#PraCegoVer: por que sua marca deve conhecer essa campanha

Sumário

Você já encontrou a #PraCegoVer no seu Instagram ou Facebook? Algumas marcas gigantes como a Coca-Cola e Avon, por exemplo, a trazem sempre em suas postagens. Mas você sabe por que elas fazem isso? E mais, quer saber por que sua marca deveria conhecer e, inclusive, aderir à campanha?

Vamos lá!

O que é a #PraCegoVer?

Este é um projeto da baiana Patrícia Silva de Jesus, mais conhecida como Patrícia Braille. Ela é uma especialista e referência nacional quando o assunto é acessibilidade para deficientes visuais.

Pensando na dificuldade dessas pessoas em utilizarem as redes sociais, Patrícia criou esse movimento para mobilizar, conscientizar e, claro, tornar o digital acessível.

Vale ressaltar que a palavra cego não é pejorativa, sendo um dos termos corretos para falar de pessoas com deficiência visual. Além disso, a própria #PraCegoVer é uma brincadeira, que busca chamar a atenção e impactar para este problema.

É claro que a hashtag não fará a pessoa enxergar. O “ver” que a Patrícia Braille escolheu utilizar é no sentido “ter acesso”.

Mas como funciona a #PraCegoVer?

A #PraCegoVer nada mais é do que uma descrição da imagem, seguindo o mesmo princípio da Audiodescrição. A Audiodescrição é tradução de imagens em som, produzida para pessoas cegas e, que tem ajudado até mesmo pessoas com dislexia e outros transtornos.

Porém, como estamos nas redes sociais, não há som e sim, uma descrição da imagem em texto. Como isto ajuda? Bem, milhares de pessoas com deficiência visual utilizam as redes sociais com programas leitores de tela, que transformam o conteúdo escrito das páginas em som.

É aí que entra a #PraCegoVer. O conteúdo é transformado em áudio, no entanto, ele não consegue ler imagens, daí a necessidade de ter uma descrição para que a pessoa tenha conhecimento daquele conteúdo.

pra cego ver webshare

Por que a sua marca deve aderir ao #PraCegoVer?

  • POSTE UM CONTEÚDO

  • NA LEGENDA, COLOQUE A #PRACEGOVER

  • COMECE A DESCREVER O CONTEÚDO DA IMAGEM PELO FORMATO: É UMA FOTO? UMA ILUSTRAÇÃO? UM CARTUM?

  • NA SEQUÊNCIA, COMECE A EXPLICAR DA ESQUERDA PARA A DIREITA, DE CIMA PARA BAIXO, IGUALMENTE AO NOSSO PROCESSO DE LEITURA OCIDENTAL

  • FALE SOBRE AS CORES: A FOTO É PRETA E BRANCA? SE FOR COLORIDA, CITE AS CORES

  • CRIE UMA SEQUÊNCIA LÓGICA NA SUA DESCRIÇÃO. CITE TODOS ELEMENTOS DE UM PONTO, DEPOIS DO PONTO LADO E ASSIM POR ADIANTE

  • USE FRASES SIMPLES

  • EVITE ADJETIVOS

Que tal se tornar mais inclusivo?

Você sabia que existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil? Sendo que 585 mil são totalmente cegas. Essas pessoas mantém hábitos comuns a todas as demais pessoas, mas são, normalmente, ignoradas por empresas, instituições e marcas.

Logo, são milhões de pessoas que não possuem acesso a sua empresa, mas que são consumidoras ativas no mercado. Pessoas estas com gostos, preferências, estilos e que estão em busca de experiências.

Assim, ao aderir a #PraCegoVer, além de se tornar acessível e contribuir para o contexto social no qual estamos inseridos, você consegue atingir milhões de pessoas.

Demais, né?

Como utilizar a #PraCegoVer?

Como você viu, a #PraCegoVer é bastante simples de ser utilizada, sem custos ou trabalho extra. Basta descrever o conteúdo visual da sua imagem.

Na WebShare nós trabalhamos com a hashtag em nossas redes sociais e também implementamos a iniciativa nos perfil dos nossos clientes e parceiros.

Caso você tenha ficado em dúvidas ou queira saber mais sobre projetos de acessibilidade, converse conosco! Nossa equipe irá orientar você.

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