Posição Zero do Google: Featured Snippets são valiosos para os negócios

Sumário

Buscar os primeiros resultados orgânicos para uma determinada palavra-chave é apenas uma das batalhas, diante de toda a guerra pelo ranqueamento.

A posição zero do Google está acima do link que aparece em primeiro lugar, e você certamente já obteve alguma resposta a partir dela. Puxando pela memória, isso lhe bastou e sanou sua dúvida?

Nós acreditamos que sim! E pasme, você solucionou um problema sem a necessidade de clicar em nada. Nadinha! Percebeu?

Talvez essa forma diferente de encontrar soluções tenha lhe chamado a atenção, porém, não o suficiente para lhe instigar a começar a traçar táticas imediatas de combate.

Bem, você chegou até o nosso artigo e esse é o primeiro passo.

Agora, o que vamos lhe mostrar mudará completamente a sua estratégia, tornando-o capaz de enxergar a otimização de seus conteúdos para os motores de busca, ou melhor, seu SEO, de uma forma mais abrangente.

Preparado? Então vamos ao que interessa.

A Posição Zero do Google ou Featured Snippets consiste em um box que entrega informações que respondam objetivamente a uma determinada pesquisa. Seu propósito principal visa a experiência do usuário, que obtém resultados rápidos e precisos, sem a necessidade de perder tempo clicando em diversos links.

Se para quem pesquisa, o benefício da Posição Zero é a agilidade e qualidade, para os negócios a vantagem é o destaque recebido.

Quando a moda dos Featured Snippets começou, muitos especialistas em SEO acreditaram que os resultados em taxas de cliques cairiam e os efeitos seriam desastrosos.

Entretanto, um estudo do HubSpot demonstrou que o impacto desse desfecho foi bem diferente. A Posição Zero fez a métrica alavancar seus números.

Em tempo:

Não necessariamente o site escolhido para ranquear na Posição Zero do Google é oriundo dos primeiros resultados. Já está comprovado que é possível que o motor de busca prefira trazer trechos que estão em páginas além da primeira SERP.

Em outras palavras, se o seu conteúdo não estiver tão bem colocado, ainda é possível aparecer com o maior destaque que o Google pode lhe dar.

Mas, veja bem, apesar dos inúmeros estudos, a explicação para esse fenômeno ainda é um mistério a ser desvendado.

Agora você deve estar pensando: se ranquear nas primeiras posições do Google não é uma tarefa simples, o quão difícil deve ser aparecer na Posição Zero?

Bem, como você já sabe, os critérios de escolha do Google são verdadeiras incógnitas. Mas existem alguns macetes que você pode utilizar para que o motor de busca simpatize-se com seus conteúdos. Antes de aprendê-los, veja abaixo os formatos adotados pelos Featured Snippets.

Cada um deles com suas particularidades e níveis de popularidade. Observe:

PARÁGRAFOS

Trechos de conteúdos que respondam diretamente a uma pergunta (como, por que, o que, quando, quem, etc). Estamos falando deles, em primeiro lugar, pois são os Featured Snippets mais comuns.

Teoricamente, essa seleção deverá ser suficiente para sanar uma dúvida com clareza, sem que nenhum link precise ser acessado.

A quantidade de palavras importa?

Sem dúvidas. O espaço para um snippet é limitado. O Google entenderá como mais otimizada, aquela resposta curta e objetiva: com, idealmente, não mais que 50 termos.

LISTAS

Elas entregam ao usuário respostas que demandem ranqueamento ou tutoriais. A regra da quantidade de palavras aqui também faz a diferença. O número de itens, no entanto, não é tão importante. Isso ocorre por ser comum aparecer um “veja mais” ao final da lista, o que contribui para um possível aumento do CTR das páginas.

Aparecendo de forma concisa e organizada, as chances de seu conteúdo ser cotado serão grandes. Uma boa dica aqui, é estruturá-lo cronologicamente utilizando subtítulos em H2, H3, H4 e assim por diante.

Exemplo 1: é desta forma que o Google mostra tutoriais em Posição Zero. Talvez você precise de ajuda para montar uma barraca, ou fazer um origami de papel.

featured snippet posicao zero

Exemplo 2: assim como para encontrar as praias mais top de Florianópolis, você pode pedir sugestões em forma de ranking para o que a sua necessidade mandar.

featured snippet posicao zero ranking

QUADRO OU TABELA

É o menos popular dos três tipos de Featured Snippets. A situação mais comum para ranquear na Posição Zero com esse formato, é quando há uma comparação, geralmente de preços. Assim:

featured snippet posicao zero listas

IMPORTANTE!

Note que, no exemplo de “Quadro”, os Featured Snippets só perderam posição para um link patrocinado. Essa é a prova de que, para resultados orgânicos, a estratégia vale muito a pena.

Como são selecionadas as respostas que irão aparecer na Posição Zero do Google?

O Google muda a todo instante. Não existe ainda uma resposta absoluta sobre as escolhas dele, porém, alguns experimentos constataram fatos interessantes. Confira:

  • ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR DA SERP NÃO SIGNIFICA GANHAR UM FEATURED SNIPPET;
  • PALAVRAS-CHAVE LONG TAIL SÃO AS FAVORITAS PARA RANQUEAR NA POSIÇÃO ZERO DO GOOGLE;
  • ENTRETANTO, OS RESULTADOS MAIS BEM RANQUEADOS, OU SEJA, QUE ESTIVEREM NA PRIMEIRA PÁGINA DE RESULTADOS, TERÃO GRANDES CHANCES;
  • CONTEÚDOS QUE PRIORIZEM PERGUNTAS E RESPOSTAS OBJETIVAS OU COMPARAÇÕES, PARECEM SER UM BOM INVESTIMENTO;
  • UM MESMO POST PODE TER MAIS DE UM SNIPPET;
  • OS BACKLINKS NÃO SÃO DETERMINANTES PARA A POSIÇÃO ZERO;
  • APARENTEMENTE, O CTR DIZ MUITO SOBRE UMA PÁGINA PERMANECER NOS SNIPPETS OU NÃO;
  • CASO A TAXA DE CLIQUES NO SEU SITE CAIA, O GOOGLE ENTENDE QUE AQUELA NÃO FOI UMA BOA RESPOSTA.

PORTANTO, O QUE FAZER?

Você já entendeu que seu trabalho de SEO será dobrado, caso queira aparecer na Posição Zero do Google, não é!?

E você deve almejar isso em sua estratégia. Atualmente, os esforços de marketing vão além de tentar garantir as primeiras posições da SERP. E pode ter certeza, vale a pena tentar.

SEO: Como ranquear na Posição Zero do Google?

Uma vez ranqueando em um Featured Snippet, é certo que você permanecerá por lá, né!? ERRADO!

Como especialista em Google, a WebShare não cansa de bater nas teclas:

“fique de olho na otimização”;

“faça conteúdos de qualidade”;

“foque em sua autoridade”;

“observe as atualizações de algoritmo”.

Mesmo que hoje a Posição Zero seja sua, nada impede que amanhã outra marca tome o seu lugar. Portanto, não entre em uma zona de conforto.

Dito isso, agora vamos ao que interessa.

O que você precisa saber para tentar ganhar o coração do buscador mais importante do planeta?

Como as listinhas são fortes candidatas, e nós também queremos os Featured Snippets, vamos nos valer delas para lhe explicar tudo isso. Vem ver:

Bem, se o seu time de marketing não está de olho na concorrência, algo de errado não está certo!

É importante olhar para os adversários e fazer o possível para ultrapassá-los. Utilize ferramentas de análise de palavras-chave e veja para quais delas eles estão ranqueado na Posição Zero do Google.

Depois disso, otimize seus conteúdos para os mesmos temas e termos. Além disso, veja o que eles não estão fazendo, e adicione à sua estratégia.

2. RESPONDA PERGUNTAS EM SEU CONTEÚDO

Para isso, veja o que o seu público pode estar questionando – ferramentas como o Answer The Public podem facilmente lhe ajudar. Aliás, isso não vale apenas para os Featured Snippets, mas para toda a sua estratégia de conteúdo.

Afinal de contas, a construção de artigos em seu blog, por exemplo, tem por tarefa solucionar a dor de alguém ao mesmo tempo em que entrega autoridade ao seu domínio.

3. OTIMIZE TEXTOS ANTIGOS PARA RANQUEAR NA POSIÇÃO ZERO DO GOOGLE

Você já tem conteúdos prontíssimos para cair nas graças do Google. Isso é uma realidade. Tem coisa melhor do que você poupar tempo e, de quebra, ranquear nos Featured Snippets?

