Ranqueamento no Google: perdi posicionamento. E agora?

Sumário

O fantasma da perda de posicionamento nos motores de busca assombra todo e qualquer especialista em SEO, especialmente quando se trata de ranqueamento no Google. Isso porque a gente sabe bem o quanto é difícil permanecer no topo da página de resultados (SERP), com uma concorrência acirrada em todo e qualquer segmento do mercado.

AFINAL, COMO MANTER-SE INTOCÁVEL NOS RANKINGS?

A verdade é que, diariamente, nossos conteúdos correm o risco de serem superados. Isso significa que não há garantias, apenas empenho e monitoramento constantes.

Sua estratégia sempre deverá visar PERMANÊNCIA. Planejar como meta apenas “CHEGAR LÁ” é sonhar pequeno. Acima de tudo, o material rico preparado com tanta dedicação precisa ser difundido e acertar em cheio no alvo de suas personas.

Quando tratamos de ranqueamento no Google, temos nas mãos duas possibilidades (ainda bem): PODEMOS SIM PREVENIR E, INCLUSIVE, REMEDIAR A PERDA DE POSICIONAMENTO NA SERP.

A WebShare lhe conta como tudo isso funciona, a partir de agora.

Ranqueamento no Google: como diagnosticar a queda?

Bravamente, dia após dia, lutamos para não deixar todo o trabalho dedicado à otimização cair por terra. Criamos conteúdo relevante ao nosso público, aplicamos todas as boas práticas que aprendemos e estamos sempre atualizados sobre as mudanças de algoritmo.

Não se assuste, você está na chuva para se molhar mesmo.

CONTEÚDO INDEXADO: É HORA DE OBSERVAR A GANGORRA.

Não será incomum haver oscilação de ranqueamento no Google. Entretanto, ao segredo para o sucesso é diferenciar a flutuação natural e momentânea de um tombo drástico e, aparentemente, irremediável.

ANALISE OS SEGUINTES ASPECTOS E EVITE A QUEDA DE RANQUEAMENTO NO GOOGLE:

#1 O QUE O ANALYTICS E O GOOGLE SEARCH CONSOLE MOSTRAM?

Lance mão das comparações e abuse dos dados. Veja como as páginas afetadas pela queda no ranqueamento comportaram-se em períodos anteriores. Nunca descarte a possibilidade de perda de ranking em razão da sazonalidade. Nestes casos, é sempre mais fácil recuperar posicionamento.

Lá no GSC, dê atenção à posição (média) de suas páginas e palavras-chave de foco, bem como os quantitativos de cliques e impressões.

#2 INFORME-SE SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

Comece as investigações mais profundas. A grande questão é: por que o Google preferiu posicionar melhor o conteúdo do seu concorrente?

Veja estas 7 razões para auxiliar no raciocínio:

  1. O material é mais interessante e responde melhor às dúvidas dos usuários? O Google BERT já está no ar e, talvez, seu Aprendizado de Máquina tenha enxergado algumas fraquezas na sua resposta.
  2. A taxa de cliques da outra página é superior?
  3. Não descarte os habituais “Testes do Google”.
  4. O tempo de permanência em suas páginas está sendo baixo?
  5. Usabilidade contribui para uma ótima experiência do usuário?
  6. Como são a Autoridade de Domínio e Autoridade da Página do concorrente?
  7. O link building é mais eficiente do que o seu?

#3 OLHE PARA O CONTEÚDO

Se tem uma coisa que o algoritmo do Google preza muito é a qualidade. E já que você caiu nos rankings, busque também uma possível justificativa no conteúdo oferecido às suas personas.

O concorrente fez melhor? Supere-o!

Corra atrás do prejuízo para retomar o lugar que você lutou tanto para conseguir.

Seja crítico com a construção de frases, certifique-se de deixá-las claras e didáticas. Verifique títulos, subtítulos, itens oferecidos (imagens, vídeos, passo a passo, tutoriais) e redirecione sua estratégia para uma linguagem em tom de perguntas e respostas – afinal, você deseja a posição zero.  Já mencionamos aqui que as pessoas questionam o Google com uma linguagem natural, parecida com aquela que adotamos em uma roda de amigos.

NUNCA DEIXE DE ATUALIZAR AQUILO QUE VOCÊ JÁ CONSTRUIU. OTIMIZE SEU TEMPO!

Objetive a proximidade, torne seus visitantes assíduos preocupando-se com suas intenções de busca, atraia-os e conquiste-os.

#4 SERÁ MESMO QUE SEU CONTEÚDO CAIU NO RANQUEAMENTO DO GOOGLE?

Há ocasiões, não raras, nas quais os relatórios podem ser imprecisos. Então segure esse desespero! Aguarde alguns dias, siga monitorando e veja o que os números lhe mostram.

