fbpx

Design e SEO: 5 dicas para você agradar o Google com seu site

design-e-seo-webshare
designer-djulye-webshare

Djulye Faustino

Diretora de Arte

16 de Dez. de 2019

Quando desenvolvemos um site queremos que ele seja bonito, intuitivo, que atenda requisitos de UX e UI. Ou seja, a melhor experiência para o usuário. Porém não pensamos que para experimentar tudo isso, antes ele precisa encontrá-lo. E para isso, você, profissional, precisa saber como aliar design e SEO.

Otimizar para ferramentas de busca é um conjunto de atividades para fazer seu site ser o primeiro lugar no resultado das pesquisas.

Dessa forma eu vou listar 5 dicas de SEO para design que não podem faltar quando o assunto é ter um site bem ranqueado e agregar valor ao seu trabalho.

Fazer SEO, é muito mais complexo do que aquilo que eu vou trazer, claro. Ser especialista nisso, é ter o diferencial que com certeza vai mudar o tráfego orgânico do seu site e levar cada vez mais pessoas a vivenciar o layout que você criou com tanta dedicação.

Entretanto, com as dicas que eu vou lhe dar, você já vai estar 5 passos à frente de muitos designers.

Quer um especialista de SEO para o seu negócio? Clique aqui!

Sumário:

  • Design e SEO: 5 dicas para você agradar o Google com seu site
  • Design e SEO: 1- Não colocar textos como imagens
  • Design e SEO: 2 – Otimizar seu site para Mobile (Mobile Friendly)
  • Design e SEO: 3 – Deixar o carregamento de página o menor possível (Page Speed)
  • Design e SEO: 4 – Não usar Flash
  • Design e SEO: 5 – Deixar o código do site limpo
  • Tenha o melhor SEO aliado ao design em seu site

Design e SEO: 1- Não colocar textos como imagens

No mundo do SEO isso é extremamente importante, porque texto ainda é o principal meio de leitura das ferramentas de busca. Então, não coloque títulos importantes (H1 e H2), palavras-chaves e copy dentro de imagens, a não ser que você não queira ranquear no Google. Não é isso que você quer, né!?

Mas, então, não posso usar imagens no meu site?

Claro que pode, contanto que os títulos estejam em texto do lado de fora. E, além disso, em todas as imagens que você usar, atente-se para preencher Tag Alt e Title, ou seja, uma descrição alternativa e informativa para o Google sobre o que a sua imagem significa.

design-e-seo-site-webshare

O site da Webshare é otimizado para ter todos seus títulos e palavras-chave em texto, fora das imagens

Design e SEO: 2 – Otimizar seu site para Mobile (Mobile Friendly)

Você já ouviu falar Mobile Friendly?

Significa que seu site é otimizado para dispositivos móveis. Qualquer designer, hoje, sabe que estamos na era do Mobile First.

Projetar para mobile não é mais pensar como ajustar aquilo que foi criado para o desktop, mas criar ao contrário, priorizando a experiência do usuário no celular e criando um site que seja pensado para os dispositivos móveis.

Dessa forma, como a maior parte do tráfego do Google vem de dispositivos móveis, ele prioriza quem tem um site Mobile Friendly.

Assim, nada mais SEO do que ter um site estruturado que priorize o mobile. Não adianta somente ser responsivo, apenas se ajustar aos diferentes tipos de tela não garante uma experiência completa e pensada para o mobile. Por isso, é mais do que necessário pensar mobile first.

Quer saber se seu site é mobile fisrt? Clica aqui.

Design e SEO: 5 dicas para você agradar o Google com seu site 1
design-e-seo-mobile-first-webshare

Design e SEO: 3 – Deixar o carregamento de página o menor possível (Page Speed)

Pesquisas indicam que se sua página demorar mais que três segundos para carregar, você está perdendo usuários.

Hoje em dia, as pessoas estão consumindo mais coisas cada vez mais rápido. Ninguém mais espera! É tudo na hora! Se a informação que eu quero demorar muito pra me dar o que eu preciso, eu vou procurar outra que me dê mais rápido. E o Google prioriza a experiência do usuário e a relevância do seu conteúdo para eles.

Então, o Page Speed é um dos critérios de SEO que importam muito na hora de atingir as primeiras posições nas ferramentas de busca.

Mas o que deixa meu site lento?

Existem vários quesitos que podem vir a diminuir a velocidade de carregamento do seu site, tais como: imagens muito pesadas, tempo de resposta do servidor, códigos desnecessários, interações e animações complexas, e etc.

Mas como identificar os aspectos que estão deixando meu site lento?

O Google tem uma ferramenta – PageSpeed Insights – onde você pode colocar a URL do seu site. Lá ele dá uma nota de 0 a 100, e mostra diversos aspectos que podem ser mudados para otimizar o tempo de carregamento do seu site.

designe-e-seo-page-speed-webshare
(Exemplo de diagnóstico de site pela ferramenta do Google)

Design e SEO: 4 – Não usar Flash

Flash é coisa do passado!

A Google anunciou que a partir de 2020 não manterá Flash Player ativo no Chrome. Ou seja, mesmo que você ache que aquelas animações em flash são atrativas ao seu público, está na hora de abandonar essa estratégia.

Primeiro, porque elas não vão mais rodar em um dos navegadores mais usados. Em segundo lugar, elas não são nada boas para SEO. Todos os elementos dos seu site em flash são lidos pela ferramenta como um título, apenas. Isso é o desastre do ranqueamento!

Então, se você ainda tem algum apego pelo Flash, está na hora de dizer adeus. 

Design e SEO: 5 – Deixar o código do site limpo

Lembra que falamos de carregamento de página no item 3?

Contratar um mau desenvolvedor, implica em ter um código sujo no seu site o que, consequentemente, aumenta o tempo de carregamento das páginas e faz com que o Google não queira ranquear.

Se você é um Webdesigner que faz, além do layout, o desenvolvimento do seu site, você precisa atentar-se para o fato de que talvez esteja fazendo um código desorganizado.

Já, se você contratar um desenvolvedor, certifique-se de que ele é um bom profissional. Para manter um código limpo, existem várias coisas que você pode fazer, como usar ferramentas para reduzir CSS e limpar o código HTML e JavaScript, além de aplicar outros princípios da programação e assim garantir um bom ranqueamento do seu site.

Tenha o melhor SEO aliado ao design em seu site

Pode ser que você já use algumas das dicas que eu citei acima, e isso é ótimo, quer dizer que já sabe o básico do básico de SEO para designers.

Contudo, não pare por aí! É sempre necessário buscar por mais.

Como falei anteriormente, se você quer ter contato com os usuários, seu site precisa agradar as ferramentas de busca. Não adianta fazer páginas lindas, se ninguém vai chegar nelas.

Sendo assim, capacite-se em SEO ou contrate empresas que são especialista no assunto, como a WebShare.

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais acessadas

trabalho home office dicas de como fazer direito
design-e-seo-webshare

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários