Canibalização de keyword: como evitar? 

Sigla SEO em branco e no lugar da letra "o" está um alvo com três fechas azuis bem no centro.

Sumário

A canibalização de keyword é, de fato, um problema para as estratégias de SEO. Mas você sabe o que esse termo significa? Trata-se de um fenômeno que acontece até com certa frequência, onde páginas de um mesmo site começam a competir pelos mesmos termos de pesquisa. 

Essa prática é problemática, pois pode diluir a relevância dos sites nos principais buscadores, como o Google e, com isso, diminuir a eficiência do conteúdo, podendo perder posições nos rankings. Você não quer que aconteça isso, não é mesmo? 

Então, para entender como acontece a canibalização de keyword e como evitá-la, vanha com a WebShare. Somos a primeira e única agência SEO First do Brasil e iremos te ajudar, através deste conteúdo, a entender melhor sobre esse assunto tão importante para as estratégias de otimização..Vamos juntos!

O que é canibalização de keyword?

A canibalização de keyword é um termo utilizado quando acontece páginas do mesmo site competirem entre si pelas mesmas palavras-chaves ou semelhantes nos motores de busca. Falando assim você já deve estar achando que é algo muito prejudicial, e é mesmo. 

Essa competição acaba impactando negativamente no desempenho do próprio site nas estratégias de SEO, enfraquecendo a relevância dessas páginas na avaliação dos buscadores, como o Google. Ou seja, ao invés de fortalecer uma página específica do site para uma palavra-chave importante, ocorre uma competição interna que acaba reduzindo o potencial de tráfego orgânico e a eficiência do conteúdo. 

O motivo para a canibalização pode ser devido a estratégias de conteúdo mal estruturadas, falta de entendimento sobre a intenção de busca dos usuários ou até mesmo uma estrutura de site inadequada. Portanto, para garantir um planejamento eficaz de SEO, é preciso identificar esse problema e resolver rapidamente. 

Canibalização de Keyword é um problema para o SEO

Imagem mostra um teclado de computador, com teclas brancas, focando em três vermelhas om smiles tristes desenhados nelas.

Como mencionamos no tópico anterior, a canibalização de keywords afeta diretamente nas táticas de SEO. Agora vamos explorar quais os principais motivos que fazem com que esse fenômeno atrapalhe o bom planejamento e otimização de seu site. 

  • Diluição da autoridade de página: com várias páginas competindo pela mesma keyword, o valor de SEO fica dividido entre elas, reduzindo a autoridade que cada página poderia ter individualmente.
  • Conflito nos rankings de busca: a canibalização traz uma instabilidade nos rankings, pois o motor de busca fica confuso sobre qual página deve ser a mais relevante para determinada pesquisa.
  • Conteúdo redundante: a repetição de conteúdo similar para as mesmas keywords pode ser vista como algo redundante, afetando a experiência do usuário e a percepção de valor do site.
  • Redução do tráfego orgânico: com a diluição da autoridade e instabilidade nos rankings, o tráfego orgânico pode ser afetado negativamente, reduzindo o número de visitantes no site.
  • Dificuldade na conversão de usuários: com várias páginas competindo pelas mesmas keywords, os usuários podem se deparar com conteúdos menos atraentes para suas intenções de busca, afetando negativamente as taxas de conversão.

Esses são apenas alguns dos principais pontos prejudiciais quando a canibalização de keywords acontece. Mas como fazer para identificar quando está ocorrendo? É isso que veremos no próximo tópico. 

Como identificar a canibalização de keywords?

Para corrigir o problema de canibalização de keywords, obviamente, é preciso primeiro identificá-lo. Mas como? A chave de tudo é analisar alguns fatores e constatar alguns  sinais claros de que isso está acontecendo. Para ajudar você, listamos abaixo algumas maneiras de identificar essa prática. Acompanhe! 

Análise de rankings de palavras-chave

Verifique se há mais de uma página do seu site aparecendo para a mesma pesquisa de palavras-chave. Se diferentes páginas estão alternando posições ou aparecendo para a mesma busca, pode ser um sinal de canibalização.

