8 Ps do Marketing Digital: tudo o que você precisa para a sua estratégia

Sumário

Quem sabe quais são e o que significam cada um desses Ps e como aplicá-los coloque o dedo aqui que já vai fechar o abacaxi! E aí, você faz parte do grupo que conhece os 8 Ps do Marketing Digital?

Independente da profissão na qual você atue, talvez só lembre dos quatro primeiros. Isso não é um problema, pois ao chegar até o final deste post seus horizontes estarão muito mais abertos, e o conhecimento terá se expandido. E isso é uma promessa que a WebShare está lhe fazendo.

Vem aprender!

O digital é um foguete em direção à lua

Atualmente vive-se para o digital, acessível em uma diversidade imensa de telas. Em milésimos de segundos, as pessoas consultam, interagem, e decidem pela compra.

E nós? Ao mesmo tempo em que somos o público de um negócio, também somos empreendedores. Isso quer dizer que, do mesmo modo, precisamos entender um pouco de processos.

Nosso objetivo é  vender – não necessariamente produtos ou serviços – a todo momento, em qualquer lugar. Até em uma entrevista de emprego – claro que em um nível muito menor – estamos fazendo isso. Ou seja, a imagem também entrega valor e leva a uma decisão.

4 Ps: por que é importante entender o vovô do mix de marketing?

Em tempos remotos (nem tão distantes assim), os 4 Ps eram os únicos fundamentos das artimanhas de marketing. A teoria é de Neil Borden, criada na década de 60, e foi difundida por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. Obviamente, com o advento do universo digital eles não deixaram de existir e nem de ter importância. Vamos entendê-los:

PRODUTO

É a essência de qualquer negócio. Sem ele não há razão de ser para os outros Ps.

Não queremos desmerecer as próximas etapas do mix, mas é o produto/serviço/ideia que determina a sua vitória como empreendedor.

Defina:

  • O QUE VOCÊ QUER VENDER;
  • QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAQUILO QUE VOCÊ ESTÁ OFERTANDO;
  • QUÃO ÚTIL E ESSENCIAL SUA PROPOSTA É PARA A VIDA DO CLIENTE;
  • POR QUE VOCÊ PODE SOLUCIONAR O PROBLEMA DO SEU PÚBLICO DE FORMA DIFERENCIADA;
  • REFERÊNCIA: NOME E MARCA.

Com um produto/serviço/ideia forte e confiável e entregas bem estruturadas, avançamos rumo ao sucesso das estratégias dos 8 Ps do Marketing Digital.

PREÇO

Há dois valores que você deve adicionar ao seu produto/serviço/ideia. E obviamente, o monetário é um deles. Você deve precificar custos de produção, entrega e venda.

Entretanto, queremos chamar sua atenção para a impressão que você deseja causar no seu público. A percepção de sua marca denota o valor agregado, importante para entender o quanto seu produto/serviço/ideia vale aos olhos dos clientes.

PRAÇA

Esse P aqui causa dúvidas. Os profissionais dispensam uma atenção mais especial para entender o conceito. Porém, apesar de não ser tão claro inicialmente, é fácil assimilar.

Trata-se de como você está “colocado” no mercado. Ou seja, como o seu cliente lhe encontra e vice-versa. Onde ele está? Realiza compras online ou no estabelecimento físico? É válido associar-se a outra marca? Em quais canais a comunicação é mais eficiente e eficaz?

As respostas para todos esses questionamentos dependem do conhecimento que você tem da sua persona.

PROMOÇÃO

Não é aquela de preços baixos, torra-torra, liquidação. Estamos falando de como você promove sua marca.

Como você utiliza os canais de consumo? Onde você está vendendo? Quais meios divulgam seu produto/serviço/ideia?

Existem momentos mais propícios e mídias mais adequadas para promover-se em seu nicho. Contudo, lembre-se que “quem não é visto, não é lembrado”. Planejar ações de promoção com frequência é excelente para awareness.

4+4= 8: O que mudou e por que agora são 8 Ps do Marketing?

No atual ambiente de disputa por atenção, faz-se necessário ser mais estratégico ainda. Com as mudanças nas formas de comunicação e consumo à velocidade da luz, manter-se competitivo é trabalho suado e incansável.

Assim sendo, precisamos incluir mais quatro Ps, fundamentais para garantir uma plano de marketing mais completo e integrado.

PESSOAS

Entender o comportamento da persona é importante para a sua estratégia de divulgação, por exemplo. É a forma como as pessoas se relacionam com sua marca que constrói a percepção e, portanto, o sucesso.

Além disso, o bom atendimento é fundamental para qualquer negócio. Os clientes merecem todos os esforços, pois eles determinam se o seu produto/serviço/ideia será bem-sucedido.

