Core Web Vitals: Descubra métricas para melhorar o desempenho do seu site

Mulher anotando dados que estão aparecendo na tela de um computador

Sumário

No mundo digital de hoje, a presença online não é mais algo extra para o sucesso e, sim, uma necessidade. E a maneira como o site se comporta é parte fundamental nesse contexto. Ou seja, o seu site precisa ter uma boa performance para deixar os usuários satisfeitos. É aqui que entram os Core Web Vitals. 

O termo pode até parecer intimidador, mas não se preocupe, pois durante este conteúdo iremos desvendar tudo sobre essa ferramenta. Explorar suas peculiaridades, importância e como podem ser otimizados para aprimorar o desempenho do seu site.

Se você deseja saber mais sobre os Core Web Vitals, está no lugar certo. Continue a leitura e veja como melhorar a experiência dos visitantes do seu site e, consequentemente, seu posicionamento nas páginas de resultados. Vamos lá!

O que é Core Web Vitals?

 Os Core Web Vitals são, basicamente, três métricas específicas introduzidas pelo Google, que ajudam a entender e quantificar a experiência do usuário na web. São elas: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS).

Juntas, essas métricas são fundamentais para que você tenha uma visão macro, mais abrangente, do seu site. Isso permite uma otimização mais eficaz. Veja agora o que cada uma representa. 

Largest Contentful Paint (LCP)

Esta métrica mede o tempo que leva para o maior elemento de conteúdo na página ser carregado. Isso inclui  imagens, vídeos ou blocos de texto. Um bom LCP é aquele que acontece em 2,5 segundos ou menos. Atrasos no LCP podem indicar que o usuário está tendo uma experiência de carregamento de página lenta, o que pode ser frustrante.

First Input Delay (FID)

O FID mede o tempo que leva para a página responder à primeira interação do usuário. Isso pode ser um clique em um link, um toque em um botão ou a inserção de texto em um campo de formulário. Um bom FID é de 100 milissegundos ou menos. Se o FID for alto, isso pode indicar que a página não é responsiva, o que, muitas vezes, leva a uma experiência ruim do usuário.

Cumulative Layout Shift (CLS)

O CLS mede a quantidade de movimento inesperado de conteúdo na página. Isso pode acontecer quando imagens ou anúncios são carregados de forma desordenada, fazendo  com que o restante do conteúdo na página mude de posição. Um bom CLS é de 0,1 ou menos. Altos valores de CLS podem ser um sinal de que o conteúdo na página está saltando ao redor, o que pode ser confuso e irritante para o usuário.

Por que os Core Web Vitals são Importantes?

Dois homens apontando para métricas que estão aparecendo na tele de um notebook

Os core Web Vitals são fundamentais por uma série de motivos fundamentais para o seu site alcançar o sucesso. Aqui estão alguns dos principais.

Experiência do Usuário

Em sua essência, os Core Web Vitals são todos sobre a experiência do usuário. Eles medem como os usuários percebem o modo de usar seu site, desde a velocidade de carregamento até a interatividade e estabilidade visual. Um bom desempenho nesses aspectos leva a uma melhor experiência do usuário, o que pode resultar em maior engajamento e retenção.

Conversões 

Vários estudos mostraram uma correlação entre a velocidade do site e as taxas de conversão. Sites que carregam mais rapidamente tendem a ter taxas mais altas. Como os Core Web Vitals medem aspectos da velocidade do site, eles são essenciais para maximizar suas conversões.

Confiabilidade

Sites que têm um bom desempenho em Core Web Vitals são percebidos como mais profissionais e confiáveis pelos usuários. Isso pode aumentar a probabilidade de os usuários retornarem ao seu site no futuro.

Qual a relevância dos Core Web Vitals nas estratégias de SEO?

Os Core Web vitals se tornaram essenciais para que as estratégias de SEO tenham um bom desempenho. Prova disso, é que o Google reconheceu a importância da experiência  na web, constatando que se as recomendações dos Core Web Vitals são seguidas de forma correta, os usuários têm 24% de chances a menos de abandonar as páginas. 

Isso quer dizer que se o seu site apresentar um bom desempenho nos Core Web Vitals (LCP, FID e CLS) , é provável que ele tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google. Em contrapartida, uma performance ruim pode resultar em uma classificação mais baixa.

