SEO para Instagram: Ganhe atenção instantaneamente

Sumário

Como assim, SEO para Instagram!? Aham, você não leu errado e nem está com a visão embaçada. Foi isso mesmo que dissemos. Tem como otimizar seus resultados nos mecanismos de busca do Instagram através de SEO.

Ué, mas se o Instagram é uma rede social direcionada para IMAGEM, como fazer SEO em uma ferramenta que não tem foco em texto!?

Calma, estamos aqui para desmistificar e simplificar a teoria, e assim lhe auxiliar a obter sucesso com as suas postagens.

O primeiro raciocínio a ser feito é:

ONDE HÁ BUSCADOR, EXISTE SEO! E aquela “lupa” não está ali no Instagram por acaso.

Em segundo lugar, lembre-se sempre: o SEO para Instagram é muito distinto da otimização para o Google ou para o Youtube, por uma única razão: A INSTANTANEIDADE! Quem está no Instagram não procura por mais do mesmo, e sim por algo NOVO e RECENTE.

Concurso de Popularidade

Para começar a entender a importância do Search Engine Optimization (SEO) para Instagram, vamos falar de números. Hoje, a quantidade de perfis ativos na mídia social passa de um bilhão. A previsão dos especialistas para 2019, segundo o Gerenciagram, é de que a ascensão seja igual ou superior a 60%. Só em receita, o valor deverá chegar próximo aos US$ 14 bilhões.

Com resultados tão expressivos e tanta gente conectada, entende-se que a briga aqui é por visibilidade e atenção. Essas são as chaves para um perfil bem sucedido. Não é novidade para ninguém que o universo digital está dominado pelos motores de busca, e o trabalho de SEO nunca foi tão importante e essencial para qualquer negócio, em todos os segmentos. E o Instagram não pode ser esquecido de forma alguma, principalmente pelos potenciais de resultados orgânicos proporcionados por seus algoritmos.

As boas práticas do SEO para Instagram

Não necessariamente nessa exata ordem, mas existem práticas no Instagram que podem tornar o seu trabalho de SEO muito eficiente. Confira algumas delas:

  • CONHEÇA SEU PÚBLICO;
  • COLOQUE SUA MARCA EM UM PERFIL COMERCIAL;
  • UTILIZE SEU USUÁRIO COMO NOME DE MARCA;
  • DEIXE O SEU PERFIL ABERTO A QUALQUER UM QUE QUEIRA VISITÁ-LO;
  • SIGA AS ÚLTIMAS HASHTAGS (DO SEU NICHO) E PUBLIQUE FREQUENTEMENTE;
  • CONFECCIONE HASHTAGS QUE TENHAM REAL LIGAÇÃO COM SEU CONTEÚDO;
  • ROMPA PADRÕES: ANTES DE ESCOLHER A HASHTAG OU PALAVRA-CHAVE, PESQUISE! VEJA QUE TIPOS DE IMAGENS ESTÃO SENDO PUBLICADAS SOBRE O TEMA E QUEBRE A ROTINA. POSTE ALGO TOTALMENTE DIFERENTE, ISSO CHAMARÁ A ATENÇÃO DO SEU PÚBLICO;
  • A QUALIDADE DO CONTEÚDO VISUAL É FUNDAMENTAL;
  • FOQUE NAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS AO SEU SEGMENTO;
  • SEMPRE COLOQUE DESCRIÇÃO EM SUAS POSTAGENS, MESMO QUE SEJA DE APENAS UMA PALAVRA;
  • LIDE COM A VOLATILIDADE: AS COISAS MUDAM À VELOCIDADE DA LUZ NO INSTAGRAM;
  • MENSURE, MENSURE, MENSURE! OS INDICADORES E MÉTRICAS SÃO FUNDAMENTAIS DO INÍCIO AO FIM DE SUA ESTRATÉGIA.

#HASHTAGS: matemática do SEO para Instagram

Logicamente, as hashtags são fortes aliadas ao montar a sua tática de SEO e merecem um tópico apenas para elas. Quanto mais coerentes com sua postagem, maior a probabilidade de atingir o público certo.

Entenda algumas regrinhas:

USE O “#” NAS LEGENDAS E NOS SEUS COMENTÁRIOS SEM ESPAÇOS OU CARACTERES ESPECIAIS;
VOCÊ TAMBÉM PODE LANÇAR MÃO DOS EMOJIS;
ATÉ 30 HASHTAGS É ACEITÁVEL;
Porém, isso não quer dizer que você tenha que utilizar todo esse limite. Há estudos da SocialFresh que recomendam no máximo 10 por post.

PROCURE UTILIZAR HASHTAGS RELEVANTES E PERTINENTES AO TÓPICO ABORDADO;
HASHTAGS DE BAIXA CONCORRÊNCIA SÃO MAIS FAVORÁVEIS

A fórmula é básica:

O usuário clica na sua hashtag e visualiza a sua publicação;
Se a publicação prender a atenção, a chance dele visitar o seu perfil é enorme;
Ao gostar de seus posts, você provavelmente ganhou mais um seguidor.

MAS FIQUE ATENTO: esse processo todo é muito RÁPIDO!

SEO para Instagram: Anatomia do post perfeito

Cada caso é um caso. O conselho primordial para ganhar a atenção do seu público é CONHEÇA-O! Porém, algumas regrinhas globais podem te ajudar.

  •  FACILITE A LEITURA;
  •  USE TEXTOS CURTOS E HASHTAGS RELEVANTES. 50 PALAVRAS É O IDEAL;
  •  MAIS DE 30 HASHTAGS LEVAM O RANQUEAMENTO DO SEU POST LÁ PARA BAIXO. CUIDADO!
  •  CASO VOCÊ QUEIRA FAZER POSTAGENS MAIS LONGAS, REDUZA AS FRASES;
  •   TESTE SEMPRE: ENTENDA QUAIS SÃO OS MELHORES DIAS E HORÁRIOS PARA POSTAR;
  •  A INTERAÇÃO QUE MELHOR POSICIONA É A DE COMENTÁRIOS. ESTIMULE-OS;
  •  UTILIZE HASHTAGS RELEVANTES PARA SUA PUBLICAÇÃO E SEU NICHO;
  •  EXTRA!

Há controvérsias sobre qual o tipo de postagem – foto, carrossel ou vídeo – gera melhor rankeamento. Alguns especialistas dizem que os vídeos são mais atrativos e outros afirmam que foto ou carrossel posicionam da mesma forma.

Faça um teste simples: entre na pesquisa do Instagram e digite uma palavra a seu critério. Você sempre verá um vídeo no topo e, aleatoriamente, fotos-carrrossel-vídeos na sequência.

A regra principal que você deve seguir é PUBLICAR SEMPRE e prestar a atenção naquilo que suas personas mais interagem!

O Instagram e sua relação com o SEO

É provável que seu perfil nas redes sociais ranqueie mais rápido no Google do que seu site. Sim, o Instagram também é rastreado pelos algoritmos do Google. Contudo, a sua pontuação de SEO só ficará mais alta se a descrição for curta, pontual e tiver link para o seu site.

O fato é: os algoritmos dos mecanismo de busca estão em contínuo processo de modificação e faz-se necessário estar sempre atento às novidades relacionadas ao SEO para Instagram.

Quer se aprofundar ainda mais em SEO para Instagram? Consulte o time de especialistas da WebShare. Nossa equipe está fortemente preparada para lhe ajudar a alavancar e manter seus resultados no topo.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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