fbpx

Técnicas de SEO: 4 dicas rápidas para gerar uma boa experiência com seus conteúdos

imagem para ilustrar conteudo sobre tecnicas de seo estao atreladas a uma boa experiencia do usuario com seu conteudo e com suas paginas

Técnicas de SEO são largamente utilizadas por empresas que têm como objetivo tornar a marca visível para o público na internet.

thais teixeira produtora de conteudo solucoes industriais

Thais Teixeira

Redatora Convidada

12 de Mar. de 2021

Muito provavelmente você já ouviu falar no termo SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a otimização das páginas do seu site para serem notadas por mecanismos de buscas, como o Google. 

Pois bem, atente-se para isso: mais do que saber o que significa, você precisa entender como aplicar as melhores técnicas de SEO para chegar lá.

Largamente utilizadas por empresas que têm como objetivo tornar a marca visível para o público na internet, a disputa de todos os players visa um único prêmio: conquistar a primeira página de resultados.

Para começar, é importante criar conteúdos relevantes, e os blog-posts são seus grandes aliados. 

Digamos que seu nicho de mercado seja o segmento industrial, com a produção de vidros para ônibus. Utilizando SEO, você conseguirá ser encontrado na internet pelo público que necessita, especificamente, do seu produto. O que queremos dizer é que essa ferramenta, além de poderosa, é universal. Molda-se a qualquer tipo de negócio.

Com algumas instruções rápidas e simples, veja como você pode começar!

Sumário:

  • Técnicas de SEO: 4 dicas rápidas para gerar uma boa experiência com seus conteúdos
  • 1. Produção de conteúdo relevante
  • 2. Palavras-chave são o core business das técnicas de SEO
  • 3. Não subestime o poder de uma URL bem escrita (técnica de SEO jurássica)
  • 4. O algoritmo olha apenas para sites responsivos

1. Se o conteúdo não for relevante, nem perca seu tempo produzindo

O que o seu negócio tem a dizer para as suas personas? Para começar a produzir conteúdo relevante, o primeiro passo é descobrir o que o seu público costuma buscar e como as suas soluções podem atendê-lo.

Quanto maior for a sua capacidade de prender a atenção dos usuários, mais fácil será retê-los por bastante tempo em seu site. E isso é ótimo aos olhos do algoritmo, pois ele enxergará sua autoridade. 

Nunca esqueça desta premissa, e direcione-a para todas as suas produções: se está agradando, é porque tem qualidade!

Outra questão importante é a frequência de postagem. De forma nenhuma, seu site poderá deixar a desejar neste quesito. Quanto mais você publicar materiais ricos, maior será a sua reputação como criador de conteúdo. 

Não importa o nicho do seu negócio. Um site que vende serviços de instalação elétrica industrial, por exemplo, deve escrever sobre tópicos de interesse focados em seu público. Como fazer isso? Começar olhando a concorrência é uma boa, além de usar ferramentas gratuitas como Answer The Public e Ubersuggest.

Bem, o mapeamento de temas é a primeira das técnicas de SEO mais básicas. Vamos para a próxima!?

2. Palavras-chave são o core business das técnicas de SEO

Indispensáveis! A escolha certeira  delas é fundamental. Utilize ferramentas gratuitas como Ubersuggest e Google Trends, para entender as palavras-chave mais buscadas para o seu nicho.

Vamos supor que você venda soluções para destinação de resíduos. Foque no alvo: através dessas técnicas de SEO, veja os tipos de termos que o público costuma usar sobre esse mercado e aplique-os ao longo de seus textos.

3. Não subestime o poder de uma URL bem escrita (uma das técnicas de SEO jurássicas)

Fazer a otimização de URL para os posts criados pelo seu negócio é indispensável.Torne-a amigável, não deixe-a longa demais e utilize sua palavra-chave aqui também. 

Mas nunca se esqueça: letras e números aleatórios geram insegurança e também dificultam a identificação de relevância, tão importante aos olhos dos mecanismos de busca.

Utilizando essas boas práticas, a oportunidade de seu site ser visto pelo algoritmo e, à vista disso, apresentado como resposta para aqueles que pesquisam por seus produtos e serviços, aumenta muito.

4. O algoritmo olha apenas para sites responsivos

Esta não é exatamente uma técnica de SEO, mas está diretamente atrelada aos seus resultados na busca orgânica. 

De nada adianta investir nas estratégias que mencionamos acima, se o seu site não for responsivo – ou seja, adaptar-se sem problemas às telas dos diferentes dispositivos.

Pergunte-se: essa navegação deixaria qualquer visitante confortável? Quem acessa seus conteúdos é prioritariamente mobile first e o Google sabe disso.

A experiência do usuário é um dos principais fatores de ranqueamento, e tanto os responsáveis pela arquitetura de informação, design e desenvolvimento, quanto os criadores de conteúdo, precisam preocupar-se com ela. 

É isso, ou ver o tráfego despencar dia após dia!

Esse artigo foi escrito em parceria com Thais Teixeira, criadora de conteúdo do Blog Soluções Industriais, com contribuição da Head de Conteúdo da WebShare, Karine Tavares.

Estas dicas rápidas de técnicas de SEO lhe ajudaram de alguma forma? Conta aqui nos comentários!

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais acessadas

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários