Capítulos de vídeos no YouTube: Entenda a atualização da plataforma

Capítulos de vídeos no YouTube: Entenda a atualização da plataforma

Sumário

Se você ainda não está usando capítulos de vídeos do YouTube é bom começar a se preocupar. Isso porque recentemente o sistema da plataforma de compartilhamento de vídeos mudou radicalmente. 

Há pouco tempo o YouTube começou a entregar resultados de pesquisas baseados nos capítulos de vídeos que você insere ou não dentro dos seus conteúdos.

Neste post vamos conversar melhor sobre essa atualização e apresentar estratégias de otimização para você sair na frente dos seus concorrentes. Além disso, falaremos de como ter mais visualizações não apenas nas recomendações, mas também nos resultados de busca, já que é fundamental ser encontrado pelo seu público. Acompanhe!

O que são capítulos de vídeos? 

O recurso de adicionar capítulos de vídeos, implementado pelo YouTube, nada mais é do que uma nova forma de navegação dentro dos conteúdos. Essa atualização permite que o público possa escolher os melhores momentos de cada vídeo e selecione exatamente os trechos que mais interessam. 

Assim, sempre que falamos em capítulos de vídeos estamos nos referindo àquelas partes consideradas mais relevantes pelos criadores de conteúdos, que agora podem adicionar ao decorrer do vídeo marcações visíveis na barra de reprodução para que os usuários possam escolher a partir de qual minutagem desejam assistir o conteúdo.

Capítulos de vídeos no YouTube: Entenda a atualização da plataforma

Como os capítulos de vídeos funcionam? 

Os capítulos de vídeos dividem o conteúdo em seções, que têm uma visualização individual. Esse recurso oferece mais informações e contexto sobre cada parte do vídeo e facilita para assistir novamente determinadas seções do conteúdo. Os YouTubers podem adicionar capítulos de vídeo por conta própria ou aproveitar os que são gerados automaticamente. Também é possível desativar essa última opção no YouTube Studio. 

Observação: nem todos os vídeos podem ter capítulos de vídeos automáticos, e nem todo o conteúdo qualificado para esse recurso terá os capítulos. Se o canal tiver avisos ativos ou caso o conteúdo seja inadequado para alguns espectadores, os capítulos de vídeos não estarão disponíveis. 

Como adicionar os capítulos de vídeos no YouTube? 

Provavelmente alguma vez o seu público já perdeu tempo tentando encontrar um momento específico de determinado vídeo seu que queria muito assistir. Entretanto, a solução para esse problema é adicionar os capítulos de vídeos no YouTube. 

Desenvolvidos tanto para computadores, quanto para Android e iOS, a ferramenta proporciona que os usuários possam encontrar facilmente uma parte específica do conteúdo para assistir sempre que quiserem. Os capítulos de vídeos estão localizados na parte inferior do player de vídeo e usam marcações de tempo na descrição. 

Assista o vídeo abaixo do Canal YouTube Creators e veja como adicionar capítulos de vídeos.

 

Além disso, siga o passo a passo que listamos:

  1. Faça login no YouTube Studio;
  2. No menu à esquerda, selecione Conteúdo;
  3. Clique no conteúdo que você quer editar;
  4. Na descrição, adicione uma lista com marcações de tempo e títulos;
  5. Garanta que a primeira marcação da lista comece às 00:00;
  6. Seu vídeo precisa ter pelo menos três marcações de tempo organizadas em ordem crescente;
  7. A duração mínima de cada capítulo é de 10 segundos.

 

Observação: essa opção substituirá os capítulos de vídeo automáticos.

Como usar os capítulos de vídeos automáticos? 

  1. Faça login no YouTube Studio;
  2. No menu à esquerda, selecione Conteúdo;
  3. Clique no conteúdo que você quer editar;
  4. Clique em MOSTRAR MAIS e selecione Permitir capítulos automáticos (quando disponível) abaixo de Capítulos automáticos. Por padrão, essa caixa estará selecionada em todos os novos envios.

Observação: você também pode permitir capítulos de vídeo automáticos em massa.

 

Dicas para definir os capítulos de vídeos e otimizar seus conteúdos

Para ajudar você nessa missão, separamos algumas dicas para que você consiga definir os capítulos de vídeos e não apenas agregar valor ao público, mas, principalmente, deixar os seus conteúdos mais relevantes e otimizados para os mecanismos de busca.

O primeiro passo consiste em, a cada momento que tiver um capítulo de vídeo na edição da sua publicação, procurar sempre inserir elementos que mostre para a pessoa que ela está escolhendo a parte desejada. Assim, sempre que essa pessoa estiver rolando o mouse ou até mesmo selecionando com o dedo, vai ver estas palavras e elementos em destaque na tela.

Capítulos de vídeos no YouTube: Entenda a atualização da plataforma

Outra atitude eficiente para otimizar os capítulos é acrescentar uma pequena descrição. Isso porque o algoritmo leva mais em consideração as descrições utilizadas do que outros metadados, como por exemplo as tags. Por isso mesmo, escrever uma descrição mais aprofundada e quem sabe até detalhada sobre cada parte do seu vídeo, pode te colocar na frente dos seus concorrentes e consequentemente aumentar as suas chances na otimização para os mecanismos de busca.

Feito isso, a próxima dica é investir em legendas para pequenos trechos dos seus vídeos. Em especial aqueles segundos que a pessoa selecionou a partir dos capítulos de vídeos. Isso mesmo!! Esse processo é importante uma vez que o próprio YouTube leva em consideração o que está escrito nas legendas das publicações.

Então, se você fizer pequenas correções nas suas legendas ou legendar os trechos mais importantes e relevantes para o seu vídeo, maior será a sua chance de aparecer nos resultados de pesquisas.

Lembre-se: usando os capítulos dentro dos seus conteúdos você deixa suas publicações mais amigáveis para a experiência de navegação do seu público, para o algoritmo do YouTube e entrega muito mais materiais relevantes.

Agora comenta aqui o que você achou dessa novidade!

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?