WhatsApp Pay: 5 cuidados necessários para não cair em golpes e perder dinheiro

Sumário

“É tão fácil quanto enviar uma mensagem”, promete a publicidade. De fato, fazer pagamentos ou transferências de valores através do WhatsApp Pay não tem mistério. Entretanto, golpistas estão em todos os lugares e algumas medidas podem trazer mais segurança nas transações.

À primeira vista, esta é uma solução que traz praticidade para a vida da população. É normal dizermos: “Nossa, que maravilha a mais nova invenção de Mark Zuckerberg e companhia”. Dez segundos depois de um devaneio interessante pelo mundo ideal, caímos na real e lembramos como as coisas funcionam de verdade: se não tomarmos medidas preventivas acerca do WhatsApp Pay, estaremos à mercê de mais uma porta de entrada para fraudes, roubos e muita dor de cabeça.

Sem delongas e para que você comece a aplicá-los imediatamente, listamos alguns conselhos que evitarão o constrangimento e a incomodação de ser passado para trás ao utilizar o recurso – para fazer aquela vaquinha com a galera, por exemplo…

Mas, antes disso…

Como funciona o WhatsApp Pay?

whatsapp pay

Apenas três instituições bancárias aderiram à novidade, até agora: Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. Quanto às outras que testaram a tecnologia (Santander, Itaú e Bradesco), houve desistência da entrada, pouco antes do lançamento no Brasil.

Uma matéria do Estadão revelou que o motivo seria o momento delicado da saúde pública e, consequentemente, da economia mundial, devido à disseminação da Covid-19.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS MAIS BÁSICOS PARA UTILIZAR O WHATSAPP PAY?

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter cartões de débito ou crédito, em uma das três instituições citadas acima.

COMO OPERAR DENTRO DO WHATSAPP PAY?

“É tão fácil quanto enviar uma mensagem”, promete a publicidade. De fato, fazer pagamentos ou transferências de valores através do aplicativo não tem mistério. Entretanto, em caso de dúvidas, abaixo simplificamos o passo a passo:

CADASTRANDO SEU CARTÃO

1 – Abra a tela da conversa, clique no ícone “anexar” e escolha a opção pagamento;

2 – Uma tela de cadastro Facebook Pay irá surgir: aperte em “continuar”;

3 – Após ler e aceitar os termos de pagamento e privacidade, crie uma senha (PIN) de seis dígitos e confirme-a (você também pode utilizar a biometria do celular, se quiser);

4 – Preencha corretamente os dados solicitados (pessoais e do cartão) e depois ateste a veracidade através de um código recebido via e-mail, SMS ou mensagem pelo app do banco (você escolhe). Está pronto!

ENVIANDO DINHEIRO EM 2 TEMPOS

1 – Após tocar em anexar, escolha a opção pagamento;

2 – Preencha o valor desejado e confirme as informações através de senha (números ou biometria);

3 – Entre pessoas físicas, os valores transitam através das contas bancárias. Para empresas, é necessário registrar-se junto à processadora de pagamentos Cielo.

É possível lidar com os riscos do WhatsApp Pay, basta prevenir-se e ficar atento!

Infelizmente, nós sabemos que quando se trata de transações financeiras, todo cuidado é pouco. LITERALMENTE!

As orientações que colocaremos a seguir podem ser aplicadas em quaisquer operações online. Claro que cada plataforma tem as suas próprias diretrizes a serem respeitadas, mas cerque-se daquele plus que estiver à sua disposição. Assim você estará sempre um passo à frente no quesito segurança.

Com estes 5 conselhos, fique mais protegido contra os famigerados golpes!

1 – AS ATUALIZAÇÕES DO DISPOSITIVO DEVEM ESTAR SEMPRE EM DIA

Seus dados valem ouro. Do contrário, não existiriam empresas por aí querendo comprá-los.  Então, você precisa usar todos os recursos tecnológicos disponíveis para protegê-los.

Uma forma de melhorar a segurança, é sempre manter o software de atualização do celular em dia. É provável que as empresas já estejam prevendo medidas para resguardar a boa experiência do usuário quanto ao WhatsApp Pay em seus sistemas operacionais. Não negligencie o assunto ou deixe para lá!

2 – ESPECIALISTAS RECOMENDAM O USO DE UM BOM ANTIVÍRUS

Seu celular é um computador compacto. Isso quer dizer que, provavelmente, você utiliza o equipamento para realizar desde pesquisas, até pagamentos de contas no aplicativo do banco. Da mesma forma como acontece com um desktop, um bom antivírus deve ajudar a prevenir entradas maldosas indesejadas e espiões.

3 – BOAS PRÁTICAS QUANTO ÀS SENHAS

Você viu durante nossa explicação de passo a passo para utilizar o WhatsApp Pay, que haverá uma etapa de senha ou biometria. Ao defini-la, dê preferência a códigos elaborados, com bom grau de dificuldade.

Além disso, veja o que você não deve fazer:

  • Não compartilhe senhas (PIN) com terceiros;
  • Nunca salve essa chave como contato no celular com o nome “Senha” ou algo parecido;
  • Não deixe anotado em nenhum local acessível, como bloco de notas ou e-mail;
  • Não use datas ou números fáceis de deduzir (como 1,2,3,4, por exemplo…)

4 – AUTENTICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

O aplicativo tem uma opção de autenticação em duas etapas. Mas, para que serve isso, você deve estar se perguntando.

Oras, para aumentar a segurança do usuário durante a utilização do aplicativo. Pense bem, o que você prioriza?

1 – Manter uma boa usabilidade, porém, à mercê de um maior nível de exposição;

2 – Uma experiência um pouco mais modesta, entretanto, com o máximo à disposição em termos de proteção.

5 – CUIDADO COM AS MENSAGENS ESTRANHAS

Sempre desconfie quando algum contato, por mais próximo que seja, chegar pedindo dinheiro ou qualquer coisa de valor. A medida correta a ser tomada é procurar a pessoa imediatamente para confirmar as informações. A quantidade de clonagem de números de telefone ainda é gigantesca. Mas, com boas práticas, dá para evitar danos maiores.

Há limite de transações no WhatsApp Pay!

Contudo, apenas para pessoas físicas!

Por dia, são permitidas apenas 20 transações, com um valor máximo de R$ 1.000. Já o limite mensal é de R$ 5.000.

Para o WhatsApp Business, não há bloqueios.

Em ambos os casos, o WhatsApp Pay não cobra taxas.

Disponibilidade gradual do WhatsApp Pay nos dispositivos dos brasileiros

Os usuário do nosso País terão acesso à novidade aos poucos. Abrir para todos os dispositivos seria uma jogada ousada e bastante arriscada, coisa que o Facebook jamais faria.

A empresa está preocupada com a segurança dos usuários ao utilizar o WhatsApp Pay?

Sim!

Porém, por mais que o Facebook invista em medidas protetivas para o serviço, nada garante que fraudes serão blindadas. Já temos exemplos negativos de outros aplicativos que lidam com os dados de cartões dos usuários, e os golpistas sempre dão um jeitinho de, volta e meia, invadir as contas.

Portanto, FIQUE ALERTA E COLOQUE EM PRÁTICA OS CONSELHOS DE HOJE.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?