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#PraCegoVer: por que sua marca deve conhecer essa campanha

Você já encontrou a #PraCegoVer no seu Instagram ou Facebook? Algumas marcas gigantes como a Coca-Cola e Avon, por exemplo, a trazem sempre em suas postagens. Mas você sabe por que elas fazem isso? E mais, quer saber por que sua marca deveria conhecer e, inclusive, aderir à campanha?

Vamos lá!

O que é a #PraCegoVer?

Este é um projeto da baiana Patrícia Silva de Jesus, mais conhecida como Patrícia Braille. Ela é uma especialista e referência nacional quando o assunto é acessibilidade para deficientes visuais.

Pensando na dificuldade dessas pessoas em utilizarem as redes sociais, Patrícia criou esse movimento para mobilizar, conscientizar e, claro, tornar o digital acessível.

Vale ressaltar que a palavra cego não é pejorativa, sendo um dos termos corretos para falar de pessoas com deficiência visual. Além disso, a própria #PraCegoVer é uma brincadeira, que busca chamar a atenção e impactar para este problema.

É claro que a hashtag não fará a pessoa enxergar. O “ver” que a Patrícia Braille escolheu utilizar é no sentido “ter acesso”.

Mas como funciona a #PraCegoVer?

A #PraCegoVer nada mais é do que uma descrição da imagem, seguindo o mesmo princípio da Audiodescrição. A Audiodescrição é tradução de imagens em som, produzida para pessoas cegas e, que tem ajudado até mesmo pessoas com dislexia e outros transtornos.

Porém, como estamos nas redes sociais, não há som e sim, uma descrição da imagem em texto. Como isto ajuda? Bem, milhares de pessoas com deficiência visual utilizam as redes sociais com programas leitores de tela, que transformam o conteúdo escrito das páginas em som.

É aí que entra a #PraCegoVer. O conteúdo é transformado em áudio, no entanto, ele não consegue ler imagens, daí a necessidade de ter uma descrição para que a pessoa tenha conhecimento daquele conteúdo.

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Por que a sua marca deve aderir ao #PraCegoVer?

Você sabia que existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil? Sendo que 585 mil são totalmente cegas. Essas pessoas mantém hábitos comuns a todas as demais pessoas, mas são, normalmente, ignoradas por empresas, instituições e marcas.

Logo, são milhões de pessoas que não possuem acesso a sua empresa, mas que são consumidoras ativas no mercado. Pessoas estas com gostos, preferências, estilos e que estão em busca de experiências.

Assim, ao aderir a #PraCegoVer, além de se tornar acessível e contribuir para o contexto social no qual estamos inseridos, você consegue atingir milhões de pessoas.

Demais, né?

Como utilizar a #PraCegoVer?

  • Poste um conteúdo

  • Na legenda, coloque a #PraCegoVer

  • Comece a descrever o conteúdo da imagem pelo formato: é uma foto? Uma ilustração? Um cartum?

  • Na sequência, comece a explicar da esquerda para a direita, de cima para baixo, igualmente ao nosso processo de leitura ocidental

  • Fale sobre as cores: a foto é preta e branca? Se for colorida, cite as cores

  • Crie uma sequência lógica na sua descrição. Cite todos elementos de um ponto, depois do ponto lado e assim por adiante

  • Use frases simples

  • Evite adjetivos

Que tal se tornar mais inclusivo?

Como você viu, a #PraCegoVer é bastante simples de ser utilizada, sem custos ou trabalho extra. Basta descrever o conteúdo visual da sua imagem.

Na WebShare nós trabalhamos com a hashtag em nossas redes sociais e também implementamos a iniciativa nos perfil dos nossos clientes e parceiros.

Caso você tenha ficado em dúvidas ou queira saber mais sobre projetos de acessibilidade, converse conosco! Nossa equipe irá orientar você.

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