SEO local: o que é e como usar para atrair clientes?

Ilustração de um homem e uma mulher e em frente a eles há um gráfico gigante.

Sumário

É cada vez mais comum que as pessoas pesquisem locais para comer, comprar produtos, ter algum lazer, entre outras coisas nas ferramentas de buscas da internet. Se você possui uma empresa com sede física, com certeza quer que os seus clientes vejam seu estabelecimento no Google, por exemplo. Mas como fazer isso? Implementando técnicas de SEO Local.

Quem não está visível na internet hoje em dia, tem muita dificuldade para se estabelecer e crescer como empresa. Não importa o tipo de negócio! Você precisa estar na internet e não só isso, você deve aparecer bem ranqueado nos mecanismo de busca, principalmente do Google. 

O que adianta você estar na internet, mas na hora que a pessoa pesquisa por um estabelecimento como o seu, ou por um produto ou serviço que você ofereça, o seu site está na décima página do buscador?

Ela pode estar perto da sua loja física e mesmo assim não a acha no google. Por isso a importância de implementar uma técnica de SEO Local. Para que seu negócio esteja visível e seja destaque dos buscadores para todas as pessoas que moram ou trabalham perto de você!

Portanto, quer saber mais sobre como funciona o SEO Local? Acompanhe o nosso artigo abaixo. A Webshare vai explicar para você!

O que é o SEO em marketing?

Antes de entrarmos propriamente no objetivo principal deste texto, vamos fazer um panorama geral resumido sobre SEO (Search Engine Optimization).

Ele é o processo de otimizar o conteúdo online para que os mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo, prefiram exibi-lo como um resultado superior para pesquisas de certas palavras-chave. O objetivo é aumentar a visibilidade de um site ou página, atraindo mais tráfego orgânico, ou seja, não pago.

Importância

O SEO é uma parte fundamental na estratégia de marketing digital. Ele ajuda as empresas a alcançar um público-alvo maior, aumentar a visibilidade e melhorar o ranking nos resultados de pesquisa. Em um mundo cada vez mais digital, estar bem posicionado nas buscas é essencial para atrair clientes e competir no mercado.

Como funciona

A otimização para mecanismos de busca envolve uma série de técnicas e estratégias que vão desde a estruturação do site até a criação de conteúdo relevante e de qualidade. Além disso, a análise de métricas e o monitoramento constante são vitais para entender o desempenho e fazer ajustes necessários.

Quais são os tipos de SEO?

Existem diversas otimizações que você pode fazer em seu site, cada uma tem um objetivo diferente, mas devem ser implementadas juntas para que a técnica de SEO funcione bem.

SEO On-Page

Este é o tipo de SEO que lida com elementos dentro do próprio site. Isso inclui:

  • Meta tags: são snippets de texto que descrevem o conteúdo da página.
  • Cabeçalhos: organizar informações através de cabeçalhos ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo.
  • Qualidade do conteúdo: conteúdo original, relevante e bem escrito é vital para um bom SEO On-Page.
  • Otimização de imagens: inclui o uso de tags alt e a otimização do tamanho das imagens.

SEO Off-Page

O SEO Off-Page envolve técnicas aplicadas fora do site para melhorar sua posição nos mecanismos de busca:

  • Backlinks: são links de outros sites apontando para o seu. Eles agem como votos de confiança, aumentando a autoridade do site.
  • Marketing de mídia social: promover o conteúdo em plataformas sociais ajuda a aumentar a visibilidade.
  • Guest posting: escrever posts como convidado em outros blogs pode ajudar a construir backlinks de qualidade.

SEO técnico

O SEO Técnico foca na infraestrutura do site:

  • Velocidade de carregamento: um site rápido melhora a experiência do usuário.
  • Indexação: permite que os mecanismos de busca leiam e indexem o site corretamente.
  • Responsividade mobile: o design responsivo garante que o site seja acessível em dispositivos móveis.
  • Segurança: utilizar HTTPS adiciona uma camada de segurança, o que é favorecido pelos mecanismos de busca.

