Glossário WebShare

Ajudamos você a desmistificar o marquetês!

Glossário

O que é Blog? – Glossário WebShare

Se você é daquelas pessoas que procuram sanar suas dúvidas na internet, certamente já visitou um blog. Mas você sabe como funciona e quais possibilidades esse formato oferece?

Como surgiram os blogs?

como surgiram os primeiros blogs da internet

Em 1994, o estudante de jornalismo Justin Hall, foi o primeiro a criar uma página pessoal para compartilhar sua visão de mundo. Mas o formato só começou a ficar popular alguns anos depois, quando Jorn Barger cunhou o termo weblog.

A palavra blog vem de weblog (web = rede + log = registro/diário), ou seja, o blog surgiu como um diário de bordo eletrônico dos primeiros surfistas da internet, ainda na década de 90. Lá eles publicavam suas opiniões sobre diversos assuntos. 

Hoje, o formato é um dos mais populares no Brasil, com altos índices de tráfego. E pode oferecer muito mais do que uma opinião pessoal.

 

Como funciona um blog?

qualquer pessoa pode escrever um blog

Atualmente há diversas ferramentas gratuitas onde você pode criar um blog, como WordPress e Blogger. Portanto, qualquer pessoa pode criar e produzir seu próprio conteúdo na internet.

Há muitos tipos de blogs, eles se caracterizam pela periodicidade regular e constante, mas principalmente pelo formato em texto. A narrativa escrita é indispensável para um blog. 

Além da produção textual, a publicação pode estar acompanhada por imagens, vídeos, infográficos e até uma transcrição em áudio, que é muito importante para acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual, por exemplo. 

Os conteúdos são variados, entre os mais populares estão os conteúdos informativos, apresentando listas, tutoriais e novidades.

Agora que você já sabe como um blog funciona, veja abaixo como ele pode ser útil para você.

 

Como um blog pode ser útil para o meu negócio?

qual a utilidade de um blog para o seu negocio

Um grande potencial dos blogs hoje em dia, é a sua enorme capacidade de funcionar com imã de leads, tornando-se uma ferramenta de marketing digital

Você deve estar se perguntando: como esse imã funciona? 

Quando as pessoas perguntam ao Google sobre coisas relacionadas ao nicho que você atua, o conteúdo do seu blog pode ser sugerido ao leitor como resposta. Mais do que isso, através do seu conteúdo, é possível que a pessoa desenvolva um interesse real pela sua solução e decida que efetivamente precisa do seu produto.

Nesse momento, o ideal é que, além do blog, seu negócio também tenha um site. Pois, através dele o cliente em potencial se sentirá mais seguro para dar os próximos passos na sua jornada de aquisição do seu produto.

Gostou de saber como surgiu um dos formatos mais antigos e populares de publicação na internet?

Agora que você já conhece melhor essa ferramenta digital e como ela pode alavancar o seu negócio, fale com um de nossos especialistas e descubra qual é a melhor estratégia para você.

Aprofunde seus conhecimentos em estratégias de marketing digital

Nossos especialistas irão deixar você por dentro do que há de mais recente no vasto mundo da tecnologia e do marketing digital.

Ir para o Blog

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.