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Intenção de busca do Usuário: Entenda um dos mais importantes fatores de ranqueamento do Google

busca do usuario

Quando falamos de intenção de busca do usuário estamos nos referindo a tudo aquilo que uma pessoa deseja encontrar, ao fazer uma pesquisa nos buscadores.

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Camila Foragi
Redatora

27 de Jul. de 2020

Os mecanismos de pesquisa estão ficando cada vez mais avançados e, por isso, ter um entendimento sólido sobre a intenção de busca do usuário é muito importante para que qualquer estratégia de SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) seja bem sucedida.

Sabemos que o Google aprecia as boas práticas de SEO, mas também considera a relevância do conteúdo produzido, bem como a experiência do usuário. Por isso é preciso que você solucione as potenciais dúvidas , para que o seu conteúdo seja considerado ideal e consiga rankear nos primeiros resultados da SERP

Mas, você sabe como identificar quais são essas dores?? 

Essa é uma dificuldade comum para aqueles que produzem conteúdo. Por isso, preparamos esse post. Aqui você vai descobrir por que é tão importante entender a intenção de busca do usuário e como entregar as melhores respostas para ele.

Sumário:

  • Intenção de busca do Usuário: Entenda um dos mais importantes fatores de ranqueamento do Google
  • O que é a intenção de busca do usuário?
  • Conheça os 4 tipos de intenção de busca do usuário
  • Como descobrir a intenção de busca do usuário?

O que é a intenção de busca do usuário?

Quando falamos de intenção de busca do usuário estamos nos referindo a tudo aquilo que uma pessoa deseja encontrar, ao fazer uma pesquisa nos buscadores.

Uma pesquisa por “SEO”, por exemplo, traz consigo a intenção do usuário de encontrar empresas especializadas nesse segmento, para tornar seus sites mais relevantes perante os mecanismos de busca, fazendo com que eles apareçam na primeira página do Google.

Não é apenas “Otimização para Mecanismos de Busca”. Você precisa ficar atento a tudo que o usuário está procurando.

Isso pode parecer evidente, não é? Mas é esse entendimento do que está por trás dos termos de pesquisa, que torna infinitamente mais fácil o planejamento  da produção de conteúdos que atendam às necessidades da persona.

Essa clareza vale não só para o Google, mas também para o YouTube, redes sociais e outros canais do Marketing Digital que tenham um sistema de busca. Em todos eles, o que a pessoa digita na barra de pesquisa  não é meramente uma palavra-chave, mas uma intenção que visa encontrar respostas para suas dúvidas e necessidades.

Conheça os 4 tipos de intenção de busca do usuário

Os buscadores auxiliam a solucionar dúvidas. Portanto, cada pesquisa carrega consigo o intuito de encontrar alguma resposta. De modo geral, esses intentos podem ser divididos em três tipos principais:

  1. Navegacional

Nesta categoria estão as pesquisas onde a intenção de busca do usuário consiste em encontrar um site específico. Pode ser, também, o anseio  por um produto ou seção determinada . O ponto é que essa pessoa sabe exatamente onde quer chegar.

Exemplo: O usuário acessou a busca disposto a entrar no site da Yamaha para visualizar uma moto que sempre admirou e sonha em comprar.

Essa pesquisa é aquela em que a procura  baseia-se em encontrar um site ou uma página específica dentro de um site, mas por algum motivo prefere acessá-la através do Google ao invés de digitar seu endereço no navegador.

As pesquisas navegacionais geralmente são o nome de um serviço, de uma ferramenta, de uma rede social ou de uma grande marca.

2. Informacional

É uma das bases do Inbound Marketing. Ao todo, ela abrange a maior parte das buscas realizadas e é a grande sacada da jornada do consumidor de hoje. Com amplo acesso ao conteúdo digital, os leitores tendem a explorar sua curiosidade antes de tomar uma decisão.

Isso quer dizer que eles adotarão uma postura autônoma e pesquisarão sobre os temas de seu interesse, antes de realizar uma compra. A busca desse usuário por informações de qualidade é que vai ajudá-lo a tomar uma decisão consciente e coerente para solucionar seus problemas. 

Os conteúdos voltados para esta busca do usuário nunca devem falar sobre produtos, mas sim sobre situações que se relacionam com ele. Se você trabalha com Marketing, pode oferecer dicas sobre os mais variados temas dentro da sua área.

Geralmente, este tipo de busca utiliza termos como:

  • Dicas
  • Descubra
  • Como fazer
  • Por que/Porque
  • Aprenda
  • Como
  • Quando
  • O que

Exemplo de busca informacional: “Por que é importante entender a intenção de busca do usuário?”.

3. Comercial/ Investigacional

Na pesquisa comercial ou investigacional, a busca do usuário já mostra a vontade de comprar um determinado produto. Entretanto, como o nome mesmo sugere , ele ainda precisa de mais informações antes de consumir.

Essa modalidade de busca costuma levá-lo a sites de comparação de preços, páginas de categorias de produtos, ou agregadores de resenhas. 

Alguns exemplos desse tipo de pesquisa são: “melhores empresas de Marketing Digital”, “Samsung”, entre outros. 

4. Transacional

Chegamos na melhor parte. Na pesquisa transacional a busca do usuário tem o intuito de finalizar a jornada de compra.

Ou seja, ele deseja efetivamente tomar uma ação. Isso envolve tanto fazer o checkout, quanto enviar um formulário, fazer uma matrícula ou até entrar em contato com a empresa.

Nem é preciso dizer que esta é a busca com mais chances de conversão, né? Normalmente, o usuário que faz este tipo de pesquisa já tomou sua decisão e está, no máximo, avaliando preços e condições de aquisição.

Os termos mais comuns para esta intenção de busca são:

  • Preço
  • Quanto
  • Comprar
  • Experimentar
  • Teste grátis
  • Parcelamento
  • Adquira
  • Promoção
  • Desconto

Como descobrir a intenção de busca do usuário?

Como seu conteúdo pode corresponder melhor às intenções de busca do usuário? 

Faça perguntas. Reflita sobre o conteúdo que você possui no site/blog e se questione: esta é a melhor resposta?, Qual é a pergunta? Ela se adequa a uma busca navegacional, informacional, comercial/ investigacional ou transacional?

Faça o caminho inverso perguntando 

qual seria a melhor resposta para esta busca do usuário?

O SEO é um conjunto de técnicas que visa tornar seu site mais atrativo para o Google, fazendo com que ele fique entre os primeiros resultados da busca orgânica por palavra-chave. Além de aumentar o tráfego do seu site e suas conversões, sua marca ganha em visibilidade e reputação.

Que tal entender qual a intenção de busca do usuário e potencializar suas estratégias de SEO

Se você deseja melhorar os seus conteúdos e consequentemente seu posicionamento no Google, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo. A WebShare é especialista em otimização SEO!

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