Tendências de SEO para 2024

Imagem mostra um teclado preto com letras verdes luminosas e no centro um tecla escrito SEO no centro de uma engrenagem

Sumário

Novas tendências de SEO (Search Engine Optimization) surgem no horizonte do ano de 2024 e, portanto, é preciso estar preparado para se manter competitivo no mercado. Fatos como a rápida evolução da inteligência artificial, o aumento das pesquisas por voz e o foco voltado, cada vez mais, para conteúdos de qualidade fazem parte do leque de novas estratégias de otimização que causaram surpresa em muitos analistas. 

O futuro promete ser desafiador, mas fique tranquilo. Nós da Webshare, a primeira e única agência SEO First do Brasil, estamos aqui para ajudar você a entender as novas estratégias de SEO que estão por vir, através deste conteúdo. 

Então se prepare para mergulhar nesse universo em plena transformação. Venha conosco, decifre as tendências de SEO para 2024 e fique à frente da concorrência!

10 tendências de SEO para 2024

Mulher mexendo em notebook. A sigla SEO está na tela do computar, no centro de um círculo colorido e desenhos representando métricas para a otimização. Ao lado, papéis com gráficos coloridos também

O mundo digital gira por meio do dinamismo e, sendo assim, muitas novidades acabam surgindo para gerar mais resultados. Sendo assim, por estar embaixo do guarda-chuva do marketing digital, com o SEO não é diferente. Ou seja, é dever de qualquer empresa que deseja continuar com potencial competitivo, estar sempre se atualizando. É por isso que agora nós vamos mostrar para você quais são as novas estratégias de SEO para 2024. Vamos  a elas! 

1- Inteligência artificial e SEO

A inteligência artificial está desempenhando um papel altamente relevante no universo do SEO, otimizando as estratégias. As ferramentas de aprendizagem de máquina estão decifrando padrões de comportamento dos usuários e, assim, possibilitando que os motores de buscas ofereçam resultados mais personalizados. Isso quer dizer que a partir de agora, as estratégias de SEO precisam ser muito mais  focadas nas pessoas. Empresas que adotam a IA para entender as intenções dos usuários conseguem resultados melhores.

2- Page experience

Um dos elementos mais significativos nas tendências de SEO para 2024 é notória crescente para a experiência do usuário, especificamente a de página. Dentro deste contexto, o Indicador de Necessidades do Público (INP) emerge como um fator crucial, pois é uma métrica que avalia a eficiência e a satisfação do usuário ao interagir com uma página da web.

E para se adaptar a essa tendência, você precisa priorizar a melhoria da experiência do usuário. Isso inclui otimizar elementos como o tempo de carregamento da página, garantindo que os conteúdos sejam carregados rapidamente e sem atrasos. Além disso, o usuário deve interagir com a página de maneira facilitada, sem obstáculos para isso, como por exemplo, layouts que mudam de maneira abrupta após o carregamento. 

3- Conteúdo útil

Cada vez mais o Google está priorizando a indexação de conteúdos de alta qualidade e relevantes para os usuários. Ou seja, estratégias de antigamente, como as de Keywords Stuffing, e a criação de conteúdos de baixa qualidade não surtem mais efeitos no SEO. Sendo assim, o seu foco agora deve ser voltado para a produção de conteúdos que sejam informativos e respondam as dúvidas dos usuários de maneira eficaz. Isso engloba a inserção de mídias como vídeos e infográficos, tornando o artigo mais rico, gerando mais autoridade no assunto. 

4- Pesquisa por voz

Com o aumento dos assistentes virtuais, a pesquisa por voz cresceu significativamente e está transformando a maneira de busca. Com isso, não há outro jeito a não ser a adaptação das estratégias de SEO a mais essa nova tendência. Para conseguir bons resultados, anote aí: procure utilizar palavras-chaves cauda longa e frases que as pessoas poderiam utilizar em uma conversa normal, em vez de palavras mais curtas e totalmente genéricas. Além disso, é fundamental otimizar respostas diretas para perguntas frequentes feitas por comando de voz, porém isso exige um entendimento profundo do comportamento dos usuários. 

5- SEO local e a importância das avaliações

O SEO está se tornando cada vez mais importante para os negócios locais. E ter um perfil no Google Meu Negócio é somente o início de tudo. As avaliações online influenciam bastante nos resultados de SEO local. Portanto, se você for dono de um negócio local, é essencial incentivar as avaliações positivas e responder da melhor maneira as negativas. Isso melhora a imagem do seu negócio no campo online e eleva a sua posição no ranking  do Google em pesquisas locais. 

6- Vídeos e imagens 

Em 2024, outra forte tendência é o SEO para imagens e vídeos. Com o aumento do consumo de conteúdo visual na internet, é  dever das as marcas e criadores de conteúdo se adaptarem às suas estratégias para otimizar esses elementos, a fim de melhorar a visibilidade e o engajamento. 

A otimização de imagens começa desde a escolha do formato correto e o ajuste do tamanho para garantir tempos de carregamento rápidos, sem prejudicar a qualidade da imagem. Não esqueça do texto alternativo (alt text) descritivo e relevante é crucial, pois ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo da imagem, além de ser uma ferramenta de acessibilidade. 

Já para a otimização de vídeo, é importante fazer títulos e descrições com palavras-chave relevantes.. Estes não apenas melhoram a acessibilidade, mas também fornecem texto adicional que pode ser indexado pelos mecanismos de busca. 

7- Redução de CTR crescente

A redução crescente de CTR (Taxa de Cliques) também é uma tendência no campo do SEO à medida que nos aproximamos de 2024. Esse fenômeno pode ser justificado por alguns fatores, como: mudança no comportamento dos usuários, presença de SERPS enriquecidas e o aumento da competição.

8- SEO off page

 O SEO off-page, já valorizado neste ano, em 2024 vai ganhar uma nova dimensão de importância, refletindo as mudanças contínuas no panorama digital. Esta tendência indica uma evolução nas estratégias tradicionais de construção de links, enfatizando a importância de criar uma presença online robusta e diversificada. Alguns aspectos dessa tendência são: construção de links qualificados, mais presença nas mídias sociais e o monitoramento do perfil de backlinks

9- Authorship: conteúdos assinados

Os conteúdos com assinaturas geram credibilidade e autoridade para a página. Pois bem, essa também é uma das tendências de SEO em 2024, enfatizando a importância da identificação dos autores de conteúdos como um fator de confiança e autoridade em resultados de busca. 

10- Content Pruning

A prática de “Content Pruning”, ou poda de conteúdo, ganha destaque como uma tendência importante de SEO para 2024. Esta estratégia envolve a revisão, remoção ou modificação de conteúdo de baixa qualidade ou não relevante em um site. A implementação eficaz dessa técnica pode melhorar significativamente a saúde geral do site e o seu desempenho nos rankings dos principais motores de busca

Conte com a Webshare nessa jornada

O universo do SEO não é estático que  sempre está em constante evolução, portanto é preciso sempre estar de olho em tudo o que acontece para não perder as novas tendências. A WebShare, como primeira e única agência SEO first do país, está sempre atenta a todas as novidades do marketing digital, para proporcionar sempre o melhor serviço aos nossos clientes. 

Que tal fazer seu negócio decolar até o topo do Google e outros motores de busca? Nós podemos ajudar você nessa jornada. Nossa equipe altamente especializada e capacitada, está sempre preparada para desenvolver as melhores estratégias digitais personalizadas para a sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um diagnóstico completo do seu site.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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