SEO on page: tudo que você precisa saber

Imagem de uma lupa em cima do campo de pesquisa de algum buscador.

Sumário

SEO On Page é um bicho de sete cabeças para você? Só de ouvir falar na palavra otimização sente um frio na barriga? Está desistindo de incluí-la na estratégia, por não encontrar um conteúdo que explique claramente o que é Seo On Page e como fazer direito?

Os motores de busca amam quando os sites e blogs seguem algumas regrinhas. Eles gostam tanto, que promovem uma espécie de concurso e colocam no topo do ranking da SERP apenas aqueles que consideram seguir à risca suas diretrizes.

E se você pensa que eles não conhecem todo o tipo de malandragem, abandone esta ideia já! Não dá para enganá-los. Eles sabem exatamente quando uma página está “otimizada demais” e o resultado é um posicionamento que não traz tráfego.

Como especialista em desenvolver estratégias de otimização para colocar os sites no topo do Google e em outros motores de busca, a WebShare separou um conteúdo super completo, para você nunca mais ter dúvidas ou receio ao aplicar SEO On Page. 

Está preparado para explorar esse universo? Então, vem com a gente!

O que é SEO on page?

Mão masculina com uma lupa e em segundo plano a tela de um notebook

Para início de conversa, é preciso entender o que é SEO on Page. Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização feitas dentro da página. Isso envolve ações, como por exemplo, a criação de um título usando a palavra-chave principal, o desenvolvimento de uma url apropriada, inserção de links para outros conteúdos, descrição das imagens, elaboração de uma meta descrição eficiente e por aí vai. Tudo com o objetivo de tornar o site mais atraente e acessível, tanto aos usuários quanto para os algoritmos de busca. 

Outro aspecto crucial do SEO on Page é a melhoria da experiência do usuário. Isso envolve garantir que o site seja mais responsivo, com uma navegação mais fluida e apresentar conteúdos de qualidade.  Ao aplicar essas técnicas, o seu site será mais amigável aos visitantes e  ganhará posições nos rankings dos buscadores.

De forma resumida, o SEO On Page é essencial para qualquer estratégia de marketing digital, contribuindo bastante para a visibilidade, autoridade e sucesso de um site.

SEO On Page: modo de fazer (direito)

Para qualquer conteúdo pesquisado, os mecanismos de busca exibem milhares de possibilidades. Entretanto, somos capazes de apostar que, ao procurar respostas, você nunca passou da segunda página da SERP. Acertamos!? E não é por acaso. 

Por isso que a WebShare vem ao Blog lhe trazer muitas informações riquíssimas. Hoje iremos finalizar essa leitura com as armas certas para fazer SEO On Page realmente eficiente. Vamos ao checklist! 

A escolha da palavra-chave de foco perfeita

É aquela que tem bom volume de buscas e baixa dificuldade de ranqueamento.

Existem ferramentas que auxiliam a encontrá-la, gerando  insights sobre variações dela que podem ser adicionadas às copys. Essa palavra-chave  precisa estar em título, subtítulos, url, title tag, meta descrição, text alt, resumo e corpo dos textos de forma muito natural.

Mas cuidado! Não infeste seus conteúdos com a sua palavra-chave. Os buscadores são inteligentes o suficiente para entender a malandragem. Embora não haja certeza de quantas palavras-chave sejam apropriadas, os mecanismos não gostam de exageros. Um plugin de SEO lhe ajuda a saber quando você abusou na dose.

Title Tag chamativa e persuasiva 

Ela aparece nada menos que nos resultados da pesquisa do motor de busca, influenciando na decisão do usuário de visitar ou não sua página. A Title Tag vai conter sua palavra-chave de foco, acompanhada de outras palavras-chave que façam sentido e sejam coerentes com o tema abordado.

Portanto, seja informativo em sua Title Tag. E  por mais que você queira ranquear, pense em cativar seu leitor, não o Google. Ah, e o número máximo de caracteres é de 70. 

Temática atrativa, de acordo com as personas

Para que o público certo queira entrar em contato com a sua marca, entregue valor e estimule reações. Chame para a ação. Mostre o seu melhor e atraia mais leads. Para tudo isso acontecer com resultados positivos, você precisa conhecer suas personas.  

