Funil de conteúdo: o que é, e quais suas principais etapas?

Imagem de um homem branco fazendo anotações em um caderno e mexendo no notebook ao mesmo tempo

Sumário

Qualquer empresa que deseja ter uma presença digital forte e atingir os primeiros lugares na SERP, deve investir em marketing de conteúdo. Entretanto, atrair potenciais clientes pode ser mais difícil caso você não utilize as melhores estratégias, como o funil de conteúdo.

Entender como essa prática funciona pode fazer toda a diferença para atrair e engajar a sua audiência de maneira eficiente e, dessa forma, conquistar resultados mais positivos no universo online. Mas afinal, o que é, de fato, o funil de conteúdo? 

Neste artigo, iremos explorar as características do funil de conteúdos, como criar um de forma eficaz e quais são suas etapas. Venha com a Webshare, agência pioneira na estratégia inovadora de SEO First no Brasil, descobrir tudo sobre uma das técnicas mais importantes para seu negócio prosperar na Web. 

O que é funil de conteúdos?

O funil de conteúdo, de maneira resumida, é uma estratégia de marketing digital, fundamental, utilizada para atrair e nutrir os leads pelos estágios da jornada de compra do cliente. Isso vai desde o primeiro contato do consumidor com a marca até o momento da conversão em venda.

É bom ressaltar que esse processo é divido em algumas etapas, cada uma com seus objetivos e tipos de conteúdos. Essas etapas são: topo, meio e fundo. Vamos explorar eles no próximo tópico. 

As etapas do funil de conteúdo e como funcionam?

O funil de conteúdo é dividido em três principais etapas, com características específicas e tipos de conteúdos, com o objetivo de guiar o cliente pela jornada de compra. Ou seja, são como peças que se encaixam perfeitamente no funil e se correlacionam. Vamos, então, entender cada uma dessas partes com algumas dicas. Mas é importante entender que essas recomendações não são fixas. 

Topo do Funil: despertando interesse

No topo do funil, a etapa da descoberta, o foco é produzir conteúdos para gerar tráfego orgânico. Por isso, aposte em produzir conteúdos que introduzam o público aos temas relacionados ao seu negócio de forma mais ampla e educativa possível. 

Os blogs, infográficos e vídeos são ótimas opções para gerar interesse inicial dos visitantes, pois são acessíveis e podem explicar facilmente conceitos complexos. E dentro dos blogs, modelos que incluem listas, comparações, checklists e perguntas são boas pedidas.  Lembre-se, o foco aqui deve ser educar e informar o público, conforme as necessidades.

Meio do Funil: nutrindo interesse

Nessa etapa, os clientes já entenderam quais são as suas necessidades, conhecem sua marca e buscam as melhores soluções. Portanto, produza materiais mais específicos sobre determinados temas, como e-book, webinars e artigos de blog mais aprofundados e detalhados. 

Aqui, também é  importante fornecer informações valiosas que ajudem o público a entender como sua empresa pode atender às suas necessidades, sem ser excessivamente promocional. Depoimentos e estudos são bons para reforçar sua credibilidade. 

Fundo do Funil: incentivando a ação

Na etapa final do processo,  os consumidores já estão prontos para tomar a decisão de compra. Sendo assim, dê ênfase aos conteúdos que destacam os benefícios exclusivos da sua marca, como comparações de produtos, demonstrações e testemunhos de clientes satisfeitos. 

Dessa forma, o seu conteúdo precisa ser voltado para convencer o consumidor que a sua solução é a melhor encontrada no mercado. Nesse contexto,é importante inserir chamadas para ação eficientes, servindo como guias dos usuários ao próximo passo.

Quais diferenças entre funil de conteúdo e funil de vendas?

Essa é uma dúvida bem recorrente. Embora ambas estratégias sejam essenciais para atrair e reter clientes, possuem diferenças em suas abordagens e objetivos. 

