Glossário WebShare

Ajudamos você a desmistificar o marquetês!

Glossário

O que é Prova Social?

No marketing digital, a prova social é qualquer evidência de que alguém já fez uso do produto ou serviço. E mais do que isso, tem uma opinião sobre a marca. Essa opinião pode estar presente em comentários nas redes sociais, reclamações em fóruns específicos, avaliações, depoimentos, ou simplesmente a recomendação “boca-a-boca” tão comum entre amigos e familiares.

 

Fatores determinantes para a prova social

A influência da prova social depende de alguns fatores determinantes. Sendo eles: escala, similaridade, ambiguidade, atração e autoridade. Vamos entender um pouco sobre eles:

Escala: trabalha exatamente com a quantidade de pessoas. O público aceita melhor ou valoriza os serviços ou produtos com mais adeptos. Ou seja, mais pessoas falando sobre o assunto.

Similaridade: as pessoas tendem a ouvir ou prestar mais atenção em opinião de pessoas que possuem semelhanças com elas. O marketing de influência trabalha muito nesse quesito, pois o público identifica uma similaridade.

Ambiguidade: as pessoas aceitam com maior facilidade uma opinião dita pela maioria. Geralmente, há um receio para o primeiro contato ou primeira experiência, por isso a busca em ouvir de alguém que já passou pelo processo. E nesse caso, a opinião da maioria é validada.

Atração: o ser humano tende a ouvir o comentário de alguém que admira. É por esta razão que a opinião de familiares e amigos são tão consideradas.

Autoridade: levamos muito em conta a opinião de especialistas no assunto ou com grande influência sobre o tema.

 

Benefícios da Prova Social

A prova social pode ser uma grande aliada no seu negócio. Confira!

Aumentar sua autoridade: Quanto maior e melhor for sua prova social, mais autoridade sua empresa terá naquele mercado.

Melhorar a transparência: Cada vez mais, a transparência é algo que as pessoas valorizam por parte do governo e das empresas. Todo produto e serviços tem suas particularidades, e as avaliações e comentários farão com que a pessoa veja se o produto é para ela ou não.

Possuir mais avaliações: Lembra do princípio da escala? Quanto mais pessoas estiverem falando sobre a sua marca, melhor.

Aumentar as taxas de conversão: A taxa de conversão é a relação de visitantes que realizam alguma ação de interesse em seu site ou loja virtual. A prova social pode ajudar a melhorar as taxas de conversão do seu site, seja de compras, pedidos de orçamento, downloads, entre outros.

Crescimento da empresa: É óbvio que a prova social sozinha não faz verão. Uma boa gestão financeira, de negócios, marketing e inovação são muito importantes. Entretanto, a prova social potencializa o crescimento do seu negócio.

Muitas possibilidades orgânicas: Outro ponto de muita importância sobre a prova social são as oportunidades de aumentar as vendas sem colocar a mão no bolso. Isso porque as próprias redes sociais permitem que as pessoas avaliem um negócio e, sabemos que clientes satisfeitos não se importam em dar um depoimento positivo.

Aprofunde seus conhecimentos em estratégias de marketing digital

Nossos especialistas irão deixar você por dentro do que há de mais recente no vasto mundo da tecnologia e do marketing digital.

Ir para o Blog

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.