Verifique o que você pode fazer para otimizar aquilo que já está preparado, só esperando um empurrãozinho para ganhar o topo da SERP.

  • Tamanhos: parágrafos, com não mais que 50 palavras; listas com, no máximo, 64; e tabelas com três fileiras e a quantidade de linhas que você conseguir (mais é mais);
  • Verifique como se dá o ranqueamento para o assunto que você escolheu. Após constatar o formato em que seu conteúdo deve aparecer, otimize-o dessa forma;
  • Tente melhorar constantemente seu SEO. Siga observando as tendências e avance seus conteúdos de acordo com elas.

Se você atua no segmento de filtro secador ar condicionado por exemplo, invista em um planejamento completo, considerando a estratégia de conteúdos ricos.

4. DISPONIBILIZE VÁRIAS RESPOSTAS EM UM SÓ LUGAR

O que vale mais: responder diversos questionamentos em um conteúdo, apenas, ou transformá-los em muitos artigos menores? O que você acha?

Sim, a primeira opção é a melhor. Creia!

Mas, espere aí. Quando falamos em construir um texto que responda a múltiplas dúvidas, estamos dizendo que esse conteúdo precisa estar todo relacionado. Não adianta nada fazer um post sobre “os benefícios da água para o corpo” e dentro dele escrever um tópico sobre “como construir uma casinha de cachorro”. Está certo que você quer aparecer nos snippets, mas não esqueça de tudo o que já conversamos por aqui sobre a qualidade de seus conteúdos. Tem que fazer sentido.

Ah, e aquela velha máxima continua valendo: não adianta tentar enganar o Google!

Então:

Crie perguntas para um mesmo assunto e coloque respostas em seguida. Lembre-se de considerar o número máximo de palavras para um snippet;
Como falamos anteriormente, utilize H2, H3, H4 para organizá-los;

Prepare seu raciocínio de forma que faça sentido cronologicamente.

Posição Zero do Google e a influência nos negócios

A sua marca poderá dar um grande salto aos olhos do Google, quando o buscador considerar que uma resposta de seu conteúdo é merecedora da Posição Zero.

Com ela, seu negócio ganha:

  • Uma chance real de aparecer acima de grandes empresas de seu nicho, que nunca saem do topo da SERP;
  • Um atestado de que seu conteúdo tem excelência, o que aumentará sua autoridade frente ao Google e ao seu público;
  • Comprovadamente, aumento na taxa de cliques orgânicos. Lembre-se que você não paga para aparecer em um Featured Snippet. Logo, todos os resultados que vierem dele já são pontos muito positivos.
  • Cliques do primeiro colocado da SERP. Isso quer dizer que, aquele que aparece nos Featured Snippets tem grandes chances de captar o público da concorrência, caso seja ela a aparecer no topo.

Se você trabalha com a venda de lavadoras de alta pressão profissional, pode investir nas vendas online. Pois em tempos de pandemia, a limpeza de estabelecimentos e até mesmo das residências tornaram-se muito mais frequentes.

POSIÇÃO ZERO DO GOOGLE: UMA ÁREA ESPECIAL EM SEU SITE PODE AJUDAR SEUS PROSPECTS E LEADS

Criar um conteúdo em formato de Perguntas Frequentes (FAQ) é uma boa solução.

Mas atenção com o caminho! Divida cada resposta em diversos artigos completos e, somente depois disso, vincule-os em uma única página, por exemplo, lançando mão de um glossário.

Pronto para começar os trabalhos e alavancar seus resultados para a Posição Zero do Google?

A verdade é que não será da noite para o dia. Caso alguém lhe faça essa promessa, não acredite. A Posição Zero ainda é um mistério.

Como tudo em marketing, o que vale sempre são os testes. O que dá certo para uma marca, pode não dar certo para a sua. Busque sua própria fórmula, esteja em constante aprendizado e evolução.

Com novas ações em prática, o retorno acontece! Independente do seu segmento de atuação, seja uma empresa de varejo ou uma depiladeira de suínos, um bom planejamento estratégico faz toda diferença!

E para lhe auxiliar a compreender o universo do SEO, trazendo oportunidades verdadeiras de ranqueamento para o seu negócio, conte com nossos especialistas em Google.

Vamos conversar e chegar às melhores estratégias juntos?

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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