fbpx

Análise de SEO: ferramentas úteis que levam seu blog ao topo

analise-de-seo-ferramentas-webshare
Análise de SEO: ferramentas úteis que levam seu blog ao topo 1

Karine Tavares
Redatora

21 de Out. de 2019

Está precisando de uma forcinha para construir um conteúdo que caia nas graças do Google? Esse universo maluco do marketing digital é novo na sua rotina? Ainda não sabe como fazer uma verdadeira análise de SEO para ranquear no topo da SERP?

Falar de Search Engine Optimization é sempre a melhor parte do nosso dia. Nesse sentido, estamos sempre pensando em atender as necessidades de nossas personas. É um imenso prazer poder contribuir com o crescimento dos negócios e ver o quão relevante o nosso trabalho vem se tornando. 

Então, é chegada a hora de contar alguns de nossos segredos a respeito de como construímos conteúdo otimizado para nosso blog. Prepare-se para favoritar em seu navegador uma série de ferramentas que serão suas companheiras diárias, daqui para a frente. 

Sumário:

  • Análise de SEO: ferramentas úteis que levam seu blog ao topo
  • Por que é importante fazer análise de SEO no conteúdo do blog?
  • Revelados os segredos da WebShare para uma excelente análise de SEO
  • Um verdadeiro tesouro para a análise de SEO
  • Conheça as ferramentas que utilizamos para a análise de SEO
  • Outras ferramentas que podem lhe ajudar em suas construção e análise de SEO
  • Especialistas lhe ajudam a fazer a análise de SEO mais eficiente para o seu negócio

Por que é importante fazer análise de SEO no conteúdo do blog?

Seu conteúdo não sobreviverá ao julgamento do Google se não estiver otimizado para os motores de busca. Existem regras impostas pelo algoritmo do mecanismo, as quais não devem ser ignoradas. Não duvide desta inteligência e muito menos subestime-a. Do contrário, sua posição no PageRank estará longe de atingir a sua audiência.

O time de redatores da WebShare não brinca em serviço. Nossos artigos são elaborados com foco em agradar ao nossos público-alvo, ao mesmo tempo em que queremos alcançar o coração do Google. É lei, aqui na Agência, trabalharmos em prol dos dois, afinal, um não existe sem o outro.

Apesar de nossos esforços para deixar cada conteúdo redondinho, também precisamos de uma ajudinha da tecnologia. É, ninguém escapa dela.

Entretanto, para tornar a análise de SEO possível, algumas questões devem estar claras. Quando trata-se de blog, certos cuidados são necessários. 

Por que…

Não é necessário repetir sua palavra-chave de foco por todos os cantos do conteúdo

O nome disso é black hat, e o Google costuma penalizar as marcas que adotam a prática.

Título de SEO, Meta Description, URL, Title Tag, Alt Text, Subtítulos e corpo do texto...

… devem ser otimizados com sua palavra-chave de foco e sinônimos. Mas saiba dosar.

Frases curtas são as preferidas do motor de busca

Blocão de texto prejudica a legibilidade e é um convite ao abandono de seu conteúdo.

E você precisa fazê-la com qualidade.

Para seu conteúdo ser considerado agradável...

… conecte suas ideias com termos de transição.

Lançar mão das listas, tabelas e parágrafos concisos...

é uma tática poderosa para ganhar a posição zero do Google.

Organizar o raciocínio na forma de perguntas e respostas é ótimo

Principalmente quando trata-se de um momento em que a Voice Search está com tudo. Apenas cuidado com a coerência.

Seu blog precisa ser voltado para uma boa experiência do usuário

Preocupar-se com responsividade e com carregamento rápido da página é só o começo.

Segurança é coisa séria

Uma URL segura é importante para o ranqueamento no Google.  E mais: para a exibição de um conteúdo sem barreiras.

Aqui, neste artigo, trazemos toda a teoria da aplicação de SEO em Blogs. Caso as coisas ainda não estejam muito claras para você, é nesse guia que você encontrará tudo o que precisa para compreender a técnica. Não deixe de acessá-lo.

Revelados os segredos da WebShare para uma excelente análise de SEO

analise-de-seo-subir-ranking-webshare

A internet é sim esse pau para toda a obra. Não há dor no mundo que não tenha uma solução na rede. Você já passou horas pesquisando e escrevendo, pensando em todos os aspectos que listamos acima, agora é hora de partir para a etapa final: a análise de SEO. 

Voltamos a lembrar-lhe que conteúdo rico nem sempre terá relevância aos olhos do Google. Para ranquear, você precisa saber escrever para a internet com estratégia.

Boas ferramentas geram ótimos resultados. É delas que falaremos abaixo. O melhor de tudo é que quase todas estão disponíveis online e gratuitamente.

Prepare o checklist para as dicas valiosas que virão à seguir.

Um verdadeiro tesouro para a análise de SEO

A sua análise de SEO deve começar antes da produção de conteúdo. Com isso em mente, tente atender às demandas urgentes de suas personas. Primeiro, decida a temática a ser abordada.

