Por que a Acessibilidade digital é importante para o sucesso do seu site 

Teclado com 3 teclas azuis, com símbolos de acessibilidade

Sumário

Um tópico que está ganhando cada vez mais destaque no universo online é a acessibilidade digital. Isso acontece porque, à medida que a internet se torna algo fundamental na vida das pessoas, a necessidade de garantir que todos possam acessar as informações e os serviços disponíveis da web se torna crucial. 

Conforme último relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas Pela Infância), existem cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo que possuem algum tipo de deficiência. Já a pesquisa feita pela empresa britânica Click- Away Pound, revelou que 69% dos entrevistados abandonaram sites por falta de acessibilidade. 

Sendo assim, não é apenas uma questão ética, mas também pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio, melhorando a experiência dos usuários e atingindo um público mais amplo. Mas apesar de muitas empresas entenderem essa situação e colocarem isso como prioridade, ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas marcas. 

Mas e o site de sua empresa, será que é acessível?

Neste conteúdo iremos explorar a importância da acessibilidade digital para o sucesso do seu site e mostrar conceitos básicos para implementá-la. Então, continue a leitura e saiba como tornar as informações de marca acessíveis a todas as pessoas. 

O que é acessibilidade digital?

Imagem mostra mãos de algumas pessoas mexendo em computadores, uma ao lado da outra.

De maneira resumida, acessibilidade digital se caracteriza por uma série de ações para garantir que todos os usuários, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência, possam acessar e utilizar o conteúdo de um site de maneira eficiente e sem dificuldades. Isso envolve desde o design das páginas até o conteúdo que é apresentado. 

Qual a importância da acessibilidade digital?

A acessibilidade digital visa promover a inclusão e igualdade. Garantir que seu site seja acessível a todos, independentemente de suas habilidades, é uma prática ética e responsável que reflete os valores da sua marca. Os tipo de deficiências abordadas pela acessibilidade social são:

  1. Deficiências visuais: incluem cegueira total, baixa visão e dificuldades para distinguir cores. A acessibilidade para esses usuários envolve o uso de texto alternativo para imagens, bom contraste entre texto e fundo, e compatibilidade com leitores de tela.
  1. Deficiências auditivas: incluem surdez total e parcial. Para tornar seu site acessível a pessoas com deficiências auditivas, é fundamental incluir legendas em vídeos e transcrições de áudio.
  1. Deficiências motoras: podem afetar a capacidade de uma pessoa de usar um teclado, mouse ou tela sensível ao toque. A acessibilidade para esses usuários envolve garantir que seu site possa ser navegado usando apenas o teclado e oferecer alternativas para interações baseadas em gestos.
  1. Deficiências cognitivas: incluem dificuldades de aprendizagem, problemas de memória e dificuldades de concentração. Para atender a esses usuários, é importante manter o design e o conteúdo do seu site simples e claro, evitar animações excessivas e fornecer instruções claras para a navegação.

Também é importante ressaltar que a acessibilidade digital vai além de ajudar pessoas com deficiência crônica. Há muitas ações temporárias ou situacionais que podem afetar a forma como alguém interage com um site. Por exemplo: alguém que esteja se recuperando de uma cirurgia ocular pode ter dificuldade de ler textos com contraste baixo, enquanto um usuário em um ambiente barulhento pode precisar de legendas em vídeos.

Quais as vantagens da acessibilidade digital às marcas?

Adotar a acessibilidade social não significa apenas realizar uma prática responsável e ética, pois proporciona benefícios significativos para a reputação da sua marca e no aumento de vendas. Vamos analisar alguns desses aspectos.

Responsabilidade social corporativa

Quando alguma empresa demonstra preocupação com a acessibilidade digital, está reforçando de maneira eficaz o seu compromisso com a responsabilidade social corporativa. As organizações que investem em acessibilidade são vistas como mais éticas e responsáveis, o que pode aumentar a lealdade dos clientes e melhorar a imagem da marca no mercado.

Inclusão e diversidade

Investir em acessibilidade digital também mostra que sua empresa valoriza a inclusão e a diversidade. Esses são valores importantes para muitos consumidores, que podem optar por apoiar marcas que demonstram um compromisso genuíno com a igualdade de oportunidades para todos.

Vantagem competitiva

Ao tornar seu site acessível, você pode alcançar um público mais amplo e diversificado, incluindo pessoas com deficiências que podem ter sido excluídas anteriormente. Essa abordagem inclusiva pode proporcionar uma vantagem competitiva no mercado, uma vez que você estará atendendo às necessidades de um grupo de consumidores muitas vezes negligenciado.

