Google I/O 2018: tudo o que você precisa saber

Chegou ao fim uma das maiores conferências para desenvolvedores de todo o mundo. A Google I/O 2018, que ocorreu em Mountain View/CA, apresentou com veemência, aquilo que já vem sendo comentado: a inteligência artificial e a realidade virtual são os assuntos do momento.

Tanto, pode-se dizer, que o Google conseguiu realmente chocar os participantes com algumas demonstrações de tecnologia durante o evento.

Quer saber o que aconteceu? A WebShare esteve presente através do nosso CEO, Eduardo Leoni, e vai contar agora os principais destaques da conferência.

Google Duplex

Um dos pontos altos da conferência aconteceu, sem dúvida, durante a principal keynote do evento. O CEO do Google, Sundar Pichai, impressionou a todos com uma demonstração inesperada.

Ele reproduziu uma ligação entre a assistente digital e um ser humano. A surpresa? Bem, ficou difícil identificar quem era a máquina e quem era a pessoa.

A novidade foi chamada de Google Duplex. A inteligência responde questões e faz pedidos com naturalidade impressionante, conseguindo, até mesmo, negociar o melhor horário para um corte de cabelo, por exemplo.

Ainda não há previsão para a novidade chegar ao mercado e, um dos motivos, é o fato de ainda não se saber o impacto que terá nas pessoas descobrir que estão em uma ligação com o Google.

Veja como funciona o recurso:

 

Google Assistent

Seguindo na mesma área de tecnologia, o Google anunciou novidades para o Google Assistent. O serviço foi atualizado com seis vozes, sendo uma delas a do cantor John Legend.

A partir de agora também não mais necessário dizer “ok Google” a cada pergunta. Basta dizer uma vez e depois pode-se seguir normalmente a conversa com o software. E para encerrar? Ao dizer “obrigado” a tecnologia é desligada.

Caso o comando não seja dado e o usuário apenas pare de conversar com a tecnologia e siga falando com outras pessoas da casa, ela permanece ligada por alguns minutos até identificar que o assunto é direcionado para outra pessoa e desativar automaticamente o reconhecimento por voz.

O Assistent já está, hoje, presente em 95% dos smartphones Android, além de 40 marcas de carro com Android Auto e mais de 5 mil dispositivos para casas conectadas, totalizando mais de 500 milhões de dispositivos.

Android P

Assim como o previsto, surgiram novidades sobre o Android P. A plataforma ganhou melhorias de navegação e na bateria, além de algumas funções que conseguem prever o comportamento do usuário.

A bateria adaptativa

Este recurso consegue priorizar os aplicativos que são mais usados e, com isto, de acordo com o Google, economiza até 30% de energia.

Também o novo brilho adaptativo regula sua intensidade conforme o ambiente onde o usuário está.

App Actions

Essa é uma nova tecnologia que tenta adivinhar o que os usuários pretendem fazer e sugerir a próxima ação.

Por exemplo, ao conectar o fone de ouvido, vários aplicativos de música, como Spotify, surgirão na tela.

Botão home

Mais funcionalidades e um novo visual para o botão home. No lugar do círculo, um mini-retângulo. Quando se desliza para cima, ele mostra todos apps do celular. Já ao mover para os lados, aparecem os app abertos.

Google Maps

A Google Assistent deve chegar em breve à navegação do Google Maps. A ideia é que o usuário possa dar comandos de voz sem perder a atenção na direção.

Será possível reproduzir músicas, enviar mensagens de texto e ter acesso às informações sem sair da tela da rota.

Google Lens

O app de realidade do Google, o Google Lens, virá integrado à câmera do Android. Uma das funções mais interessantes é a possibilidade de copiar e colar algo do mundo real para o virtual.

Basta apontar a câmera para um livro e, assim, o app é capaz de identificar e selecionar o texto que o usuário desejar.

Imersão Califórnia e a Google I/O

Desde 2008, o Google realiza, anualmente, a I/O. O evento é de extrema importância para o mercado de tecnologia e enriquece o conhecimento de desenvolvedores com experiências e muito networking com o próprio Google.

Durante a imersão que o nosso CEO está vivendo na Califórnia, que você pode conferir no WebShare por aí, registramos todas as experiências, eventos e os principais assuntos que estão em alta nos Estados Unidos. Acompanhe.

Compartilhe

Comentários

comentários