algoritmo-do-instagram-como-usar-ele-a-seu-favor-webshare

Algoritmo do Instagram: como usar ele a seu favor?

O poder do Instagram é inegável. Hoje, a rede ultrapassa a marca de 1 bilhão de usuários ativos, em todo o mundo, mensalmente. Basta pensar nos seus hábitos: quantas vezes você acessa a rede para conferir novidades, ver o que seus amigos estão fazendo ou compartilhar algo? Pois é, todo esse alcance e as vezes poucas curtidas. O que acontece? Como funciona o algoritmo do Instagram?

Fique tranquilo, vamos explicar isso nos mínimos detalhes para você e ajudá-lo a usar essas regras a seu favor. Vamos nessa?

O feed cronológico x o feed otimizado

Se você já tem sua conta ou a conta da sua empresa há alguns anos deve lembrar de que o feed do Instagram era cronológico, ou seja, o conteúdo aparecia de acordo com a ordem de postagem.

Foi então, em 2016, que a rede social decidiu mudar isso. A ideia passou a ser priorizar a experiência de cada usuário. Foi assim que o feed cronológico saiu de cena e os posts mais relevantes passaram a aparecer no topo para os usuários, conforme seus interesses.

Este foi o primeiro passo do algoritmo do Instagram: mostrar aquilo que o usuário mais busca em primeiro lugar. Para isso, foi desenvolvida uma lógica baseada em três grandes princípios:

  • Engajamento:

Quanto mais curtidas e comentários um post tiver, mais são as suas chances de aparecer para mais pessoas. Fique atento, os primeiros instantes após a postagem são essenciais para definir se a rede irá dar mais destaque para aquele post ou não.

  • Temporalidade:

A ordem cronológica não existe mais, mas a temporalidade nunca saiu de cena. Os conteúdos recentes sempre serão priorizados. 

  • Relacionamento:

Os perfis os quais você mais se relaciona, sejam pessoais ou marcas, serão priorizados no seu feed. Para isso, o algoritmo analisa seus comentários, buscas dentro da plataforma e compartilhamento de posts e stories com seus amigos.

O que tudo isso significa para a conta do seu negócio na rede social? Que você precisa se esforçar muito e ser realmente relevante para os seus seguidores.

E não esqueça: mesmo que eu e você sigamos exatamente as mesmas contas no Instagram, nós iremos interagir de forma diferente e, por consequência, nossos feeds serão diferentes. O que vale para todos: cada feed é exclusivo.

Também influencia…

Para conseguir bons resultados no Instagram é preciso pensar no todo. Por exemplo, se um usuário segue muitas pessoas, é improvável que ele consuma todo o conteúdo do dia da rede social. Por isso é essencial monitorar os horários mais acessados pelas suas personas, para calcular o melhor momento de postar.

Outro ponto importante é considerar que o usuário possa entrar poucas vezes ao dia na sua conta. Ao fazer isso, os algoritmos irão mostrar os posts mais importantes e com maior potencial de engajamento.

De novo: conhecer sua persona e seus hábitos é essencial.

Jogo rápido: mitos e verdades sobre o algoritmo do Instagram

O algoritmo prefere vídeos

Não é verdade. Os vídeos serão priorizados caso o algoritmo entenda que você prefere consumir vídeos a fotos. Logo, a percepção é individual.

Postar muito faz perder posição

O Instagram não penaliza os usuários por excesso de posts. No entanto, recomenda bom senso com relação a poluição do feed. Uma ótima solução para isso é o recurso de álbum.

Fazer stories ajuda o perfil a crescer

Você pode fazer 1 story ou 15, o que realmente irá fazer seu perfil crescer é produzir conteúdo relevante. O número não influencia nos resultados nem é penalizado ou celebrado pelo algoritmo.

Contas verificadas e empresariais recebem preferência

A rede afirma que trata todos os perfis da mesma forma, no entanto, ter uma conta comercial para a sua empresa é essencial para passar autoridade e gerar reconhecimento por parte do público.

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

Aposte em conteúdo de qualidade

Saiba com quem você está falando

Não existe segredo ou técnica de marketing que supere isso: para gerar resultado, engajamento e vendas é preciso produzir conteúdo de qualidade e relevante. Quanto mais você entregar isso e de forma contínua e alinhada, mais o algoritmo irá valorizar você.

Lembra que falamos sobre o fator relacionamento? Isto é importante para a rede e requer que você conheça seu público. É preciso muita pesquisa e planejamento para produzir e entregar exatamente aquilo que a sua persona quer receber.

Deixe claro o que você está falando

Seja o engajamento que você quer

Quanto mais recursos você usar, mais o algoritmo irá entender o objetivo da sua postagem. Isto é: localização, marcações e hashtags são essenciais. Tudo o que for relevante ao seu segmento precisa estar ali.

As pessoas estão buscando interagir com outras pessoas e não com máquinas. Por isso, não seja frio. Como? Curta os comentários, responda, mande directs, curta posts que estão relacionados com a sua marca. Tudo isso é essencial.

Precisando de uma ajuda para sua rede crescer e seu engajamento aumentar? Conte com o auxílio do nosso time de especialistas em redes sociais e faça seu negócio crescer! Entre em contato agora.

Comentários

comentários