Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

Como Usar Emojis Para Aumentar O Engajamento Nas Redes Sociais?

Redação WebShare

8 DE março DE 2018
tempo de
leitura:
4min

Como Usar Emojis Para Aumentar O Engajamento Nas Redes Sociais?

 

Quem nunca se deparou com aqueles famosos símbolos com formas de expressões, objetos, animais e até mesmo clima nas redes sociais? São os chamados emojis! E eles não servem apenas para dar um tom mais descontraído para a publicação. É possível utilizá-los de maneira estratégica para engajar as suas publicações nas redes. Quer saber como? Descubra neste artigo!

shutterstock 407290795

Identifique a sua persona:

Não adianta fazer uma publicação utilizando

emoji se a sua persona não gosta desse tipo de comunicação. Por isso, estude a preferência do seu público, aplique testes e pesquisas para conhecer seus gostos.

 

Pesquise os significados dos emojis:

Para começar a utilizar as famosas carinhas, é necessário saber do que se trata. No marketing é comum ver erros com o uso inadequado dos emojis. É importante identificar o que mais combina com a mensagem que você quer transmitir para seus seguidores.
Para que não haja nenhum ruído na comunicação, vale a pena utilizar o Emojipedia, uma ferramenta ideal para entender os significados dos emojis, assim como identificar quais os mais utilizados pelos usuários nas redes sociais e o seu contexto.

Além da Wikipedia dos emojis, você pode passar a usar o Emoji chart (Unicode), que possui a função de identificar se o emoji escolhido funciona em todos os sistemas operacionais.

Outra ferramenta que pode ser utilizada na prática é WebMoji, onde é possível fazer a cópia com maior rapidez para a área de transferência.

 

shutterstock 490430770 min

Fique atento aos novos símbolos:

Os emojis mudam de um dia para o outro, por isso é fundamental se atentar as novidades para não utilizar um que já é considerado ultrapassado. Estude e busque as tendências, como quais os públicos têm usado mais para expressar as suas emoções.

 

Responda sua persona com emojis:

Caso os emojis combinem com as características da sua persona, uma maneira de começar a utilizá-los como ferramenta estratégica é responder seus seguidores com os símbolos.

 

Humanize sua marca:

Os emojis foram criados para transmitir emoções que não eram possíveis ser passadas no texto, a fim de deixar as mensagens mais próximas do leitor.

Por isso, é uma excelente alternativa a utilização de símbolos para interagir em tempo real com o seu público, ainda mais quando a interação for informal. Isto pode ser feito quando algum cliente elogiar a sua empresa ou alguma publicação, por exemplo.shutterstock 563975998

Vale ressaltar ainda que estratégias como essas trazem maior engajamento para a sua página. Uma pesquisa apontou que o uso de emojis pode aumentar em até 33% o número de comentários, ajudam ainda no compartilhamento e o botão de “curtir”, comparado a publicação sem os símbolos.

No Twitter, é possível contar com o engajamento do público em até 25,4% por conta dos emojis.

 

Na dose certa:

Agora que você viu a importância do uso dos emojis para aumentar o engajamento das suas publicações, não deixe de utilizar os símbolos de forma estratégica. Porém, tome cuidado e não abuse do uso, para que não irrite o leitor. Os emojis devem ser usados como um complemento. Lembre-se disso!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário