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SEO em Blog: especialistas em Google ensinam a ranquear. Comprove!

A WebShare é especialista em Google. E como tal, veio novamente lhe falar de algo que faz toda a diferença na vida online de qualquer negócio. Search Engine Optimization! Depois de trazermos conteúdos sobre o Youtube e o Instagram, é chegado o momento de destacarmos uma estratégia fundamental, da qual a sua marca precisa se apropriar para ontem: SEO em Blog.

Você está perdido e não sabe o que significam esses termos? Está cansado de ler, ler, ler e não entender a linguagem utilizada para explicar? Precisa de uma luz para assimilar como deve aplicar a técnica?

Para aprender o tema de hoje, primeiramente você precisará criar um blog e garantir essa vinculação ao seu site. E isso é mais fácil do que você imagina. Existem ferramentas gratuitas como WordPress e Blogger, por exemplo, que disponibilizam inúmeros recursos e, o melhor, permitem a personalização. 

Preparado para adquirir habilidades incríveis acerca de SEO em Blog!? Então, chega de perder tempo!

Por que preciso aplicar SEO em Blog?

Preste atenção à seguinte analogia: você resolve reunir os amigos na sua casa nova, em um churrasco de domingo. Para tudo dar certo, tarefas são distribuídas. O Thiago será o assador. A Marina irá preparar a maionese. O Gustavo se responsabilizará por temperar toda a carne. A Lívia fará a caipirinha e colocará as bebidas para gelar. Contudo, nenhum deles sabe como chegar e o único que tem a sua localização é o Elias.

Isso quer dizer que todos dependem dele para comparecer à confraternização. Caso o Elias adoeça, por exemplo, o encontro não ocorrerá, mesmo que todos os outros estejam organizados para isso. 

O mesmo ocorre em um Blog. De nada adiantará estabelecer uma pauta linda de marketing de conteúdo e programar suas postagens de forma regular, se o SEO estiver enfraquecido. Você precisa olhar para a otimização com verdadeiro carinho, sem exageros. É a aplicação correta desta importante estratégia que fará você ser encontrado sem problemas pelos motores de busca. 

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Mas, o que eu quero com isso?, você pode estar se questionando!

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Quando alguém faz uma pergunta ao Google, procura uma resposta eficiente aos anseios e dores. Eventualmente, você poderá ter a solução perfeita em seu produto ou serviço. Entretanto, para conhecer e confiar na sua marca, seu prospect precisa esbarrar com ela e iniciar um relacionamento. 

De forma geral, quando você trabalha marketing de conteúdo relacionado àquilo que vende, começa a adquirir três elementos fundamentais: bons rankings orgânicos, autoridade e mais tráfego para o seu site. E as táticas de SEO em blog utilizadas são as culpadas por todos esses desfechos.

A importância estratégica das palavras-chave

Você já deve ter lido em algum lugar que aparecer entre os primeiros resultados de uma SERP (Página de Resultados) é muito difícil

Aqui entra a importância do uso de palavras-chave estratégicas. Você precisa compreender e prever todas as possíveis dúvidas de suas personas e tentar respondê-las da forma mais completa e satisfatória. 

Com a finalidade de lhe ajudar em toda essa análise, existem ferramentas muito eficientes que medem a força (volume de buscas), densidade (possibilidade ranquear) e, até mesmo, o custo por clique caso você decida comprá-las. 

O Google consegue fazer uma leitura absoluta do seu conteúdo e, consequentemente, tem o poder de torná-lo relevante ou não. Vamos conhecer um pouco mais sobre como ser um forte candidato a aparecer no topo das SERPs? Veja a seguir.

O que preciso fazer para que o meu SEO em Blog seja bem-sucedido?

Em síntese, o SEO está baseado em três pilares: a relevância, a autoridade e a tecnologia

Mas o que isso quer dizer, Webshare!?