Produzir conteúdos organizados e que façam sentido

Você utiliza as Headings (H1, H2, H3…)?

O Google ama organização, e elas são responsáveis por dividir – hierarquicamente – todo o conteúdo. Ajudam na legibilidade, tornando a leitura mais agradável.

Bônus 1: Não esqueça de adicionar sua palavra-chave de foco em alguns subtítulos.

Bônus 2: Utilize a H1 em seu título (interno, que pode ser diferente da Title Tag) e apenas uma vez. 

Imagens e vídeos otimizados

 Essa é uma tática essencial, pois você concorre a ranquear na SERP de imagens. Mas “o que eu preciso fazer?”, você deve estar se perguntando!

Otimize o nome do arquivo, o título, o texto alternativo e legenda de acordo com o assunto tratado na página. Separe as descrições por hífens e não utilize caracteres especiais. Exemplo:

  • Título da imagem: agua-com-gas
  • Text Alt: agua-com-gas-causa-pedras-nos-rins
  • Legenda: agua-com-gas-costuma-ser-um-dos-principais-viloes-quando-o-assunto-e-saude-ela-e-responsavel-por-muitos-casos-de-pedras-nos-rins

Mas, atenção! O tamanho das imagens influencia no tempo de carregamento de uma página. Elas precisam ter qualidade, mas não podem ser pesadas.

Meta descrição clara

A  Meta Description ou Meta Descrição tem como finalidade informar os usuários. Ela é sinônimo de atração de tráfego qualificado, o que conta muitos pontos para obter uma boa classificação nos buscadores. 

Mas por não ser um fator direto de ranqueamento, muita gente ignora essa importante tag do código HTML. Apesar da Meta Descrição não ser exatamente relevante para algoritmos e robôs, é um divisor de águas entre o leitor clicar no link ou não.

Esse é o seu momento de ser atrativo em mais palavras do que sua Title Tag pode conter. Complemente as informações com o objetivo de encantar os usuários.

Linkagem para outras página

Fazer Link Building interno leva seus visitantes a permanecerem mais tempo em seu site e consumirem seus conteúdos. Quando você aponta backlinks para conteúdos externos de qualidade,  o Google associa seu conteúdo como confiável, indicando seu material ao leitor.

Sitemap é importante

Facilitar a vida dos robôs de busca é a nossa missão. O sitemap.xml aumenta bastante as chances de suas páginas serem reconhecidas, e deixa o tempo de indexação menor.

Experiência de navegação nota mil

Aqui estamos falando de usabilidade. Podemos traduzi-la por:

  • Design responsivo, adaptando o conteúdo para todos os tamanhos de tela;
  • Navegação intuitiva e direta, com uma arquitetura que possibilite ao visitante atingir seu objetivo facilmente e em pouco cliques;
  • Tempo rápido de carregamento –  sem dúvidas, em poucos segundos.

Tudo em  prol de uma experiência do usuário INCRÍVEL. Junto ao conteúdo, ela ajuda o Google a definir se o seu site vale a pena ranquear ou não.

Não esqueça da URL

Faça URLs amigáveis.  Ou seja, uma Slug diferente para cada uma delas. Isso significa que você deve ter o cuidado de descrever na Slug de sua URL o tema tratado na página.

Seja conciso: utilize sua palavra-chave de foco e complemente (se quiser) com algo que esclareça ainda mais ao motor de busca o tópico abordado. 

Outro alerta! A Slug também deve ser separada por hífens e nada de caracteres especiai, assim como as descrições de imagens

Concluindo e convidando…

A gente costuma colocar dicas rápidas em nosso Facebook, Instagram e Linkedin sobre otimização e tudo mais a respeito do universo do marketing digital. Depois de ler esse artigo, não deixe de nos seguir e conferir todo o conteúdo bacana que temos por lá.

 A Webshare é a primeira agência SEO first do Brasil e desenvolve as melhores e personalizadas estratégias para o seu negócio decolar até o topo do  Google e de outros motores de busca. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.  

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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