Melhora na experiência do usuário

Adotar ações de acessibilidade digital também pode melhorar a experiência geral do usuário, pois muitas das práticas recomendadas têm um impacto positivo em todos os visitantes do site. Por exemplo, um design limpo e organizado, assim como a utilização de cabeçalhos e marcadores claros, facilitam a navegação e a leitura do conteúdo.

Reputação e reconhecimento

Investir em acessibilidade digital gera reconhecimento por conta da liderança e inovação no setor. Isso pode levar a um aumento na visibilidade da marca e a oportunidades de parcerias com outras organizações que compartilham valores semelhantes.

Ações para desenvolver acessibilidade digital

Imagem mostra um teclado branco, com apalavra Acsess e um desenho d e um cadeado aberto ao lado, em uma tecla

Para implementar a acessibilidade digital  em seu site, garantindo que atenda as necessidade de todos os públicos, existem muitas ações. Algumas delas são:

Texto alternativo

Adicionar texto alternativo (alt text) às imagens do seu site permite que usuários com deficiências visuais entendam o conteúdo visual através de leitores de tela. O texto alternativo deve descrever a imagem de forma clara e concisa.

Contraste de cores

Garantir um bom contraste entre o texto e o fundo da página ajuda a melhorar a legibilidade para pessoas com baixa visão ou problemas de percepção de cores. Ferramentas online estão disponíveis para ajudar a verificar o contraste adequado.

Legibilidade do texto: 

Utilize fontes legíveis e garanta que o tamanho do texto seja adequado. Evite o uso excessivo de texto em caixa alta e garanta espaço suficiente entre linhas e parágrafos.

Legendas e transcrições

Forneça legendas para vídeos e áudios, garantindo que os usuários com deficiências auditivas possam entender o conteúdo. Transcrições de áudio também são úteis para pessoas que preferem ler o conteúdo em vez de ouvi-lo.

Navegação por teclado:

Certifique-se de que seu site possa ser navegado usando apenas o teclado, pois algumas pessoas podem ter dificuldades para usar um mouse ou tela sensível ao toque.

Estrutura clara

Organize seu conteúdo com uma estrutura clara e lógica, utilizando cabeçalhos (H1, H2, H3, etc.) e marcadores para facilitar a leitura e a navegação.

Links descritivos

Ao criar links, use textos descritivos que informem aos usuários para onde o link os levará. Evite usar termos genéricos como “clique aqui”.

O cenário da acessibilidade digital no Brasil

Apesar do tema ter crescido bastante entre as empresas e ser considerado essencial, a acessibilidade digital no Brasil ainda é algo distante. Conforme os dados da última edição da pesquisa BigData Corp/Movimento Acessível para todos, aponta que cerca de 0,41% dos aproximadamente 21 milhões de sites existentes no país são acessíveis para pessoas com deficiência. O índice representa o mais baixo desde 2019, ano que esse estudo iniciou. 

O resultado disso, é consequentemente a exclusão de inúmeros  usuários portadores de deficiência que desejam usufruir de serviços e informações disponíveis na web. Diante desse cenário, é importante deixar claro que a acessibilidade digital é um direito previsto na lei 13146/2015, a chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A legislação determina que os sites mantidos por empresas com representação social no Brasil ou sede, oferecem acessibilidade digital aos usuários. 

Conte com a WebShare para a criação de sites e conteúdos exclusivos

A acessibilidade digital é essencial para promover mais inclusão na internet, além de proporcionar inúmeros benefícios para as marcas que a adotam, como maior visibilidade dos conteúdos e fortalecimento da imagem perante ao mercado. Mas para isso, é necessário produzir uma série de ações para que a acessibilidade em seu site seja eficiente. Portanto, é importante contar com uma empresa especialista e de credibilidade, que possa auxiliar você nessa tarefa e ,assim, ajudar a sua marca no desenvolvimento. 

A Webshare, primeira agência SEO First do Brasil, faz um diagnóstico completo de seu site e a partir desse trabalho, cria-se estratégias digitais assertivas para que sua marca possa alcançar as metas desejadas. Através do planejamento de SEO desenvolvido por nós, seu site pode ser encontrado mais facilmente no ranking dos mecanismos de busca como o Google. 

Portanto, o que você está esperando para colocar seu negócio em outro patamar? Entre em contato conosco, agende uma análise do seu site e se mantenha sempre a frente da concorrência. E se quiser saber mais sobre as novidades do universo do marketing digital, acesse o nosso blog. Lá você encontra uma gama de materiais ricos que podem servir para o seu dia a dia.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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