Pesquisa por Voz: 4 Tipos de SEO para Otimizar o seu Site o Quanto Antes

Sumário

A pesquisa por voz, a cada dia, conquista uma fatia maior de usuários e já comprovou que não é passageira. Mais do que isso, ela se mostra como uma estratégia de SEO essencial a partir de agora.

Para se ter ideia, ano passado, o recurso já estava presente em 33 milhões de dispositivos, sendo utilizado por 40% do público adulto diariamente.

Desde 2016, a pesquisa por voz tem aumentando sua popularidade. Naquele ano foram registradas 35 vezes mais consultas sobre o recurso na internet do que no ano do seu lançamento em 2008.

Com a Siri, Google Assistant e Cortana este tipo de pesquisa se tornou ainda mais presente na vida dos usuários por estar disponível em qualquer smartphone.

A ferramenta invadiu também a casa destes usuários, com o surgimento de recursos como o Amazon Echo e o Google Home, que realizam as mais diferentes ações frente a comandos de voz, como acender luzes ou informar a previsão do tempo.

A expectativa, segundo a ComScore, é que até 2020, 50% de todas as buscas serão via voz e 30% das pesquisas serão realizadas sem uma tela. Ou seja, se o comportamento dos usuários está mudando, a forma de rankeamento do Google também está.

Em termos de SEO, você sabe o que significa? Nós listamos 4 dicas para você otimizar o seu site e já se preparar.

1- Aponte para os snippets em destaque

Tanto o Google Home quanto o Google Assistant leem os snippets em destaque na hora de responderem a pesquisa por voz. Logo, você precisa estar em dia com algumas práticas como:

-liste perguntas específicas e as responda, ela pode ser apresentada como um H2 e a resposta, na sequência, no corpo do texto diretamente abaixo.

-seja conciso no que você está respondendo, afinal o Google busca a melhor resposta, que precisa ser clara e legível.

-nunca esqueça que as pesquisas por voz são mais conversacionais do que as por escrito e é preciso refletir isso no tom de voz do texto.

2- Como está o seu SEO local?

Você sabia que 39% dos usuários que utilizam os comandos de voz estão buscando informações comerciais?

Isto significa que você precisa conferir a página do seu negócio no Google e confirmar se está atualizada, se os dados de endereço, telefone e horário de funcionamento estão corretos.

Assim, quando um usuário questiona “onde está a minha pizzaria mais próxima” você será indicado corretamente como uma opção para o cliente em potencial.

3- Já testou a velocidade do seu site hoje?

Mesmo com os dispositivos para casa, a pesquisa por voz é majoritariamente feita em aparelhos mobile. Logo, é imprescindível que o seu site seja otimizado para este formato.

Pesquisas indicam que uma página que leva cinco segundos para carregar tem 90% mais chance de ser rejeitada do que aquelas que levam um segundo.

4- Acompanhe os dados

É possível que, em breve, o Google esteja incluindo os dados sobre pesquisa de voz no Search Console como um novo item independente dos demais já apresentados.

Na verdade, isto somente não aconteceu até agora porque as pesquisas de voz costumam ser mais longas que as pesquisas por teclado e isto pode provocar um conflito no sistema do Search Console.

Ainda não há prazo, o problema deve ser solucionado em breve.

Imersão Califórnia

E você, já estava por dentro da consolidação da pesquisa por voz? É um dos assuntos que está em alta nos Estados Unidos, principalmente pela expectativa de que o mercado chegue a valer US$ 601 milhões até 2019.

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