digitais com o objetivo de melhorar os resultados de nossos clientes. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio.

Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?