Melhores práticas de SEO de breadcrumb em mobile

Ilustração de um homem de costas observando uma grande tela onde há um breadcrumb.

Sumário

Existem diversos recursos que ajudam a otimizar o seu site de acordo com as estratégias de SEO. Tanto a sua página no desktop quanto no mobile. Uma dessas ferramentas é o Breadcrumb.

Aqui na WebShare, nos preocupamos em atualizar você sobre as novas tendências do mercado. Hoje falaremos sobre o uso de breadcrumb aliado às técnicas de SEO para mobile. Acompanhe a leitura!

O que é breadcrumb?

Antes de mais nada, precisamos entender o que significa esse termo. A tradução literal do Google é “Migalhas de pão”. E sim, se você pensou na história dos irmãos João e Maria, saiba que você está no caminho certo.

No conto, os irmãos seguiam uma trilha e deixavam migalhas de pão no chão para não se perderem e conseguirem voltar pelo mesmo caminho. A lógica do breadcrumb é a mesma. Deixar “rastros” da sua navegação dentro do site para que você possa voltar para as páginas que passou anteriormente e não se perca durante a visita.

O breadcrumb aparece geralmente acima dos títulos das páginas e também nas URLs, separado pelas barras. Exemplos:

  • Um site que tem página inicial e uma aba de blogs que é separada por categorias. Por fim, dentro destas, estão os artigos. A barra de breadcrumb ficaria assim: página inicial > blog > categoria > artigo.
  • A URL desse mesmo site ficaria assim: site.com.br/blog/categoria/artigo/

Um bom breadcrumb organiza a navegação do usuário. No exemplo acima, a pessoa leu o artigo e agora quer ler outro texto. Em vez de clicar no ícone de volta, o breadcrumb possibilita que ele clique no ícone de blogs para procurar outro artigo.

Importante notar que o breadcrumb funciona hierarquicamente. A última página é uma ramificação da penúltima, que está dentro da antepenúltima e assim por diante até a página principal do site.

Como utilizar um breadcrumb

Duas pessoas, cuja imagem foca apenas nas mãos delas. Uma aponta para um notebook e a outra aponta para uma folha na mesa.

Criar um breadcrumb possui diversos benefícios para o seu site, mas é preciso saber como utilizar essa ferramenta para agregar qualidade à experiência do usuário.

Consistência

Os Breadcrumbs devem estar inseridos em todas as páginas importantes. Isso adiciona um valor significativo de orientação do site.

Localização

Posicione o breadcrumbs logo abaixo do menu de navegação principal e acima do h1. Colocar em qualquer outro lugar não trará benefícios na usabilidade das páginas. 

Clareza do início ao fim

Os breadcrumbs devem indicar a jornada da página inicial até a atual. A primeira funciona como uma âncora oferecendo senso de orientação aos usuários. IIlustraçãomportante mostrar o último item como um ícone não clicável e sendo visualmente distinto. Isso confirma ao usuário em qual página ele está atualmente.

Separador simbólico

O separador ideal entre os hiperlinks em trilhas de breadcrumbs ainda é o símbolo ‘maior que’ (>), trazendo o senso de hierarquia que falamos anteriormente. Outras opções como barras (/) ou barras verticais (|) não denotam essa simbologia de hierarquia. Enquanto opções como » e -> ocupam muito espaço.

Tamanho correto 

Mantenha o design do breadcrumb simples e discreto. Use uma fonte pequena, mas que seja grande o suficiente para ser clicada. Não encha a linha com textos desnecessários como “Navegação” ou “Você está aqui!”.

Como o breadcrumb pode ajudar o SEO?

Homem cuja imagem foca apenas nas mãos, pressiona o teclado de um computador em frente enquanto com outra mão utiliza uma caneta em um papel.

Primeiramente, é preciso deixar claro que apenas os breadcrumbs hierárquicos são úteis. Nessa navegação baseada em hierarquia, a profundidade da arquitetura do site conta. 

Começando com a landing page e progredindo para as categorias e subcategorias mais específicas, indo até a página em que o usuário está naquele momento.

Mais do que aumentar a usabilidade do site, os breadcrumbs auxiliam no processo de SEO em todas as etapas. Veja como: 

Oportunidade para rastreamento

Os breadcrumbs geram links internos que revelam todos os níveis hierárquicos aos bots do mecanismo de busca. Isso é importante para os níveis mais baixos, pois estes podem estar fora do alcance do Google ou não tem prioridade nas filas de rastreamento que merecem. 

Você pode medir esse benefício pela extensão “descoberto – atualmente não indexado” no Google Search Console e um aumento na frequência de rastreamentos.

Melhor indexação 

Os links hierárquicos em breadcrumbs ajudam o Google a inserir um contexto adequado para o conteúdo e para as páginas associadas na estrutura do site. 

Ao usar breadcrumbs, é mais fácil formar silos de tópicos que estão se tornando importantes com a indexação tendo foco em entidades. Você pode mensurar a melhoria na indexação por um aumento na velocidade e no número de URLs válidos.

Ranks mais altos e mais cliques SERP

Os breadcrumbs ajudam a melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa, fortalecendo a estrutura de links internos. Isso permite que a equidade do link flua de maneira uniforme entre as páginas que apresentam relação de temas entre si. 

Um dos métodos mais eficazes é incluir palavras-chave acima do fold. Embora possa fazer a diferença para consultas de long tail, é muito provável que não tenha efeito em consultas de pesquisa altamente competitivas. 

Você pode medir isso pela diminuição do número de impressões no Google Search Console e na posição média. A subida na classificação aumentará naturalmente o número de cliques.

Como a Webshare pode te ajudar!

Os breadcrumbs são uma ótima ferramenta para aplicar no formato mobile do seu site. Mas é preciso ter a ajuda de profissionais capacitados para implementar esse recurso da maneira correta e fazer o seu site bombar na internet.

A WebShare é uma agência de marketing SEO first, somos especializados em criar as melhores estratégias digitais para os nossos clientes. Entre em contato conosco e veja as soluções que oferecemos para sua empresa.

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Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

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