Glossário WebShare

Ajudamos você a desmistificar o marquetês!

Glossário

O que é metaverso?

Desde que o Facebook anunciou a troca de nome para Meta, em outubro do ano passado, o termo metaverso começou despertar a curiosidade de muita gente. Afinal de contas, o que significa o conceito?

 

Trata-se de uma extensão da vida no universo virtual. Ou seja: trata-se de uma realidade paralela, onde é possível criar um avatar e realizar diversas ações como comprar em lojas, assistir shows e interagir com os demais participantes. 

 

Em outras palavras, o metaverso é um mundo virtual que integra o real, onde aqueles que estão lá podem vivenciar experiências diferentes. Tudo isso por meio de tecnologias de realidade virtual ou aumentada. 

 

O metaverso pode estar em diversas áreas como na educação, por exemplo. Nesse caso, é capaz de promover simulações de ambientes permitindo que os alunos tenham vivências reais das atividades. Já no e-commerce, os consumidores podem experimentar roupas e outros acessórios de maneira virtual e remota. 

Quando surgiu o conceito?

Ao contrário do que se imagina, o metaverso não é uma ideia nova. O conceito foi utilizado pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica “Snow Crash”,do escritor norte-americano Neal Stephenson. 

 

A história da obra é sobre a possibilidade das pessoas se ausentarem da realidade, irem para um mundo paralelo e lá assumirem uma vida diferente . 

 

Mais tarde, algumas tentativas de realidade virtual para promover um tipo de metaverso foram feitas. Um bom exemplo é o jogo “Second Life”, desenvolvido em 2003. 

Como funciona o metaverso?

Para participar desse universo, primeiro é preciso fazer um avatar e acessar o ambiente. Essa imersão é feita através de um óculos de realidade aumentada. Entretanto, há muitos metaversos desenvolvidos e os detalhes de acesso variam. 

 

A intenção é que os avatares possam fazer quase tudo nesse ambiente, desde ir ao cinema, fazer compras e conversar com outras pessoas. 

 

É importante salientar que há transação de valores no virtual. Portanto, tudo o que você compra lá, tem preço no mundo real. O pagamento no metaverso precisa ser realizado com algum tipo de criptomoeda. 

Futuro do metaverso

Com a nova revolução tecnológica, o metaverso passa a ser um futuro próximo à nossa realidade. Declarações de especialistas também dão conta disso. Não é à toa que empresas  multinacionais como Nike e Microsoft já anunciaram investimentos na área. 

 

 Apesar disso, as coisas ainda estão incertas. A realidade virtual vai ser tema por muito tempo e o jeito é seguir acompanhando as novidades que irão surgir. 

 

Gostou de saber sobre o metaverso e como essa tecnologia funciona? Acesse nosso glossário e entenda o significado de todos os termos utilizados no marketing digital.  

Aprofunde seus conhecimentos em estratégias de marketing digital

Nossos especialistas irão deixar você por dentro do que há de mais recente no vasto mundo da tecnologia e do marketing digital.

Ir para o Blog

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.