PROCESSOS

Orientam todos os esforços a serem feitos ou não. Os processos ordenam entregas internas e externas de qualquer organização. São responsáveis pelos fluxos de trabalhos e metodologias adotadas pela empresa.

 

POSICIONAMENTO

Você precisa observar o ambiente no qual está inserido on e off-line. Como é a interação com essas comunidades?

Esse pilar do mix de marketing engloba os dois Ps acima, adicionando a isso o fato de ser determinante para entender o segmento no qual o seu negócio é realmente fundamental. Dominando isso, estratégias bem específicas de posicionamento de marca podem ser criadas, tornando seu negócio próspero.

PERFORMANCE

Diante do mercado, você está sendo bem sucedido?

Para chegar a essa resposta  você precisa de Indicadores-Chave de Performance (KPIs) bem definidos. Eles serão os guias para atingir objetivos, e obrigatoriamente devem ser mensurados ao longo desse caminho. A certeza do sucesso nos Ps acima é encontrada nesse item fundamental no Mix de Marketing.

Uma criação brasileira

Certo, você chegou até aqui e entendeu os Ps e seus fundamentos. Porém, ao usar os mecanismos de busca você se deparou com outros 8 Ps do Marketing Digital– que até colocam alguns conceitos até aqui apresentados. Aí a confusão bateu: em quem acreditar? Vamos com calma, ok!?

Essas teoria é de Conrado Adolpho, um professor e escritor brasileiro, que buscou adequar o mix de marketing especificamente ao universo on-line. A tese está dando tão certo, que hoje já é reconhecida internacionalmente.

Vamos passar rapidamente por cada um desses Ps:

PREPARAR, APONTAR….

Pesquisa

Quem é seu público-alvo e como ele se comporta na internet? A partir desse entendimento, você consegue engajar e captar possíveis clientes. Elabore sua persona!

Aliás, está muito mais fácil conhecer as características essenciais do público-alvo. As pesquisas são fortes aliadas para otimizar as estratégias de marketing do seu negócio.

Planejamento

Através do Planejamento, você conhece seus Fatores Críticos de Sucesso (FCS) na internet e consegue orientar a comunicação interna e externa do seu negócio.

Com base em dados e estatísticas a respeito do consumidor, você consegue planejar. Mídias digitais como sites e redes sociais, por exemplo, tornam-se canais de negócios e não mais meros cartões de visitas.

Produção

É o momento de unir marketing de conteúdo, tecnologia e design. É a montagem do esqueleto para todos os preparativos que serão colocados em ação. É a hora de fazer a estratégia sair do papel e torná-la prática.

Para auxiliar nisso, existem ferramentas de automação para SEO, agendamento, publicação, mensuração e anúncios, por exemplo. Tudo para facilitar a vida corrida do profissional de marketing.

Publicação

De conteúdos que interessem à sua persona. É hora de ser persuasivo. As publicações devem englobar vídeos, imagens, artigos que sejam compatíveis com o perfil do seu público. Elas atuam diretamente nas estratégias de Inbound Marketing.

Deste modo, aqui você trabalha táticas de SEO, que permitirão o ranqueamento no Google, bons resultados orgânicos e consequentes atração de leads e conversão de clientes.

FOGO!

Promoção

Desenvolvimento de campanhas com links patrocinados e o uso de palavras-chave no Google Adwords, por exemplo. Gera confiança pela viralização de conteúdos relevantes.

Propagação

Ascensão da presença online está ligada diretamente à autoridade que o público passa a perceber no seu negócio. A multiplicação do alcance do conteúdo se dá pela propagação natural das publicações em sites, blogs, e-commerce e redes sociais.

Personalização

Importância do cliente. Proximidade. Esse item é extremamente relevante para criar relacionamento e fidelizar o público-alvo.

Precisão

Mensuração. Com indicadores e métricas de cada ação é possível encontrar o que deu certo e errado. Desta forma é possível traçar novos caminhos ou potencializar o que já está excelente.

Personalização
Importância do cliente. Proximidade. Esse item é extremamente relevante para criar relacionamento e fidelizar o público-alvo.

Chegou a hora do P de praticar!

Prometemos e cumprimos. Temos certeza que o nosso propósito com esse artigo foi atingido com sucesso, e agora você sabe tudo sobre os 8 Ps do Marketing Digital. Estamos abertos aos seus comentários construtivos a respeito do seu novo aprendizado. Não deixe de interagir conosco.

A WebShare possui um time qualificadíssimo para lhe auxiliar em todas as suas estratégias, orientado para todos os Ps que você conheceu hoje. Esperamos o seu contato. Venha conhecer o nosso trabalho.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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