Entity SEO: Conheça esta estratégia ideal para o seu conteúdo

Mulher em frente a uma tela grande, apontando para uma título escrito entitry first

Sumário

Você sabe, não é novidade que o marketing digital sofre constantes atualizações e mudanças, de acordo com o desenvolvimento das tecnologias e mecanismos de busca. E agora o “boom” da vez é o Entity SEO. 

Apesar dessa técnica já estar sendo colocada em prática por muitos profissionais do marketing, ela é novidade e por isso ainda gera algumas dúvidas em muitas pessoas que trabalham na área. 

Como a Webshare sempre tem o compromisso de trazer conteúdos que abordam as principais novidades do universo do marketing digital, agora não poderia ser diferente. Por isso, se você ficou curioso a respeito do assunto, esse é o seu lugar. Continue a leitura deste conteúdo e saiba o que é a estratégia do Entity First e como ela ajuda no trabalho de SEO.

O que é Entity SEO?

O Entity based SEO, traduzido livremente para o português como SEO baseado em entidade, é uma técnica de otimização de conteúdo que está sendo usada recentemente. Trata-se de um novo fator que está afetando diretamente o ranking das SERPS, tirando um pouco o foco dos mecanismos de busca das palavras-chave

Isso porque, ao contrário das práticas convencionais de SEO que são principalmente focadas em palavras-chave para atrair o tráfego orgânico, o entity SEO divide esse foco nas keywords e entidades. 

Não estamos falando de um processo complexo, porém é necessário um entendimento consistente para desenvolver essa estratégia de maneira eficiente. Até porque, a definição de entidades e palavras-chave podem gerar algum tipo de confusão. Aliás, é exatamente isso que vamos explicar mais à frente. 

Qual o conceito de entidade?

Na definição do Google, entidade é algo bem definido, singular e distinguível. Ou seja, é um conceito único, bem claro, que você pode ligar facilmente a um gráfico de conhecimento. A entidade pode ser definida de maneira exclusiva. 

No entanto, uma entidade não precisa ser algo físico, uma frase específica ou palavra. Pode ser encontrada através de muitos termos na hora da pesquisa, como:

  • Pessoas;
  • Marcas;
  • Lugares;
  • Ideias;
  • Livros;
  • Objetos;
  • Eventos;
  • Programas;
  • Cores;
  • Datas;
  • Animais

Há muitos outros termos que se encaixam em entidades no momento da pesquisa. E o entity SEO utiliza o contexto para criar entidades que possam ser encontradas através de muitas pesquisas diferentes e, não, por buscas específicas. 

Palavras-chaves sendo trocadas pelas entidades?

Aos poucos as entidades estão se tornando a prática principal para as pesquisas no Google. Mas porque isso está acontecendo, se o buscador sempre esteve com o seu foco voltado para as palavras-chave? Há algumas explicações para isso. Acompanhe!

Ambiguidade 

Palavras-chaves podem ser ambíguas, ou seja, se referirem a muitos assuntos com apenas um termo. Por exemplo, se você fizer uma busca pela palavra “cookie”, os resultados serão tanto para biscoitos, quanto às informações que algum servidor pode enviar. Você irá obter uma combinação ruim de resultados, pois muitas páginas estarão relacionadas a assuntos que não são do seu interesse. 

Específicas para um idioma

Outra característica das palavras-chave, é serem, em grande parte, específicas para um determinado idioma. Isso pode causar a dificuldade na distinção entre os termos, quando há várias traduções para uma palavra. 

Dificuldade de construir conexões contextuais  

Com a utilização de palavras-chave há essa dificuldade. Como nos primeiros dias do Google, em que apenas uma página poderia classificar para um determinado termo, pois não havia como dizer quantas palavras-chave diferentes estavam relacionadas. 

Palavras-chave ainda são importantes

Mas apesar do Google estar dando alguns indícios de que aos poucos está se afastando das palavras-chave, elas ainda possuem um lugar importante para o as práticas de SEO. No entanto, agora elas fazem o trabalho de indicar quais as entidades que o usuário está procurando. 

Palavras-chave e entidade ajudam o algoritmo do Google a ter um melhor entendimento do que realmente se trata a entidade, uma pessoa, uma marca, um animal e por aí vai. 

A importância do Entity SEO

Mão de uma pessoa mexendo em um smasrtphone e uma barra de campo de busca translucida em cima

Além dos fatores que citamos anteriormente, há mais vantagens em utilizar as estratégias de Entity SEO. Veja quais são.

Os resultados de pesquisa ficam melhores

As entidades são capazes de fornecer aos usuários resultados de busca mais relevantes. As buscas por voz, através de assistentes virtuais, são muito mais fáceis com a utilização de entidades no SEO. 

Melhoria nas traduções

A estratégia de Entity SEO também facilita para traduções em diferentes idiomas, baseado nas configurações de busca do usuário.Também é capaz de melhorar as buscas através de sinônimos, antônimos e homônimos. 

Ajuda na construção de gráficos de conhecimento do Google

O Entity SEO auxilia o Google na construção dos gráficos de conhecimento. Esses gráficos, por sua vez, formam os chamados trechos ricos – resultados de pesquisa que contém dados adicionais, como avaliações e classificação. E quando a página contém esse trecho rico, se torna mais útil para os usuários.

Estratégias de Entity SEO

Agora que você já sabe o que significa as entidades em SEO e sua importância no ranqueamento do Google, separamos três dicas para você começar a aplicar em seus conteúdos e fazê-los com que não fiquem mais tão restritos às palavras-chave. 

Crie conteúdos mais amplos

Nesse contexto, é importante fazer uma avaliação do conteúdo que está sendo produzido. Em vez de você virar o foco para produtos e serviços, construa abordagens mais amplas. Essa estratégia vai ajudar na conexão com as entidades que você pretende classificar. 

 Personalização e experiência do usuário em primeiro plano

O Entity SEO tem o foco na intenção de busca do usuário. Por isso que você precisa desenvolver conteúdos mais personalizados, com relevância, que agreguem valor e corresponda às necessidades de seu público. 

Atualizar o conteúdo de forma contínua

Como em toda estratégia de SEO, é essencial que você atualize continuamente o conteúdo e siga monitorando, para alcançar as metas desejadas e conseguir uma boa colocação no ranqueamento do Google. 

A webshare pode ajudar você

Para realizar uma estratégia consistente de Entity SEO, além de entender como esse recurso funciona, é necessário aplicar corretamente as boas práticas de SEO. Só assim é possível ter sucesso no tráfego orgânico e ficar bem posicionado no ranking. 

A webshare, uma SEO Company First cem por cento focada em desenvolver estratégias digitais para os clientes, pode ajudar você nessa tarefa.

Quer desenvolver uma estratégia eficiente de SEO e alavancar o seu negócio? Então entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Também acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do marketing digital. Estamos esperando por você!

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?