Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

Meu Negócio Google: Plataforma passará a ser uma rede social

Camila
Redatora

19 DE abril DE 2021
tempo de
leitura:
9min

Sabemos que o Meu Negócio Google oferece diversas funcionalidades para as empresas que almejam obter novos clientes seja de forma orgânica ou paga. E para que esses serviços sejam disponibilizados de modo muito mais eficaz, e a experiência dos usuários seja ainda mais interessante, o Google vem fazendo updates constantes para tornar a ferramenta extremamente completa e social.

E se até pouco tempo o Meu Negócio Google permitia somente que os empreendedores colocassem suas empresas na plataforma, para que elas fossem encontradas nas buscas realizadas pelos usuários ao procurarem por lojas e serviços nas proximidades, atualmente o intuito do Google é transformá-lo em uma rede social.

Assim, a ideia consiste em aproveitar que o Google Maps possibilita que os locais sejam seguidos pelos clientes e contar com o feedback deles, visto que os mesmos podem publicar análises dos locais, fotos, e outros conteúdos.

Continue a leitura e entenda mais sobre o Meu Negócio Google e as atualizações recentes da plataforma!

 

O que é o Meu Negócio Google?

O Meu Negócio Google é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar a forma como sua empresa aparece nos produtos do Google, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa, por exemplo. Assim, se você tem uma empresa que atende clientes em um local específico ou dentro de uma área de cobertura determinada, o Meu Negócio Google pode auxiliar as pessoas a encontrá-lo. Isso porque as empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários.

E na prática, como isso funciona? Imagine uma situação em que um potencial cliente seu esteja há 2 quarteirões da sua loja buscando exatamente aquilo que você é o melhor na vizinhança. Talvez ele tenha até visto sua placa ou ouvido falar sobre sua empresa por meio de um amigo, mas, se ele pesquisar os seus serviços no Google, o que encontrará?

Se a resposta for “nada”, sua empresa estará desperdiçando infinitas oportunidades de se destacar e expandir, entretanto, se está inserida nessa ferramenta, o Meu Negócio Google pode ajudar os clientes a descobrirem não apenas os produtos e serviços que você oferece, mas, principalmente, entrarem em contato e encontrarem você.

 

Por que utilizar o Meu Negócio Google?

Entre diversos benefícios do Meu Negócio Google, os principais são: proporcionar que a sua empresa ganhe destaque no Google e consequentemente seja encontrada de forma rápida e prática. Além disso, a ferramenta permite que você interaja com os clientes, compreenda melhor o alcance do seu negócio e, claro, atraia novos consumidores.

Portanto, se a sua empresa ainda não está inserida no Meu Negócio Google, você está deixando de adquirir novos clientes e perdendo a oportunidade de divulgar o seu negócio nas páginas de respostas do Google e também nas pesquisas feitas através do Google Maps.

 

Veja outras vantagens do Meu Negócio Google

Expõe o seu negócio gratuitamente

Numa época em que as empresas estão sempre preocupadas em reduzir custos, quem não gostaria de uma publicidade gratuita, não é mesmo? Essa é exatamente uma das maiores vantagens que o Meu Negócio Google oferece, afinal, coloca sua empresa em posição de destaque nas páginas de respostas do Google e também no Google Maps.

Melhora a reputação do seu negócio

Empresas encontradas no Meu Negócio Google, segundo a própria gigante da tecnologia, tem duas vezes mais chances de serem melhor avaliadas e consequentemente conquistarem uma boa reputação.

Promove um aumento de clientes

Certamente em algum momento da sua vida você já ouviu a frase “quem não é VISTO não é LEMBRADO”. Pois bem, é exatamente o oposto que acontece quando as empresas estão inseridas no Meu Negócio Google, pois os clientes sempre encontrarão você.

Amplia a sua presença digital

Através da exposição da sua empresa no Meu Negócio Google, do aumento da quantidade de clientes e reputação, você consegue também melhorar a sua presença digital, gerando maior tráfego para o seu site.

Proporciona interações com os clientes

O Meu Negócio Google permite que os clientes façam perguntas e interajam com a sua marca, dando assim o “start” necessário para um relacionamento com o cliente.

Oferece novos Insights através dos Feedbacks

Os feedbacks recebidos por meio da plataforma permitem que o seu negócio consiga realizar ajustes e solucionar problemas apenas observando o que os consumidores estão falando sobre a sua empresa.

Gera autoridade da sua marca

De todos os benefícios citados acima, esse provavelmente é um dos que as marcas mais anseiam para conseguir: conquistar a confiança dos clientes e aumentar as chances de fidelizá-los. Lembre-se, sempre que um negócio se posiciona em uma plataforma da dimensão que o Meu Negócio Google tem, investindo no relacionamento com o consumidor, sua autoridade aumenta.

 

O que muda no Meu Negócio Google pós atualização?

Lançado oficialmente em 2014, o Meu Negócio Google já passou por diversas mudanças em suas funcionalidades, visando proporcionar sempre a melhor experiência possível ao usuário. Uma delas ocorreu no ano de 2005, quando o Google Maps veio à tona, sem todos os recursos que possui atualmente. No entanto, ele já tinha o Street View e no mesmo período foi acrescentado o Local Business Center, que facilitava  a inclusão da empresa no Google Local.

Agora, a intenção é permitir que as fotografias possam ser publicadas com apenas uma linha de texto, a partir de um novo botão disponível no aplicativo abaixo do separador de atualizações. Dessa forma, as pessoas poderão conhecer melhor cada negócio, utilizando a expressão popular de autoria do filósofo chinês, Confúcio, que afirma: “ Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Assim, melhor do que descrever o local, será postar uma foto bonita que represente o negócio fazendo o upload de forma simples. Para isso, o Meu Negócio Google irá agrupar o conteúdo partilhado em duas categorias: do responsável pelo local e a dos visitantes, apostando na criação de uma comunidade em torno do Google Maps.

 

Como usar o Meu Negócio Google?

Há uma série de passos para usar essa ferramenta, entretanto nenhuma das etapas é complicada. No entanto, elas precisam ser feitas para você garantir o cadastro da sua empresa e ter mais chance de alcançar o público-alvo. Acesse o site do Meu Negócio Google e veja como fazer!

Gostou do nosso conteúdo sobre o Meu Negócio Google e as atualizações recentes da plataforma? Interaja conosco e deixe um comentário ou sugestão.

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário