Scroll to text: um novo jeito para fazer link building no Chrome

Sumário

Você não precisa de conhecimentos aprofundados em SEO ou marketing de conteúdo para saber a importância do link building para o Google, não é?  Esse fator tem um peso bastante relevante para quem está na disputa entre os primeiros resultados do buscador. Pois bem, um novo recurso que, em breve, será lançado pelo Chrome irá mudar a forma como se faz link building. Vem aí o Scroll to text.

Scroll to text nada mais é do que uma atualização a qual irá permitir ao usuário fazer um link direto para uma parte específica de uma página. É, na verdade, aquilo que o YouTube já faz ao permitir criar links no ponto específico que se quer o começo do vídeo.

Mas pode ficar tranquilo, vamos explicar tudo isso com calma e bastante detalhes a seguir.

Vamos lá?

Antes de mais nada, vale reforçar como o link building é essencial para um bom ranqueamento no Google. Afinal, ele é um excelente critério para medir a relevância e também a popularidade de algum domínio na internet.

Ou seja, o Google irá avaliar o seu site também pelos links que ele recebe. Porque isso ajuda a mostrar e indicar sites confiáveis, é como um sistema de votos no qual as páginas “elegem” outras páginas para os seus usuários.

É claro que isso precisa ter qualidade, pois o buscador é capaz de analisar diversos fatores relacionados àquele link. Por exemplo, o contexto no qual ele aparece e o texto que está nesse link.

Não tente enganar o Google. O buscador identifica se os links realmente fazem sentido com o seu conteúdo. E mais: irá penalizar caso registre que há alguma anomalia. Por isso, atenção redobrada com essa tarefa. Não esqueça que estamos lidando com inteligência artificial.

Pois bem, atualmente esses links entre as páginas são feitos em palavras ou mesmo frases que irão levar o usuário até outra página que esteja falando sobre aquele assunto.

Com o Scroll to text, o Google Chrome pretende liberar mais permissões como a possibilidade de criar links que direcionem para parágrafos ou trechos específicos da página. A ideia é que essa configuração apareça em um fragmento da URL.

O que se ganha com isso? Bem, como não pode linkar essa parte específica hoje, o engajamento do público é diretamente afetado e, quando o acesso é via mobile, a navegação se torna ainda mais difícil. A proposta é, mais uma vez, facilitar a experiência do usuário o máximo possível.

Scroll to text também para os mecanismos de busca

Essa funcionalidade também estará aplicada na página de busca do Google e promete facilitar muito a vida dos usuários. Afinal, será possível achar um link que vai direto para a parte da página que se deseja acessar e ler.

Mais uma vez, encontrar informação ficará mais prático e direto esse processo dos usuários recebe mais uma otimização. Mas o SEO também sentirá o impacto. Pois, com isso, um conteúdo específico da sua página poderá receber diversos backlinks externos para outros trechos específicos.

Na prática? Aumenta o número de textos âncora apontando para aquele texto e também amplia o número de palavras-chave que um único conteúdo poderá ranquear.

Como por o Scroll to text em prática?

O novo recurso será liberado em breve, mas enquanto isso você pode ir revisando o seu conteúdo e estudando as possibilidades de link building, certo? Mas, não precisa se preocupar.

Caso você não tenha muita experiência com isso ou não queira usar o recurso de forma errada, conte com a ajuda do nosso time de especialistas. A equipe WebShare está preparada para responder todas as suas dúvidas e encontrar as melhores estratégias para o seu negócio.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?