Essa é fácil! O Google entrega o conteúdo mais qualificado, com as melhores referências e projetado para uma experiência de excelência do usuário. Antes de mais nada, é nesses três contextos que você deve pensar ao construir as suas estratégias de SEO em Blog.

Agora chegou a hora dela, a nossa listinha bombástica. Finalmente, veja o que você precisa adicionar à sua estratégia para colocar o seu blog entre os bambambans do topo do Google:

ON-PAGE

Primeiro, entenda o que você deve fazer dentro de sua postagem. Clique no “+” e veja a explicação para cada tópico:

#1 O conteúdo longo faz o seu blog se destacar;

Porém não adianta construir um artigo com ideias desconexas e argumentos fracos. Acredite se quiser, mas o Google sabe quando você está tentando enganá-lo.

#2 Reserve um tempo para pesquisar palavras-chave;

Planeje o assunto e crie para ele variações de palavras-chave. Depois, analise a opção menos concorrida e encaixe-a naturalmente ao seu texto.

#3 Seu conteúdo de valor deve aparecer em sua Title Tag (H1);

Aqui o que vale é aquela velha regrinha: a primeira impressão é a que fica. Seja muito claro sobre a temática abordada em no mínimo 20 e no máximo 70 caracteres. O ideal é utilizar uma palavra-chave de cauda longa. A Title Tag impecável faz toda a diferença no seu SEO em Blog.

#4 A palavra-chave de cauda longa é a influência de um tráfego segmentado;

E isso é tudo o que você quer. A oportunidade de um ranqueamento mais fácil está também em optar por uma “long tail”. Trazendo mais especificidade ao seu conteúdo, o caminho para a construção de relacionamentos e autoridade torna-se mais curto.

#5 Conte com a atemporalidade e não limite seu conteúdo;

Isso é importante para realizar atualizações e não deixá-lo obsoleto. Título e slug são os fatores principais que devem receber esse cuidado, pois uma vez publicados, não podem ser substituídos. Já pensou perder toda a autoridade conquistada naquela página!? Tenha certeza, você não vai querer isso.

#6 Palavra-chave de foco em subtítulos e corpo do texto;

H2, H3, H4… seus subtítulos organizam seu conteúdo. Pelo menos em um deles deve constar a palavra-chave de foco. Já ao longo do conteúdo, sugere-se que ela seja incorporada, no mínimo, três vezes. Entretanto, não exagere. O Google pode entender que seu artigo é de baixa qualidade, por conter tantas palavras-chave.

#7 Faça links para páginas internas de seu blog e site;

Isso direciona tráfego para os seus conteúdos e, dependendo do seu nível de relacionamento e estágio do lead no funil de vendas, aumenta suas conversões. Apenas lembre-se de garantir que eles abram em outra página, prevenindo uma alta taxa de rejeição.

#8 Perceba a importância de seu SEO Title e de sua Meta Descrição;

Uma boa dica é ver como os SEO Titles e Meta Descrições aparecem em anúncios pagos. Inspire-se neles. Já que as empresas estão investindo em algo para ranquear mais facilmente, o capricho é inevitável. Observe os termos utilizados. Não esqueça de posicionar sua palavra-chave e chame a atenção de quem está procurando por respostas no Google.

#9 Preocupe-se com o Alt Text (Texto Alternativo) em imagens;

As imagens também fazem parte do pacote do SEO em Blog. Adicione sua palavra-chave no título delas. Os resultados de pesquisa nesses filtros também são eficientes formas de atrair tráfego. 

#10 A sua URL (slug) deve ser amigável;

Evite ser considerado um SPAM. A sua URL não pode ser enorme. Ela deve resumir o assunto principal do seu conteúdo e, principalmente, conter a palavra-chave.

