Conexões 5G: Uma nova era tecnológica está chegando

Sumário

Você sabe o que são as conexões 5G? Veja como essa rede promete revolucionar a forma como utilizamos a internet o cotidiano da sociedade!

Imagina que incrível conseguir baixar um filme em aproximadamente 3 segundos? Ou ter todos os seus dados salvos na nuvem, bem como acesso rápido à realidade virtual. Já pensou em viver num mundo onde absolutamente tudo tem internet? Basicamente essa é a proposta das conexões 5G, que prometem um ganho significativo de velocidade aos usuários.

Assim, podemos afirmar que as conexões 5G serão aproximadamente vinte vezes mais rápidas que a atual utilizada, o 4G. O intuito é que diversas tarefas da nossa rotina possam ser otimizadas graças a esta tecnologia revolucionária

O que são as conexões 5G?

No universo das telecomunicações, as conexões 5G surgem como um sucessor das redes atuais. Dessa forma, podemos afirmar que o 5G é a tecnologia padrão de quinta geração para redes móveis e banda larga. Trata-se, portanto, de uma evolução das gerações anteriores, como o 3G e o 4G, que promete ser muito mais rápida do que as anteriores.

E é exatamente essa agilidade que será capaz de influenciar de forma positiva no dia a dia das pessoas. Mas, qual será o impacto que essa tecnologia proporcionará na forma como se usa os smartphones e serviços em geral atualmente? Veja algumas mudanças que as conexões 5G têm para o consumidor.

Internet mais veloz

Sem dúvidas, a informação mais aguardada e relevante quanto a chegada das conexões 5G está vinculada ao impacto na rapidez das navegações. Espera-se por exemplo, que ações que hoje levam minutos sejam executadas em segundos.

Ampla cobertura

As conexões 5G permitem que mais aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo. Ela tem maior potência e isso vai ajudar a eliminar completamente ou reduzir de modo significativo o gargalo eletromagnético tão comum em grandes aglomerações, especialmente as urbanas.

Assim, em locais que reúnem milhares de pessoas, será viável disponibilizar a cobertura e acesso total à internet, diferentemente do que acontece hoje com falhas e dificuldades de conexão.

Menor latência

Não é apenas a internet que ficará mais veloz, o mesmo acontecerá com a velocidade de upload. Mas o que isso quer dizer? Bem, significa que o tempo de resposta entre o seu toque na tela e a ação efetiva também será reduzido de forma expressiva. Em outras palavras, o chamado “tempo de latência”. É válido salientar que por enquanto, no 4G a latência média é de 10 milissegundos. Contudo, especula-se que nas conexões 5G, ela poderá ser reduzida para 1 milissegundo. Essa característica será essencial para jogos online: os usuários se tornarão ainda mais ágeis durante as partidas.

O QUE PODEMOS ESPERAR DAS CONEXÕES 5G?

A vida com as conexões 5G promete ser ainda mais ágil e conectada, afinal essa tecnologia tem o intuito de melhorar as experiências online, tornando os usos digitais cada vez mais estáveis, sem problemas de atraso, baixa resolução na tela, lentidão ou queda de conexão.

Assim, o 5G pode trazer para o Brasil uma realidade que já existe em outras partes do mundo: as smart cities. Ou seja, as cidades inteligentes que prometem um sistema no qual tudo é altamente conectado.

Além disso, os smartphones atuais precisarão ser substituídos por novos que possuam compatibilidade com as conexões 5G.

Conexões 5G no Brasil ainda podem levar anos para ser implementada

As conexões 5G ainda podem demorar anos para chegar aos celulares dos brasileiros. Isso porque a chegada dessa tecnologia ao Brasil depende de inúmeros fatores, e o leilão é apenas um deles. Além do certame, a instalação de equipamentos, as leis sobre antenas e a discussão da presença chinesa na implementação da rede são algumas das questões que afetam diretamente o tempo que vai levar até que o 5G seja implementado.

De acordo com os fabricantes de equipamentos e operadoras de telecomunicações, a licitação das conexões 5G do Brasil será o maior leilão de radiofrequências da história do país e a maior oferta pública de capacidade para a tecnologia móvel de quinta geração no mundo.

Recentemente a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) deu o primeiro passo para tirar o 5G do papel ao aprovar que o edital do leilão entre em consulta pública. A discussão do assunto foi um processo que se arrastou durante oito meses.

Conclusão

Sabemos que para que as conexões 5G se estabeleçam no Brasil ainda existe um longo caminho a ser percorrido, entretanto, essas mudanças serão promissoras e em breve poderão ser desfrutadas.

Gostou deste conteúdo? Interaja conosco nos comentários.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?