Como produzir conteúdo para redes sociais? Veja nossas dicas!

Como produzir conteúdo para redes sociais? Veja nossas dicas!

As redes sociais são peça chave na divulgação. E engana-se quem pensa que basta ter um grande número de seguidores para ter sucesso.

Mais importante do que a quantidade, que pode mudar a qualquer momento, é a qualidade. Ou seja, é preciso alcançar o público alvo e manter o seu interesse. E o segredo para realizar isso é a produção de conteúdo para redes sociais.

Se você está com dúvidas, não sabe por onde começar e quais devem ser as prioridades, então saiba que tudo começa por um mesmo ponto: categorias.

Para que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva e o público alvo tenha facilidade em acompanhar as publicações, é preciso dividir o conteúdo para redes sociais em categorias de assunto.

As mais importantes categorias de conteúdo para redes sociais

1. Conteúdo original

Essa categoria inclui todas as postagens que forem feitas pela empresa. Podemos dividi-la em três subcategorias:
  • Educar

    Todo conteúdo produzido com o objetivo de levar informações importante sobre determinado tema entra nessa classificação. Artigos, dados, curiosidades, dicas, tudo que possa manter o leitor bem informado.

    As explicações sobre como a empresa funciona e como utilizar cada produto se encaixam na categoria de educação, ao mesmo tempo em que já abrem as portas para as vendas.

  • Vender

    E nessa opção vale encaixar qualquer empresa e qualquer negócio. Afinal, não são apenas as lojas virtuais que vendem pela internet, qualquer marca com perfis em redes sociais tem como objetivo último a venda, seja de produtos, serviços ou ideias.

  • Entreter

    O público acessa as redes sociais buscando uma forma leve de passar o tempo, por isso, é fundamental postar conteúdos de entretenimento. São essas postagens que vão manter o interesse dos leitores e a venda acabará sendo um resultado natural.

    Ao dividir o conteúdo em porcentagens, reserve a maior parcela para entretenimento. Assim, o visitante terá prazer em acompanhar a página, os conteúdos de educação darão credibilidade à marca e, por último, as postagens de venda fecharão negócio.

2. Parcerias

Uma ótima forma de obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa na internet é a produção de conteúdo para redes sociais em parceria com especialistas no tema.

Fornecedores, consumidores, revendedores, todos podem ter potencial para colaborar nessa etapa. Avalie o posicionamento online do parceiro e o poder de alcance que a colaboração pode ter.

Um exemplo dessa categoria são as marcas que fecham parceria com jovens considerados influenciadores digitais. Assim, eles testam produtos e fazem postagens mostrando essa experiência. A maior vantagem da parceria é alcançar novos públicos e ampliar a credibilidade do negócio.

3. Engajamento

O engajamento é a cereja do bolo nas postagens. Quando o leitor responde, compartilha e conversa com a empresa, é possível avaliar se o conteúdo para redes sociais está alcançando o público alvo e se a resposta é positiva.

Além disso, essa é uma ótima forma de atrair novos seguidores e expandir o alcance dos perfis da marca no mundo virtual. Aposte em postagens que façam perguntas e incentivem o leitor a participar, como sorteios, memes, questionários.

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