Conheça 4 KPIs de SEO para ter uma estratégia de sucesso

Sumário

Sua estratégia de SEO é eficaz o suficiente? Como você pode garantir que seus esforços gerem resultados palpáveis? E o que faz para desenvolver o desempenho do seu site, seja ele um portal de notícias ou um blog de uma marca de toldo policarbonato?

Saiba que as métricas de desempenho respondem a todas essas perguntas. Os KPIs (Key Performance Indicator) funcionam como um sistema de controle que permite identificar quais táticas funcionam e quais não funcionam. Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Então, vem com a gente.

1- Tráfego orgânico

Este KPI mede quantos visitantes chegam ao seu site a partir de resultados de pesquisa orgânica. É uma das métricas mais importantes a serem consideradas, pois o crescimento denota que você atingiu o principal objetivo de SEO: aumentar o número de visitas.

Se trabalha com o Google Analytics (e definitivamente deveria), pode acompanhar facilmente as pesquisas diárias no tráfego do seu site. Acesse: 

  • Público; 
  • Visão geral;
  • Adicionar segmento e;
  • Tráfego orgânico.

Ali verá como o número de sessões orgânicas muda com o tempo e descobrirá como ele se correlaciona com o restante dos links. Ou seja, avalie se aquele texto sobre seladora de embalagens está indo bem ou precisa de melhorias e atualizações.

2- Classificações de pesquisa

Não é segredo que quanto mais alto o seu site classificar para as palavras-chave relevantes, melhor. As classificações são um KPI crucial, porque se correlacionam diretamente com o sucesso do seu SEO. 

Depois de obter bom ranking, estará prestes a alcançar outros objetivos, como tráfego, leads e conversões. Também é importante acompanhá-los para que verifique as palavras-chave certas. Portanto, se a seção porta de enrolar do seu site estiver em primeiro lugar para a consulta ‘principais modelos de portas de enrolar para 2022’, novos leads e pessoas interessadas chegarão automaticamente.

Os relatórios fornecerão os dados sobre suas posições atuais e como elas se alternam. Além disso, conseguirá selecionar os domínios dos concorrentes e obter relatórios sobre suas classificações para as palavras-chave rastreadas.

3- Visibilidade da pesquisa

A visibilidade do mecanismo de pesquisa indica com que frequência seu domínio é exibido nos resultados de pesquisa para as palavras-chave para as quais está classificado. Acompanhando-as, irá ver a dinâmica positiva antes mesmo de seu site começar a atrair visitantes. 

Essa pontuação pode ser um fator-chave para todas as suas atividades baseadas em SEO. Além disso, é extremamente útil se você deseja monitorar os primeiros resultados da otimização do site. No Relatório de desempenho, verá a pontuação total de impressões. Ou seja, sempre que um usuário acessa a página de resultados que contém seu URL, uma impressão é registrada.

4- Links

Os links devem sempre ser considerados como uma métrica chave de SEO para profissionais de marketing de conteúdo e especialistas em SEO. Backlinks estão entre os fatores mais importantes por trás dos rankings. Isso significa que sua estratégia deve girar em torno da aquisição de links.

Então, quanto mais links ganhar, melhor, certo? Não exatamente. Ao obter links de baixa qualidade, não apenas deixará de melhorar a autoridade do seu site, mas também prejudicará o ranking. Comparativamente, um backlink trabalha como um inversor de frequência, equilibrando a força de sua marca dentro dos mecanismos de busca.

Para garantir que você esteja criando um perfil de link de qualidade, é essencial acompanhar seu índice. Verifique uma das ferramentas de análise de backlinks para essa finalidade. Entre os que eu recomendaria você está:

  • Ahrefs;
  • Explorador de Links do Moz;
  • Ferramenta de análise de backlink do Serpstat

Cada uma dessas ferramentas fornece um índice de autoridade de link: quanto maior, melhor o link. Se inserir seu domínio, verá a pontuação que estima a qualidade do seu perfil com base no número e na qualidade dos domínios de referência.

O conceito de KPI é importante para seu site, Portal de Notícias ou blog, principalmente porque, com a inteligência artificial robusta que foi inserida no Google ao longo dos anos, ficará difícil não se render a ele. Desta forma, não deixe para depois o que pode fazer hoje mesmo. 

Gostou do texto de hoje? O Soluções Industriais está sempre trabalhando para trazer os melhores conteúdos para seus leitores e esperamos que você continue acompanhando o nosso blog. Conte para a gente o que achou nos comentários e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais. Até a próxima!

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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