OFF-PAGE

Já para um SEO em Blog eficiente off-page, considere os seguintes elementos:

  • Link Building e Backlinks para subir sua popularidade;

    Não existe maneira melhor de confirmar sua autoridade do que ser mencionado em outros sites. A relação de troca confirmada pelo Link Building de qualidade confere maior possibilidade de um ótimo page rank. Já com relação aos backlinks, é preciso ter cuidado com dois aspectos, essencialmente: a autoridade do site que está sendo linkado e a devida atribuição de autoria, tendo em vista que o Google pode entender que o conteúdo foi duplicado.

  • Utilize as redes sociais a seu favor;

    Pois você quer tráfego que venha de todos os lados. Divulgue seu post em todos os canais possíveis. A interação e prováveis compartilhamentos também contribuem para o seu ranqueamento. Você vai perceber como o SEO de seu Blog pode caminhar lado a lado com suas redes sociais.

A importância da segurança para o SEO em Blogs

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Se o seu site e blog não são HTTPS, corra e modifique isso já. O SEO já considera a informação de conexão segura para o ranqueamento de um site. Aliás,  Google já está avisando aos usuários quando ele considera arriscado o acesso a determinado conteúdo.

Imagina trabalhar em prol do SEO em Blogs perfeito, e não conseguir chegar lá por ignorar essa importante etapa. Aí não dá né!?

Tempo de carregamento da página pode derrubar seu conteúdo

Nem precisamos dizer que nesse caso a pressa é amiga da perfeição. Páginas muito pesadas significam uma péssima experiência do usuário com seus conteúdos. Otimize a velocidade de seu site para que seu excelente conteúdo não seja abandonado por seus prospects.

SEO em Blog: Não cometa esses erros

Com todas as dicas acima, temos certeza de que você conseguiu enxergar claramente a presença dos três pilares do SEO. Não podemos deixar de comentar algumas más práticas bem comuns, fáceis de encontrar nos blogs por aí afora. Certifique-se de não cometê-las:

Não seja bobo! Encerre seu conteúdo com chamadas para a ação (CTA);

Você quer alguma coisa com o conteúdo publicado em seu blog. Nem que seja estimular interação com sua marca. Crie CTAs que instiguem os visitantes a comprar seu produto, pedir uma avaliação, entrar em contato com seus especialistas, entre muitas outras possibilidades. A estratégia é toda sua. Aproveite!

Cuidado com a responsividade.

Seus conteúdos devem ser otimizados para a visualização nas mais diferentes telas.

Não esqueça de conteúdos já publicados

Você pode e deve atualizá-los. Desta forma, você dá novo fôlego aos seus conteúdos, sem contar que valoriza o que já produziu.

A introdução é o tapete vermelho do seu conteúdo;

Deixe o leitor à vontade para continuar com você. Tenha qualidade do início ao fim. Ou seja, a introdução deve ser atrativa e demonstrar sua qualidade.

Desorganização com a frequência de publicações é ruim;

Não ser comprometido com seu conteúdo faz cair a sua autoridade. Além disso, seu público estará esperando por você. Estabeleça uma rotina para seus posts.

Cuidado com o excesso de links;

Seja estratégico. A quantidade alta de links atrapalha a legibilidade, o que condiciona o usuário a uma péssima experiência.

Sua palavra-chave não deve ser disputada por dois links diferentes;

Menos é mais. É melhor conseguir mais tráfego para apenas um conteúdo estratégico, do que investir em vários que não irão receber bom ranqueamento.

Não deixe de analisar seus resultados.

As métricas estão sempre presentes em todas as suas estratégias. Elas indicam os passos seguintes de seu planejamento. Utilize relatórios de desempenho e crie KPIs. De nada adiantará o trabalho se você não estiver a par de seus pontos fortes e a melhorar.

Há muitos detalhes, mas já já você pega o jeito!

Quer estratégias de SEO em Blog que realmente funcionam? Entre em contato com os especialistas em Google da WebShare. O nosso time é craque em otimização, e levará o ranqueamento dos seus conteúdos ao topo do motor de busca mais famoso do mundo.

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