Revisão de conteúdo e meta tags

Faça uma análise do conteúdo e das metas (títulos, descrições) de suas páginas. Se páginas distintas estiverem utilizando palavras-chave idênticas ou muito semelhantes em locais importantes, pode indicar a ocorrência de uma competição interna.

Uso de ferramentas de SEO

Utilize ferramentas de SEO, como Google Analytics e Google Search Console, para monitorar o desempenho das suas palavras-chave. Se você observar queda no tráfego ou nas classificações de uma página quando outra é atualizada pode ser um indício de canibalização.

Auditoria de links internos

Examine a estrutura de links internos do seu site. Ter um  grande número de links internos apontando para páginas diferentes com o mesmo âncora de texto faz com que os motores de busca fiquem confusos sobre qual página é a mais relevante para aquela palavra-chave.

Análise de intenção de busca

Considere a intenção por trás das buscas das suas keywords. Caso várias páginas estejam sendo otimizadas para palavras-chave com a mesma intenção de busca, pode levar a uma competição entre as páginas.

Sendo assim, ao compreender onde e como esse problema ocorre, é possível tomar medidas corretivas eficazes, garantindo que cada página tenha a melhor chance de se evoluir nos motores de busca. A seguir, veremos como solucionar esse problema. 

Como evitar a canibalização de keywords?

Para evitar a canibalização de keywords, é essencial adotar algumas estratégias específicas que garantam a relevância de cada página do seu site em relação às palavras-chave. Veja aqui algumas abordagens eficientes. 

Planejamento estratégico de conteúdo

Antes de criar novas páginas, elabore um planejamento cuidadoso do conteúdo. Tenha certeza de que cada página tenha um propósito único e seja otimizada para um conjunto distinto de palavras-chave.

Auditoria regular do site

Faça auditorias de SEO regularmente para identificar páginas que possam estar competindo pelas mesmas keywords. Isso inclui algumas ações como revisar títulos, descrições, conteúdo e meta tags.

Uso de palavras-chave variadas

Varie as palavras-chave usadas nas páginas. Utilize sinônimos e variações de cauda longa para diferenciar as páginas e alinhar com as intenções de busca específicas dos usuários.

Consolidação de conteúdo

Quando identificar páginas competindo pelas mesmas keywords, considere consolidá-las. Isso pode envolver a fusão de conteúdos similares em uma página mais forte e bem estruturada.

Estruturação adequada do site

Organize seu site de forma lógica. Isso significa criar uma hierarquia clara de informações e utilizar URLs que reflitam o conteúdo de cada página.

Uso correto de links internos

Ao criar links internos, certifique-se de que eles apontem para a página mais relevante e importante para a palavra-chave específica. Mas atenção, evite criar muitos links para páginas diferentes usando o mesmo texto âncora.

Monitoramento contínuo

Use ferramentas de SEO para monitorar o desempenho das suas palavras-chave. Essa ação ajudará a identificar rapidamente problemas de canibalização para você tomar medidas corretivas.

Ao implementar essas práticas, é muito possível melhorar de maneira significativa a visibilidade e a eficácia do seu site nos motores de busca.

Impulsione o seu negócio no digital com a WebShare

As práticas de SEO são praticamente obrigatórias para fazer com que o seu site possa prosperar no tão competitivo universo digital. Mas para isso, é preciso desenvolver estratégias bem estruturadas e eficazes para evitar problemas como a canibalização de keywords. 

Então, nada melhor do que contar com alguém que realmente entende do trabalho. E é aí que a WebShare, primeira e única agência SEO First do Brasil, pode ajudar você nessa jornada. 

Através de toda expertise da nossa equipe altamente capacitada em SEO, podemos elaborar as melhores estratégias personalizadas para a sua empresa, elevando a presença do seu negócio nos principais motores de busca. Sendo assim, com nosso vasto conhecimento, o seu negócio pode atingir excelentes resultados e chegar a outro patamar. 

Então não espere mais para elevar a presença digital do seu site. Entre em contato conosco, agende uma reunião e descubra como o nosso trabalho pode abrir novas oportunidades para você. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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