Como já falamos acima, este é apenas um pequeno resumo sobre SEO, para entender mais profundamente esta técnica, entre em nosso blog e veja diversos artigos sobre este tema. 

Você deve ter pensado: “Peraí, mas e o SEO Local não seria uma dessas modalidades? Por que não está listado acima?” Claro, o SEO Local também entra nesta lista, mas falaremos dele agora com mais profundidade.

O que é SEO Local?

Mãos teclando as teclas de um notebook, aparecem translúcidos diversos gráficos.

SEO Local é uma ramificação das estratégias de SEO. Ele também realiza a otimização para mecanismos de busca. A diferença é que o local é focado na geolocalização (Google Maps, por exemplo) e em outros recursos, como as redes sociais. Oferece ao usuário soluções que estejam geograficamente próximas a ele.

É uma modalidade de SEO que ganha força desde 2014, quando o Google lançou uma atualização do seu algoritmo. Ela foi chamada de Pigeon (em português, pomba) e fez com que o fator local na oferta de resultados de busca fosse valorizado.

Na prática, a criação desse tipo de SEO a partir da atualização Pigeon significou uma compreensão mais exata sobre a intenção das pessoas ao procurar certas respostas nos mecanismos de busca.

Por exemplo, uma pessoa que coloca a palavra “Sushi” no buscador do Google, em 99% das vezes não quer saber a história de como o alimento foi inventado no Japão. Ela, na verdade, quer descobrir quais são os melhores restaurantes de culinária japonesa ou aqueles mais próximos de onde ela está.

Mais um exemplo, você tem uma loja de tintas no Bairro da Mooca em São Paulo, é imprescindível que, além de contar com o SEO tradicional, a sua empresa também atue com SEO Local. 

Você quer que sua loja seja referência em tintas na Mooca, não é mesmo? O SEO Local pode te ajudar nessa missão.

Como fazer um SEO Local?

Agora vamos mostrar um passo a passo de tudo o que você precisa realizar para deixar seu site otimizado para SEO Local.

Google Meu Negócio

É uma ferramenta gratuita e fundamental para a sua estratégia de SEO Local. Criar um perfil no Google Meu Negócio, vai ajudar as pessoas a localizarem a sua empresa tanto no Google Maps quanto nos buscadores.

Ao se cadastrar, o seu negócio terá um melhor posicionamento e também um perfil detalhado que servirá de apresentação para as pessoas que pesquisarem por ele.

Você pode deixar diversas informações da sua empresa à disposição do usuário como endereço, horário de funcionamento, telefone de contato, horários de pico, avaliações e Q&A.

Em dezembro de 2021 algumas melhorias chegaram ao Google Meu Negócio. Agora há a possibilidade do usuário falar com a sua empresa por meio de um chat próprio e também uma maior facilidade para editar os dados da empresa através da SERP.

Com o Google Meu Negócio a sua empresa é exibida nos mecanismos de buscas e você pode editar os dados informados sempre que quiser, além de incluir conteúdos novos, como fotos, por exemplo. É o primeiro passo da estratégia de SEO Local.

Otimize o seu site

Existem diversos recursos disponíveis. O primeiro deles é tornar o seu site responsivo. Isso significa que ele deve ser adaptável a qualquer tipo de dispositivo: computador, tablet, smartphone.

Um site responsivo proporciona melhor experiência ao usuário e não é lento nos carregamentos de página. Isso é algo fundamental. Você acha que alguém espera dez segundos para uma página carregar hoje?

Crie páginas de contato e sobre sua empresa. Coloque telefones, e-mails, todas as formas de comunicação com você lá. Insira a sua missão, visão, valores e se possível resultados do seu negócio.

Otimize title, meta description e conteúdo de todas as suas páginas no site. Mostre às pessoas o seu local de atuação. Adicione mapas com a localização da sua empresa no site.

