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Como mensurar leads telefônicos nas campanhas de marketing?

O time de marketing das empresas desempenha a função de entender a necessidade dos consumidores para assim direcionar seus esforços de forma mais eficaz. As campanhas elaboradas por esse setor tem como um dos propósitos a geração de leads telefônicos para a empresa.

Esses leads, por sua vez, são importantes meios para determinar quais esforços do marketing estão trazendo mais resultados, e por isso não devemos desperdiçar o potencial das ligações telefônicas, mas sim usar delas para trazer cada vez mais retorno para as empresas.

Pois é, parece muito bom para ser verdade, mas as campanhas de marketing já podem ser analisadas a partir da mensuração de leads telefônicos.

Mas como, de fato, mensurar os leads telefônicos das campanhas de marketing?

Vem que a gente te conta!

O que são leads telefônicos

Leads telefônicos são contatos originados através de uma ligação telefônica, bem simples né? Assim como os leads de formulário, os leads telefônicos deixam de ser “anônimos” e passam a ser oportunidades de negócios para a empresa desde o primeiro contato.

Os leads não são simplesmente contatos para a empresa, mas são incluídos nos esforços da organização, para criar um relacionamento entre si e, até mesmo, poderem ser amadurecidos e convertidos em clientes.

No entanto, a equipe de marketing, geralmente, desperdiça os dados que chegam através dos leads telefônicos, não sabendo qual ação, seja online ou offline, que levou o lead a entrar em contato com a empresa e, desse modo, sem direcionar suas campanhas de maneira mais eficaz.

E se a gente te disser que é possível mensurar as ações do marketing através da inserção de números em cada uma delas e, a partir disso, descobrir quais estão tendo melhores desempenhos. Como? Já te contamos.

Mensuração de campanhas offline e online

Vamos pensar assim: se cada ligação recebida pela sua empresa tivesse sido transferida de um número máscara que alguma pessoa obteve através de algum site, anúncio em uma mídia social ou em um outdoor, mas para cada um desses, o número máscara fosse diferente.

Assim, com um sistema de rastreamento de ligações seria possível saber qual número foi discado para realizar a chamada e, consequentemente, em que canal o número foi obtido e, a partir disso, ter conhecimento de qual propaganda está gerando mais ligações. Essa mensuração das ações de marketing são executadas por um software de call tracking.

Bem, de forma mais clara, cada campanha de marketing trará um número específico que, quando discado para uma ligação, seria transferido para um número único que, através de um sistema de rastreamento e captação de dados, consegue montar uma planilha de dados e relações de ligações recebidas a partir de qual canal.

Assim, o gestor de marketing teria a capacidade de analisar os dados do sistema e direcionar de forma mais efetiva e eficaz os seus esforços, de forma que volte com resultados dos investimentos feitos.

Entendido até aqui? Ótimo!

Pois bem, é por intermédio da gestão de dados obtidos em ligações que o profissional do marketing consegue mensurar as campanhas online e offline, podendo direcionar de forma mais assertiva seus esforços e com mais resultados.  

Resultados de mensuração com leads telefônicos

E como analisar os resultados obtidos?

Fácil, é possível obter uma comprovação dos resultados através das ligações geradas por cada campanha e analisar a diferença das taxas de conversões de uma empresa antes e depois de utilizarem um sistema de mensuração de leads telefônicos.

E de que maneira a mensuração de leads telefônicos vai advir na empresa como um todo?

Com as campanhas de marketing voltadas estrategicamente para aquelas com maior aceitação do público consumidor, isso resulta em investimentos mais direcionados e com menos desperdício, diminuindo os gastos do setor e, consequentemente, gerando mais lucro.

Além disso, a equipe de vendas proporcionará uma abordagem mais personalizada para cada ligação, sabendo qual veículo de comunicação que gerou interesse no cliente e o levou a realizar a chamada. Ou seja, mesmo com menos esforços deliberados do setor de venda e marketing é possível estabelecer um contato mais estreito com os clientes e suas necessidades, de modo a satisfazê-los com maior eficácia.

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