Como vimos até aqui, o funil de conteúdo foca exclusivamente na produção e compartilhamento de conteúdos para engajar a audiência o público-alvo pelos diferentes estágios da jornada de compra. 

Ou seja, tem como intuito atrair visitantes, transformá-los em leads e, em clientes, através de conteúdos, informativos e persuasivos, adaptados para cada fase da jornada do consumidor: topo, meio e fim do funil.

Já o funil de vendas, é mais voltado para a conversão dos leads. Tem o objetivo de detalhar as etapas específicas que um potencial cliente passa dentro do processo de vendas, desde o primeiro contato até a compra. 

Enquanto temos o funil de conteúdo como uma estratégia de marketing direcionada para a construção de relacionamentos, o funil de vendas é uma estratégia que está relacionada com a otimização do processo de vendas e a eficiência de conversão para leads qualificados em clientes  

No fim das contas, ambos são funis complementares. O funil de conteúdo alimenta o de vendas com leads educados e preparados para a compra. E o funil de vendas efetiva a venda a partir dessa preparação. 

Quais os benefícios de um funil de conteúdo bem feito?

Imagem mostra pessoas reunidas ao redor de uma mesa grande, com papei mostrando gráficos em papel e notebook aberto

Um funil de conteúdo bem estruturado, proporciona muitos benefícios essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento de sua marca no ambiente digital. Alinhando os conteúdos com as expectativas e necessidades do seu público em cada etapa do funil, você terá vantagens como:

  1. Aumento da visibilidade: conteúdos relevantes e informativos ajudam a melhorar o posicionamento nos motores de busca, atraindo mais visitantes ao seu site.
  2. Construção de autoridade: ao fornecer informações valiosas, sua marca se estabelece como referência no seu nicho de mercado.
  3. Engajamento do público: conteúdos direcionados mantêm o público interessado e engajado com a sua marca por um período maior de tempo.
  4. Geração de leads qualificados: um funil de conteúdo bem estruturado atrai e nutre leads de forma eficaz, preparando-os para a etapa de venda.
  5. Melhoria na conversão: conteúdos alinhados às necessidades específicas do público conduzem a uma maior taxa de conversão de leads em clientes.

Essas são apenas algumas vantagens que um funil de conteúdo eficiente pode proporcionar para o seu negócio. Além de melhorar o alcance da marca, impulsiona resultados tangíveis em vendas e fidelização de clientes.

Como desenvolver um funil de conteúdo eficaz?

Se você chegou até aqui, já sabe sobre as etapas do funil de conteúdo e da importância dessa estratégia para sua marca atingir outro patamar no acirrado mundo digital. Mas afinal, como criar um funil que seja realmente eficiente, trazendo os resultados desejados? Isso requer algumas análises e planejamento.

  1. Defina o público-alvo: o primeiro passo é entender quem são seu clientes ideias, seus problemas e necessidades 
  2. Mapeia a jornada do cliente: é essencial você analisar e identificar por quais etapas os seus clientes passam, desde o reconhecimento do problema à decisão de compra.
  3. . Desenvolva conteúdos relevantes em cada etapa: crie conteúdos específicos que atendam as necessidades do seu público em cada etapa do funil.
  4. Analise e otimize: faça o monitoramento do seu funil de conteúdo e faça ajustes caso necessário, para melhorar a performance. 

Seguindo esses passos, você poderá construir um funil de conteúdo que seja eficiente, provocando engajamento, atraindo leads e nutrindo eles até se tornarem clientes. 

A WebShare coloca o seu site em outro patamar

Como você acompanhou ao longo do artigo, o funil de conteúdo é um processo essencial para fazer com que o seu site deslanche e atinja melhores posições no ranking dos principais motores de busca. Mas para isso, é preciso muita estratégia para desenvolver cada etapa com eficiência, para engajar e atrair clientes. Portanto, nessa jornada, conte com a WebShare, agência pioneira na técnica revolucionária de SEO First no Brasil. 

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Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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