Além disso, aqueles sites que possuem bom desempenho nos Core Web Vitals podem se qualificar para o selo de “Experiência na Página” do Google, que aparece nos resultados da pesquisa. Com isso, a possibilidade de aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais tráfego é grande. 

Ferramentas para medir Core Web Vitals

Para fazer a otimização dos Core Web Vitals, antes você precisa medir o desempenho de seu site. Para isso, existem algumas ferramentas. Veja a lista abaixo das mais populares. 

  • Google PageSpeed Insights: Esta é uma ferramenta gratuita do Google que fornece relatórios sobre o desempenho de uma página para dispositivos móveis e desktops. Ela inclui métricas de Core Web Vitals e sugestões sobre como melhorar o desempenho da página.
  • Google Search Console: Uma outra ferramenta gratuita do Google, o Search Console, tem um relatório de Core Web Vitals que mostra como as páginas do seu site estão performando com base em dados do mundo real (também conhecidos como dados de campo).
  • Lighthouse: Lighthouse é uma ferramenta automatizada de código aberto para melhorar a qualidade das páginas web. Ela tem auditorias para desempenho, acessibilidade, práticas recomendadas, SEO e muito mais, incluindo Core Web Vitals.
  • Chrome DevTools: DevTools é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento incorporado ao Google Chrome. Ele inclui vários recursos úteis para desenvolvedores e engenheiros, incluindo a capacidade de medir Core Web Vitals.
  • Web Vitals Extension: Esta é uma extensão do Google Chrome que mede três aspectos dos Core Web Vitals – LCP, FID e CLS – em tempo real enquanto você navega na web.

Essas ferramentas podem auxiliar você a compreender como o seu site está performando e fornecer informações valiosas sobre quais aspectos podem ser melhorados. 

Como melhorar os core Web Vitals?

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Como você pôde perceber, os Core Web Vitals são essenciais para a experiência dos usuários em seu site e podem ser melhorados com algumas ações. Veja algumas medidas que podem ser tomadas. 

Melhorando o LCP (Largest Contentful Paint):

Para melhorar o LCP, você pode otimizar o tempo de carregamento da sua página. Isso pode ser feito através da otimização de imagens (usando formatos de imagem modernos, comprimindo imagens, carregando imagens de forma preguiçosa), pré-carregamento de recursos importantes, estabelecendo conexões de rede antecipadamente (DNS lookups, TLS negotiations, TCP handshakes), e melhorando a resposta do servidor (usando uma rede de entrega de conteúdo, cache, melhoria da infraestrutura do servidor).

Reduzindo o FID (First Input Delay)

Para reduzir o FID, você pode minimizar ou adiar o JavaScript. Isso ocorre porque o JavaScript bloqueia o navegador de responder às interações do usuário enquanto está sendo processado. Você também pode usar um worker da web para executar o JavaScript em segundo plano.

Minimizando o CLS (Cumulative Layout Shift)

Para minimizar o CLS, você deve garantir que todas as imagens tenham dimensões, reservar espaço para anúncios e incorporações, e evitar inserir conteúdo acima do conteúdo existente na página. Além disso, é recomendável evitar animações que causem deslocamentos de layout.

A WebShare ajuda a colocar o seu site no topo

Os Core Web Vitals, como você pôde perceber neste artigo, são cruciais para uma experiência do usuário mais satisfatória e um melhor desempenho das técnicas de SEO aplicadas. Aprimorar as normas dos Core Web Vitals representa aumento no tráfego orgânico de seu site, das conversações e engajamento. 

No entanto, aperfeiçoar os Core Web Vitals não é um trabalho fácil. Para isso, o melhor é contar com especialistas no assunto. 

A WebShare, primeira e única agência SEO First do Brasil, pode ajudar você nessa tarefa complexa e colocar o seu site no topo do ranking do Google e outros motores de busca. A partir de um diagnóstico completo, nosso time de profissionais altamente capacitados, desenvolve as melhores estratégias para alavancar o seu negócio e superar a concorrência, prestando todo o suporte necessário.

Portanto, não perca mais tempo e conte conosco. Entre em contato e veja seu site decolar rumo ao sucesso! Também acesse o nosso blog e saiba tudo o que acontece no universo do marketing digital. Estamos esperando por você!

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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