F8: as principais novidades da conferência

Chegou ao fim a F8, a conferência do Facebook para desenvolvedores, que ocorreu em San Jose, na Califórnia. Durante dois dias, o evento mostrou porque, mesmo em meio a polêmicas, a rede social é tão forte no mercado.

Entre os grandes destaques da F8 pode-se dizer que está o Oculus Go, ou seja, a realidade virtual e a aumentada são o assunto da vez e prometem revolucionar a forma como nos relacionamos.

O evento marcou ainda a primeira aparição de Mark Zuckerberg após a polêmica da Cambrigde Analytica. Por isto, o assunto segurança também teve destaque em meio a programação. Algumas atualizações para a rede social surpreenderam e prometem grandes mudanças para os usuários.

Quer saber de tudo o que vem por aí? Então confere só o que o nosso CEO, Eduardo Leoni, registrou de mais importante destes dois dias.

Dating

O Tinder está com os dias contados? Pois é, durante a F8 foi anunciado que o Facebook está desenvolvendo uma área para dating dentro da rede social. Os usuários poderão criar um perfil separado do normal e terão pretendentes diferentes dos amigos já adicionados.

Neste recurso, interesses semelhantes, amigos em comum, grupose eventos serão utilizados para indicar as correspondências. A novidade entrará na fase de testes ainda este ano.

Oculus GO

O grande destaque do evento, definitivamente, foi a realidade virtual. O Facebook anunciou um protótipo do óculos que tem capacidade de mudar o foco de visão do usuário.

O aparelho usará a movimentação das telas para alterar a distância focal conforme o lugar que estiver olhando para criar uma sensação de campo. A experiência lembra e muito as previsões tecnológicas feitas pela série Black Mirror.

Todos participantes do evento ganharam um Oculus Go. O headset que custa US$ 199 já está disponível em 23 países. O aparelho oferece mais de 1.000 aplicativos e jogos.

Facebook Spaces

Vem aí novos avatares para a rede social de realidade virtual. Os novos personagens digitais são bastante parecidos com os reais, trazendo traços muito humanos. Os avatares estão disponíveis no Facebook Spaces, mas ainda em fases de testes e somente disponíveis para óculos de realidade virtual.

Sem histórico

Zuckerberg utilizou seu próprio perfil no Facebook, pouco antes da conferência para anunciar que a empresa está elaborando uma ferramenta que apagará o histórico de navegação na rede social.

O recurso deve funcionar de forma semelhante ao histórico de navegação de um computador.

Instagram

A partir de agora, quem cria conteúdo poderá utilizar o AR Studio e gerar filtros e recursos de realidade aumentada para os seguidores. A rede disponibilizará chamada por vídeo. Ele poderá acessar na área de Direct e permitirá a ligação entre dois usuários ou em grupo.

As Stories também permitirão maior integração com outros apps, com o Spotify e a GoPro.

Por fim, o Instagram terá um novo explorar: a aba será organizada por tópicos e de maneira personalizada para cada usuário.

Whatsapp

Duas novidades foram anunciadas para o Whatsapp: a possibilidade de colocar stickers nas mensagens e também chamadas de vídeo em grupo.

Grupos

Os grupos serão uma aba a partir de agora na rede social. A ideia é separar este conteúdo do feed de notícias.

Outra novidade é que o botão de participar de um grupo também estará disponível para os sites adicionarem em suas páginas.

Imersão Califórnia

A maioria das novidades estarão disponíveis ainda este ano para os usuários, alguns, inclusive, dentro das próximas semanas. Por isto, a partir dos anúncios a WebShare já está trabalhando e traçando novas estratégias para usufruir ao máximo dos recursos anunciados. Quer saber mais sobre? Entra em contato com a gente e também acompanhe pelo WebShare por aí.

Compartilhe

Comentários

comentários