  • Mais uma vez afirmamos: o Google está sempre inventando moda, e realiza testes sem parar;
  • O próprio sistema pode ter estar equivocado, e isso ficará claro se tudo voltar à normalidade nesse intervalo de tempo que você der;
  • Você pode ter interpretado mal os dados coletados.

O que fazer para reverter a queda no ranqueamento no Google?

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Pronto, após um diagnóstico aprofundado, houve a constatação: seu conteúdo realmente caiu no ranqueamento no Google.

Ainda assim o mundo não acabou, sendo totalmente possível encontrar uma saída e alcançar o topo da SERP novamente.

Confira as soluções que elencamos e aplique-as hoje mesmo em sua estratégia:

#1 SEMPRE HÁ ESPAÇO PARA MELHORAR OS CONTEÚDOS

Seja atualizando para as novidades relacionadas ao tema central ou retirando aquelas informações antigas que já não têm a mesma aplicação, o importante é que você não esqueça que tem muitos conteúdos bons para retirar da cartola.

Bem, todo bom produtor de conteúdo sabe bem que um link building qualificado continua sendo uma das formas mais eficientes de mostrar ao Google a seriedade de seus conteúdos. Denota autoridade e aumenta a credibilidade frente ao PageRank.

Verifique se houve perda de backlinks. Softwares como o Ahrefs lhe ajudam a identificar o problema.  Desta forma, você desvenda o mistério e reforça os vínculos de seus conteúdos em outros sites que são referência nos temas abordados pelo seu nicho.

#3 VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DE ALGORITMO DO GOOGLE?

Bem, se a sua rotina de produção de conteúdo não leva em consideração as mudanças nas exigências do buscador, revise esse conceito imediatamente.

Recentemente, as alterações relacionadas à Inteligência Artificial estiveram nos holofotes do marketing digital. Procure estar sempre atualizado e otimizar suas produções, assim as chances de queda no ranqueamento do Google diminuem consideravelmente.

Sim, as alterações internas também podem impactar no ranqueamento no Google. É natural que a equipe de desenvolvimento esteja atenta àquilo que afeta usabilidade e experiência do usuário e, para otimizá-las, promova mudanças.

Certifique-se de que a comunicação integre toda a equipe. Afinal, um time complementa o outro.

Porém, se alguém andou mexendo no conteúdo da página, aí o buraco é um pouco mais embaixo. Investigue se a estratégia para as palavras-chave sofreu modificações e o impacto disso em toda a estrutura que já estava montada. Talvez o caminho seja retroceder ao que estava dando certo antes. O jogo é sim de acerto e erro.

#5 VOCÊ OBSERVA A SUA CONCORRÊNCIA?

Vish, se a sua resposta for negativa, temos que sentar e conversar mais de perto.

No digital, a sua marca não é a única que pretende ganhar o coração dos públicos. Se o seu ranqueamento no Google foi ultrapassado pelo concorrente, provavelmente ele fez muito bem o trabalho de “espionagem” e, veja só, conseguiu tomar o seu lugar.

Ferramentas como o SemRush podem lhe dar uma forcinha nesse momento, nada de perder tempo catando manualmente cada um de seus adversários. Seja resiliente e não envergonhe-se de absorver e apropriar-se daquilo que está dando certo.

#6 SUA PÁGINA SUMIU DO GOOGLE?

Sua palavra-chave que ranqueava, de repente não posiciona sua página nem na vigésima sétima SERP do Google.

TAKE IT EASY!!

  • Veja se o problema é diretamente no site (para todas as suas palavras-chave) ou apenas algo pontual;
  • A causa mais comum é haver uma tag “no index” na página específica. Uma inspeção no código de fonte ajudará a identificar e solucionar a questão;
  • Se a página estiver selecionada no arquivo “Robot.txt”, o Google sequer terá condições de rastreá-la, quanto mais indexá-la;
  • Punições do Google também são fortes candidatas à exclusão de uma página das SERPs. Veja se há erros no Google Search Console, a partir daí inicie a jornada para entender o que houve de errado;
  • O GSC também lhe diz se a sua URL está no Google. Então vale conferir se está tudo certo por lá.

Previna a queda de ranqueamento no Google, converse com um especialista

Não seja relapso com seus conteúdos. Eles são valiosos para a sua marca e fazem toda a diferença na vida de suas personas.

Atente-se às mudanças constantes relacionadas ao universo do marketing digital, vista a camisa da otimização, crie materiais ricos e relevantes, e tenha o controle de toda a construção da vida online de seus negócios.

E para cuidar de suas estratégias de SEO, conte com os maiores especialistas em Google do Brasil. A WebShare tem um time completo, criativo e capacitado para lhe ajudar a conquistar mais tráfego orgânico, gerar awareness e levar sua marca ao topo.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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