O que é Inbound Marketing?

Sumário

Você chegou até aqui porque quer entender o que é o Inbound Marketing e qual o objetivo da metodologia. Certo!?

Agora pense: O que exatamente te fez clicar nesse link? Se a resposta for “parece que pode satisfazer a minha necessidade”, o nosso trabalho de Inbound Marketing foi muito eficiente. Em linhas gerais, a estratégia que adotamos conseguiu ganhar o seu interesse. E é exatamente esse o caminho que o Inbound Marketing percorre.

Vamos além?

Entenda o Inbound Marketing

O conceito de trabalho do Inbound Marketing (ou Marketing de Entrada) é planejado em torno de uma palavra: ATRAÇÃO! A finalidade de todo o esforço é conquistar e encantar, mas sem obrigar ninguém a nada. É construção de relacionamento mesmo.

Através do compartilhamento de conteúdo de qualidade direcionado à persona, é muito mais fácil conseguir o tráfego certo, converter leads, fechar negócios e fidelizar. Ou seja, o Inbound é a maneira mais eficiente de transformar estranhos em potenciais clientes.

AS QUATRO FASES DA METODOLOGIA

Para entender melhor como transformar a teoria em prática, é necessário que você conheça as quatro ações que regem a técnica:

ATRAÇÃO: a intenção aqui é atrair o tráfego certo.

CONVERSÃO:  ok, você conseguiu visitantes. Agora é o momento de transformá-los em leads.

FECHAMENTO: Seus leads agora estão na etapa do funil que os torna clientes.

ENCANTAMENTO: Os clientes conquistados tornam-se promotores de sua marca, e instigam outras pessoas a procurarem o seu negócio.

As fases do Inbound Marketing são construídas e monitoradas através de ações, técnicas e ferramentas, que auxiliam o profissional a ser bem-sucedido. É o conjunto de trabalho em SEO + Blog + Landing Page + Mídias Sociais + E-mail Marketing + Automação + Análise (etc.) que compõe toda a estratégia. A grande sacada do Inbound é nutrir leads com conteúdos de valor, ser facilmente encontrado pelos motores de busca e ganhar a atenção.

COMO REALIZAR AS AÇÕES EM INBOUND MARKETING?

1 – Defina seu público;

2 – Crie suas personas;

3 – Atenção com a Jornada de Compra;

4 – Construa seu funil de vendas;

Por que o Inbound é importante para o seu business?

Como você pôde perceber até aqui, de fato a estratégia está promovendo uma mudança na forma dos negócios se comunicarem com seus públicos. Separamos alguns itens que farão você entender os motivos dessa estratégia ser tão importante:

  • Redução de custos;
  • Aumento da visibilidade = Tráfego certo = ROI positivo;
  • Leads mais qualificados;
  • Conexão com as personas em todas as fases da Jornada de Compra;
  • Credibilidade frente o público;
  • Leads ficam com uma imagem positiva da marca após o consumo de conteúdos qualificados;
  • Métricas de todas as ações e qualificação do trabalho.

E o Outbound Marketing, para onde foi?

Ao contrário do Inbound, o Outbound Marketing tem como premissa deixar a organização no controle e não o consumidor. É uma forma mais cara de converter leads, promove uma comunicação unidirecional e não visa a educação ou o entretenimento do público. O seu declínio está intimamente ligado às mudanças nas formas de consumo. Ou seja, empurrar produtos ou serviços “guela abaixo” não funciona mais.

É preciso lembrar: o público escolhe O QUE e COMO quer consumir.

Quer qualificar suas estratégias de Inbound Marketing e mudar o ponto de vista dos seus negócios? Entre em contato com nosso time de especialistas e lhe daremos o melhor direcionamento para o sucesso.

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