Produza conteúdo

Crie um blog para o seu site. Produza conteúdo sobre assuntos relevantes para o local e região em que você está inserido. Essa é uma das melhores formas de construir uma autoridade para a sua marca.

Faça um estudo de palavras-chave para saber o que mais consultam na sua região que tenha relação com o seu produto e serviço. Escolha as keywords com maior volume de busca que tenham a ver com o que você quer escrever.

Busque transformar a página de blogs em algo realmente importante para a comunidade à sua volta. Faça entrevistas com pessoas importantes da região, patrocine, divulgue e participe de eventos locais. Mostre-se como parte daquela comunidade através de conteúdos relevantes para ela.

E não se esqueça de aplicar SEO no conteúdo também!

Dê atenção aos perfis online da sua empresa

O seu site não é o único espaço em que as técnicas de SEO Local são necessárias. As redes sociais e as plataformas de avaliação são fundamentais para todo o planejamento também.

O facebook e o Instagram têm um alcance muito grande aqui no Brasil. São as redes sociais preferidas das empresas. Elas oferecem inúmeras possibilidades que auxiliam na localização do seu negócio para o usuário. Elas são ideais para sorteios e promoções. Também ajudam no reforço de informações como horário de funcionamento e pagamentos.

Dependendo do seu nicho de mercado, o Twitter pode ser importante para a sua estratégia de marketing digital. Certifique-se de que o usuário consiga todas as informações que precisa para entender com quem está conversando, incluindo links para site e redes sociais da sua empresa.

O Foursquare já foi mais popular antigamente, mas ainda assim é válido que sua empresa esteja presente nele. O aplicativo usa informações de geolocalização para sugerir locais para a pessoa visitar em diferentes nichos de mercado, de acordo com o perfil dela e seus hábitos. E a pessoa depois avalia o estabelecimento para que outros usuários saibam como ele é.

O Tripadvisor é um site de viagens que disponibiliza opiniões e informações de usuários não apenas relacionados à turismo (pontos turísticos, hotéis…), mas também restaurantes. Caso seu negócio se encaixe nesta ferramenta, é mais uma forma que as pessoas terão para encontrar o seu negócio.

Incentive avaliações

É muito comum as pessoas lerem as avaliações sobre o negócio e seus produtos e serviços. Inclusive é um fator decisivo para a compra. Avaliações ruins afastam o cliente e a falta delas também é péssima para a empresa.

As avaliações, sejam elas no Google, em plataformas como o Foursquare e Tripadvisor ou mesmo em comentários no facebook, Instagram e Twitter, são essenciais para mostrar a força da sua marca.

Portanto, incentive os clientes a avaliarem o atendimento, os produtos e serviços. Assim, você gera credibilidade para a sua empresa.

Quais os benefícios do SEO Local?

São muitos os benefícios. O aumento da visibilidade da sua marca na região em que seu negócio está inserido. Um bom posicionamento nos mecanismos de busca, incentiva a tomada de decisão do cliente para comprar na sua empresa.

Ranquear bem nas ferramentas de buscas aumenta a sua influência como autoridade no assunto que sua empresa exerce. Poucas pessoas ao procurarem algo, saem da primeira página de resultados.

Estar visível em diversas redes sociais, Google e outros buscadores atrai novos públicos para o seu negócio. Pessoas que moram ou trabalham perto da sua empresa, com certeza verão o seu site nos resultados e consequentemente terão interesse nos seus produtos e serviços.

Como a WebShare pode ajudar você?

Colocar em prática todas as estratégias de SEO Local que discutimos neste artigo, não é tarefa fácil. Que tal terceirizar isso? 

A WebShare é a primeira e única agência hybrid SEO First do Brasil. Somos especializados em criar as melhores estratégias de otimização para os sites dos nossos clientes. Entre em contato conosco, solicite uma análise gratuita do seu site e veja as soluções que oferecemos para sua empresa.

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Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

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