Quando você tem um produto ou serviço e conhece seu público, fica mais fácil entender quais são as dores que suas soluções conseguem sanar. 

NÃO ESCREVA SEM PROPÓSITO.

Por exemplo, a WebShare está trazendo informações poderosas para lhe ajudar em termos de eficiência de SEO. Não é difícil perceber que você já entendeu que precisa disso para alavancar resultados online. Logo, o seu perfil é compatível com um de nossos clientes ideais.

Justamente por essa razão, todas as semanas publicamos dicas e revelamos as oportunidades que o marketing digital entrega ao seu negócio. E como bom empreendedor ou gestor, além de ter os maiores especialistas ao seu lado, você não quer ser leigo nesse assunto.

CONHEÇA AS FERRAMENTAS QUE UTILIZAMOS PARA A ANÁLISE DE SEO

Texto formatado no WordPress,– aliás, também somos experts no gerenciador de conteúdo mais famoso do mundo. É hora de passar aquele Raio X e ver onde estão as fraquezas do conteúdo.

Duas ferramentas de análise de SEO estão em nosso cotidiano e gostamos muito de ambas. Optamos por falar apenas delas porque, além de as considerarmos as mais tops do mercado, você não fica indeciso em meio a tantas possibilidades. Porém, fique ciente que existem inúmeras outras, ok!?

Esse é um plugin de SEO para o WordPress, que se apresenta nas versões free e paga. Ele simula a leitura que o Google faria em seu conteúdo e aponta alguns erros que poderiam lhe punir. Ou seja, ele lhe poupa tempo mostrando tudo o que é possível melhorar.

À medida que você atualiza o seu conteúdo conforme as indicações, o plugin vai sinalizando positivamente as mudanças, medindo o quanto seu SEO e a legibilidade de seu texto estão competentes.

Além disso, pela nossa experiência, a versão free apresenta alguns “bugzinhos” que podem não lhe dar uma leitura 100% fiel. Contudo, isso é fácil de resolver: basta apenas atualizar a página.

Atualmente, dentre as opções free, o Rank Math SEO vem sendo o mais requisitado pelos especialistas em otimização para os motores de busca. O plugin também é focado no WordPress, e promete aos profissionais funcionalidades incríveis, que abrangem desde a possibilidade de otimização de mais de uma palavra-chave até SEO Local.

Enquanto o Yoast entrega todos os seus recursos somente na versão paga, o Rank Math promete fazer o mesmo (e até mais) gratuitamente.

Ok, WebShare, vocês falaram do WordPress, mas também existe o Blogger. Que ferramentas posso utilizar?

Apesar de também ser uma ótima plataforma para Blogs – muita gente não sabe, mas ela é do Google –, não encontramos um plugin de análise de SEO no mercado. Todavia, não deixe de aplicar as técnicas de otimização por lá também. Por mais que o Gerenciador seja da Gigante, não é por utilizá-lo que sua marca ranqueará.

Caso você conheça alguma ferramenta, deixe a indicação aqui embaixo nos comentários e teremos o prazer de estudá-la e atualizar esse artigo.

ELES APENAS PROMOVEM UMA ANÁLISE DE SEO, E NÃO SUBSTITUEM O ALGORITMO

analise-de-seo-algoritmo-webshare

Mas, veja bem, esses recursos são plus para você analisar seu conteúdo. De forma nenhuma eles irão lhe penalizar, caso você decida não seguir à risca suas indicações. Lembre-se que o verdadeiro juiz é o Google.

Outras ferramentas que podem lhe ajudar em suas construção e análise de SEO

Após conhecer os softwares ideais para uma análise completa de SEO, que tal uma ajudinha na pré-produção?

Veja os favoritos da nossa equipe para as seguintes situações:

Para buscar ideias de conteúdo

Para analisar palavras-chave

Para achar sinônimos

  • Própria busca do Google.

Para escrever

Economiza seu tempo por deixar tudo salvo na nuvem. Ou seja, você acessa seu conteúdo onde estiver, em qualquer dispositivo.
  • Google Docs.

Para criar títulos impactantes

Para fazer link building

Verificar relevância e autoridade de uma página ou domínio.
  • MozBar.

Para encurtar links

  • Campaign URL Builder;
  • Bit.Ly

Para fazer design gráfico rapidamente

Para medir:

  • Google Search Console;
  • Google Analytics.

Como você pode constatar, várias ferramentas do próprio Google estão em nossas estratégias constantemente. É que a Multinacional pensa em tudo! E são suas próprias armas que tornam os negócios um sucesso no digital. 

Não somos loucos de deixar toda essa oportunidade passar!

Falando nisso: aproveite que grande parte desses recursos não pede um centavo.

Especialistas lhe ajudam a fazer a análise de SEO mais eficiente para o seu negócio

O time da WebShare é o maior especialista em Google do mercado. 

Traga o seu negócio para a nossa equipe, e vamos juntos traçar as estratégias necessárias para levá-lo ao topo da SERP.  

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

Mais acessadas

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários