UX: Como melhorar a experiência do usuário no seu site?

Sumário

Sem dúvidas, você já ouviu falar em experiência do usuário. Também conhecido como User Experience, o famoso UX, é a bola da vez no mundo dos negócios, e-commerces, design, tecnologia. Pois é, a sua popularidade não é por acaso e você precisa entender como melhorar a experiência do usuário no seu site. Ou você vai ficar para trás. E o seu negócio também.

Por isso, iremos explicar a seguir o que significa isso e tudo o que você precisa saber na hora de criar a melhor experiência para os seus usuários.

Vamos lá?

O que é a experiência do usuário?

Vamos começar pelo princípio. UX diz respeito a como as pessoas se sentem quando navegam dentro do seu site, e-commerce ou aplicativo. É mais do que ter um layout bonito. É sobre a facilidade com que esse usuário consegue navegar e realizar funções naquele espaço.

Preste atenção: é sobre como ele se sente. Isto é, pode ser que ele consiga realizar tarefas rapidamente, mas se sinta frustrado ou pressionado ao longo do processo. É claro que essas experiências são pessoais, mas foram criadas diversas técnicas para ajudar a otimizar os sites e torná-los mais eficientes no quesito UX.

Os princípios da UX

A experiência do usuário considera cinco grandes princípios os quais você precisa dominar para poder melhorar a sua plataforma digital.

São eles:

A ESTÉTICA

Como você viu até aqui este não é ponto principal, mas não pode ser deixado de lado. Esta é a primeira impressão que o usuário terá do seu site, logo, precisa de atenção e de uma boa construção dos elementos.

A USABILIDADE

Tudo o que está no seu site precisa ser funcional. Quanto mais fácil e clara for a usabilidade, melhor será a experiência do seu usuário.

A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

A informações da sua página precisa estar devidamente organizadas. É o caso, por exemplo, de saber dar o destaque certo para as principais informações e direcionar a atenção deles para os locais certos. Afinal, o que se busca é a conversão, não é?

O FLUXO DE INTERAÇÃO

Um fluxo de interação é como um mapa com todos os possíveis caminhos que o usuário pode percorrer na sua plataforma. Isto é importante, pois ter uma ideia desses possíveis caminhos ajuda a eliminar situações na qual ele poderia se sentir perdido, eliminar recursos desnecessários ou acrescentar, caso estejam faltando.

Por fim, sem um bom conteúdo não há uma boa experiência. Encontrar um conteúdo de valor e que corresponda ao que o usuário está buscando faz parte da sua experiência e é decisivo para ele se sentir satisfeito.

Como melhorar a experiência do usuário na prática?

Bem, agora que você já sabe melhor no que consiste a UX, chegou a hora de por ela prática. Afinal, essa experiência é decisiva para o usuário converter e mais: retornar ao seu site.

Separamos algumas dicas de como colocar em prática essas técnicas.

PERGUNTE PARA ELES!

Sim, simples assim. Uma ótima garantia de bons resultados é fazer entrevistas com os usuários. Essas respostas são valiosas e ajudam a entender o que é realmente necessário ou dispensável.

MEDINDO EMOÇÕES

Parece conversa de psicólogo, mas as redes sociais são craques nisso. Afinal, o que são os recursos do Facebook para reagir aos posts se não uma forma de medir emoções?

Pois então, ter isso no seu site é ótimo. Perguntas como “esse conteúdo foi útil?”, é um exemplo poderoso.

SEJA CLARO

Pessoas com diferentes culturas e experiências de vida irão acessar o seu site e não dá para prever os sentimentos e comportamentos de cada um deles. Mas, ser claro e objetivo é a melhor forma garantir que todos conseguirão entender sua proposta ali.

DEIXE A COMPLEXIDADE DE LADO

Você sabia que formulários complexos representam os maiores impedimentos da conversão em um site? Por isso, deixe os processos mais complexos para depois ou em momentos chave, pois eles podem afastar os usuários do seu site.

UX na era mobile-all

É claro que esse tema não poderia ficar de fora. Quando se fala em UX, se fala em dispositivos móveis e desktop. Principalmente móveis. E elas precisam ser pensadas separadamente. A experiência de uma pessoa no celular é totalmente diferente do computador. Há muitos fatores, incluindo os externos, considerando que ela pode estar usando no sofá de casa ou no ônibus.

Logo, são mundos diferentes e merecem muita atenção. Quando se fala em UX mobile, é possível considerar uma série de recursos como geolocalização, câmera, notificações e por aí vai.

Os fluxos de interação são muito importantes por aqui. Afinal, há muito a ser projetado. Por exemplo, se a pessoa acessa um site de um dispositivo desktop, provavelmente está em casa e procurando informações mais completas. Já se está acessando por smartphone, pode estar na rua e precisa de informações rápidas como o endereço ou um telefone.

O princípio da experiência do usuário no mobile diz que as pessoas buscam resultados imediatos e fáceis. Perceba, não é rápido: é imediato.

É fundamental projetar a estratégia certa aqui, pois os acessos estão sendo cada vez mais por mobile. E as compras também.

COMO OFERECER A MELHOR EXPERIÊNCIA AOS USUÁRIOS?

Como você pode perceber, há muito trabalho envolvido para construir uma boa experiência e que gere os resultados certos para o seu negócio. Por isso, a melhor forma é contar com o apoio de profissionais da área.

Aqui, na WebShare você tem o suporte de uma equipe qualificada e altamente preparada para pensar as soluções certas para o seu site. Entre em contato para saber mais.

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