MAS, AFINAL, O QUE É TAXA DE REJEIÇÃO DE UM SITE?

Mas, afinal, o que é taxa de rejeição de um site?

Uma das métricas mais importantes sobre o seu site é a taxa de rejeição. Mas, o que isso significa? Qual a taxa ideal? Qual o impacto disso no meu site? Com certeza, em algum momento, você já se fez estas perguntas. É por isso que nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

A taxa de rejeição também é chamada de bounce rate e costuma ser a preocupação número um de quem possui um site. Por isso, é essencial dominar o tema, saber o que ela representa e entender a diferença dessa métrica para taxa de saída.

Pronto? Então vamos lá:

O que é a taxa de rejeição?

Este dado é definido pelo próprio Google Analytics. Esta é uma ferramenta gratuita do Google que analisa e gera dados sobre o seu site. Porém, antes de entender a taxa de rejeição, você precisa dominar outro conceito essencial dentro do Analytics, o de sessão.

Uma sessão, dentro do recurso, significa um conjunto de ações que os usuários executam dentro do seu website. Fácil, né? Então, com base nisso, podemos definir taxa de rejeição ou bounce rate.

O conceito diz que esta taxa é a “porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics”.

Ou seja, este dado resulta da ação do usuário de abrir apenas uma página do seu site e, logo em seguida sair, sem interagir com mais nada. Já o seu cálculo toma como base a divisão das sessões de página única por todas as sessões.

E qual a diferença para taxa de saída?

Bem, estes são conceitos bem próximos, porém que não devem ser confundidos. Como nós falamos, taxa de rejeição é representada por aqueles usuários que entraram e saíram em uma mesma página, sem interagir, certo?

Já a taxa de saída diz respeito a página onde o seu visitante deixou o site. Percebeu a diferença? O primeiro caso é quando a pessoa sai na mesma página em que entrou, sem interagir, e o segundo é somente sobre a página que a pessoa saiu.

Taxa de rejeição é importante por quê?

Então, a importância e leitura dessa taxa é relativa ao seu negócio e estratégia. Nem sempre uma taxa alta indica um problema. Por exemplo, seu foco é conteúdo. Esta proposta de site geralmente apresenta taxas altas, porque o usuário lê as informações e sai.

Já em sites de serviços essa taxa tende a ser menor, por provocar mais ações do visitante e espaços a serem explorados. Por isso, antes de analisar apenas o dado, você precisa relativizar com a sua proposta, seu público e sua estratégia.

Apesar disto, existem algumas referências, de acordo com o setor, que você pode se basear para ter uma ideia de como está a sua taxa de rejeição. As médias foram calculadas pela QuickSprout.

  • Varejo – 20 a 40%
  • Landing pages simples – 70 a 90%
  • Portais (como G1) – 10 a 30%
  • Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
  • Venda de serviços (geração de leads) – 30 a 50%
  • Sites de conteúdo – 40 a 60%
  • Blogs – 70 a 98%

Como melhorar a minha taxa de rejeição?

Existem vários fatores que influenciam no comportamento do usuário, por isso, você pode em alguns aspectos para resolver isto. Um deles é a velocidade de carregamento. Se a sua página demora muito a tendência é que o usuário desista de acessar.

Outro ponto é o layout. Se ele for confuso e não trabalhar corretamente a arquitetura da informação e otimização visual, seu usuário pode se perder. Para que ele fique é preciso que ele se sinta confortável e seguro.

Só isso ajuda?

Estes são pontos essenciais, que colaboram muito para que a experiência do usuário seja positiva e interaja da maneira desejada com o seu conteúdo. No entanto, se mesmo assim você não conseguir melhorar seus resultados, outras medidas podem ser tomadas.

O ideal é você saber analisar a sua estratégia e se ela está alinhada com os seus objetivos e direcionada ao seu público alvo. Para isso, conte com ajuda profissional e qualificada, que saiba direcionar o seu site para isto. Aqui na WebShare nós trabalhamos desta forma, aprimorando e estudando constantemente as estratégias ideias para o mercado.

Quer saber mais? Mande uma mensagem pra gente.

Compartilhe

Comentários

comentários