Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

Acessibilidade digital: Tismoo.me é a 1º rede social inclusiva do mundo

Camila
Redatora

28 DE junho DE 2021
tempo de
leitura:
7min

Quando falamos em acessibilidade digital estamos nos referindo a diversos recursos que possibilitam que todas as pessoas, independentemente de suas particularidades e dificuldades, tenham acesso a internet. Ou seja, que permita que elas não somente naveguem nas redes, mas, acima de tudo, compreendam e consigam interagir com qualquer indivíduo de forma independente, sem precisar do auxílio de alguém. 

Pensando nisso, uma startup criada por brasileiros decidiu inovar e criar a primeira rede social do mundo desenvolvida especialmente para portadores de Autismo e demais transtornos neurológicos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como a Síndrome de Rett, CDKL5, Síndrome de Timothy, Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Angelman, Síndrome de Phelan-McDermid, entre outras.

 

Intitulada Tismoo.me, a plataforma é pensada para quem busca por informações confiáveis relacionadas ao Autismo, tornando as pesquisas muito mais simples e descomplicadas. Nela é possível encontrar profissionais capacitados e dispostos a auxiliar cada usuário nessa jornada. Seu principal objetivo é conectar pessoas que fazem parte desse universo e ser uma ferramenta para a organização de dados de saúde sobre o assunto.

 

Acessibilidade digital: O que é Autismo?

 

O Autismo é uma síndrome caracterizada por gerar problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, normalmente diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade. Por conta desses sintomas as crianças identificadas com autismo apresentam algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás. 

 

A relevância da Tismoo.me e da acessibilidade digital

 

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial está dentro do espectro do autismo, a maioria sem diagnóstico ainda. Além disso, estima-se que existam 2 milhões de autistas no Brasil. De acordo com o idealizador da Tismoo.me, Francisco Paiva Junior, a falta de informação de qualidade e confiável a respeito de autismo é uma demanda latente em todo o mundo e, talvez, uma das principais causas para a dificuldade em diagnósticos e tratamentos mais precisos.

 

Assim, através da Tismoo.me, será possível organizar e estruturar as informações de saúde para ajudar autistas, familiares, profissionais de saúde e educação, instituições, empresas e cientistas a se conectarem, terem acesso a mais informação, além de ampliar o debate a respeito de autismo, síndromes relacionadas e todo este universo ligado ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

O intuito é que através disso se consiga identificar autistas com o perfil correto para cada estudo científico, incentivando a produção de estudos e pesquisas relacionadas ao autismo. Logo, não se trata de uma rede social apenas para fazer amigos, mas sim para proporcionar benefícios a todos os envolvidos.  

 

Sobre a acessibilidade digital

 

De acordo com a cartilha sobre acessibilidade digital produzida pelo World Wide Web Consortium (W3C) Brasil, a acessibilidade na web é definida como “a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente da sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso”. Ou seja, quando você investe e promove a acessibilidade digital está contribuindo para eliminar todas as barreiras na internet.

 

Como ser convidado para participar da Tismoo.me?

 

A Tismoo.me é uma rede social com acesso exclusivo a convidados. Veja duas formas de obter seu convite:

 

  • Visite a página da Tismoo.me nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram…) e veja quem dos seus amigos já nos curte. Provavelmente ele já está inscrito na Tismoo.me para lhe dar um convite ou dizer como conseguiu;

 

  • Poste nas suas redes sociais que você está a procura de um convite para a Tismoo.me que talvez um de seus amigos seja inscrito e possa lhe dar um convite ou dizer como conseguiu.

 

Ou se preferir, clique aqui, cadastre os seus dados e aguarde a Tismoo.me lhe enviar um convite exclusivo via email. É importante salientar que inicialmente poucas pessoas terão acesso à plataforma, mas dentro de alguns meses o cadastro será aberto a todos.

 

Confira o passo-a-passo, de como criar sua conta no aplicativo após receber o convite:

 

 

Em desenvolvimento desde maio de 2017 e lançada em novembro de 2020, a Tismoo.me contou com mais de 120 pessoas e profissionais para ser desenvolvida. A plataforma pretende beneficiar, só no Brasil, mais de 12 milhões de pessoas conectadas diretamente ao autismo. 

 

Compartilhe esse link se você achou esse conteúdo relevante e faça ele chegar em outras pessoas!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário