Guest Post: o que é, quando fazer e riscos

Imagem mostra mãos femininasdigitando em um teclado de notebook. Na tela do computador está a palavra blog e com um texto em baixo.

Sumário

Existem muitas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que o site tenha mais visibilidade e consiga alcançar melhores posições no ranking dos principais motores de busca. E uma dessas é chamada de guest post, ou postagem convidada. Você, por acaso, já ouviu falar? 

Essa prática é bastante utilizada no marketing digital, e consiste na publicação de um artigo feito em algum blog de terceiros. O objetivo é proporcionar mais visibilidade da página, melhorar o SEO e estabelecer autoridade no nicho de mercado.  

E então, vamos aprender, de fato, o que é um guest post e suas vantagens, tanto para quem publica, quanto para quem escreve? Venha com a WebShare, primeira e única agência SEO First do Brasil, para saber tudo isso e muito mais, a respeito dessa estratégia interessante que ajuda o seu site a ter mais resultados. Vamos lá!

O que é guest post?

Guest post, também conhecido como post de convidado, é uma estratégia de marketing digital que está sendo utilizada ,cada vez mais, para melhorar o desempenho das páginas no acirrado mercado digital. Nessa prática, o autor escreve um artigo para ser publicado no blog de terceiros. A principal finalidade aqui, é alcançar novos públicos, compartilhar conhecimentos e principalmente fortalecer a presença online. 

Benefícios para quem escreve

Quando o guest post é publicado, o autor ganha visibilidade em uma comunidade nova. Muitas vezes, também consegue backlinks qualificados. Eles são peças-chave para melhorar a visibilidade e autoridade no rankeamento dos buscadores. 

Benefícios para os sites hospedeiros

Já os sites que recebem os guest posts, tem a oportunidade de oferecer conteúdo diversificado e de qualidade aos seus leitores, mantendo-os engajados e interessados. 

Além das vantagens adquiridas pelas duas partes, a técnica do guest post possibilita a elaboração de redes profissionais no marketing digital. Trata-se de uma ferramenta valiosa para o SEO e marketing de conteúdo

Qual a Importância do guest post para o SEO?

Imagem mostra mãos femininas no teclado de um notebook e, com uma das mãos, segurando um papel escrito SEO com as cores do Google.

O guest post é uma ferramenta poderosa para o seu SEO, proporcionando benefícios interessantes. Abaixo, listamos algumas dessas vantagens que os posts convidados podem gerar para as estratégias de otimização de motores de motores de busca. Acompanhe!  

  1. Melhoria no ranqueamento dos motores de busca: backlinks de qualidade obtidos através de guest posts ajudam a melhorar o ranqueamento do seu site nos motores de busca.
  1. Aumento da autoridade de domínio: publicar em blogs com alta autoridade transmite credibilidade ao seu site, elevando sua própria autoridade de domínio.
  1. Expansão da visibilidade e alcance: ao publicar em outros sites, você alcança novos públicos, ampliando sua visibilidade e o alcance do seu conteúdo.
  1. Geração de tráfego orgânico: com a exposição em diferentes plataformas, aumenta-se o tráfego orgânico para o seu site.
  1. Construção de relacionamentos profissionais: o guest post possibilita a construção de redes e parcerias com outros profissionais e sites do seu nicho.
  1. Inserção natural de palavras-chave: permite o uso estratégico de palavras-chave relevantes, fortalecendo sua estratégia de SEO.
  1. Diversificação de fontes de backlinks: contribui para um perfil de backlink mais natural e diversificado, um fator positivo para o SEO.
  1. Melhora na reputação e credibilidade: ao ser associado a sites respeitados, sua marca ganha em reputação e credibilidade.
  1. Conteúdo fresco e diversificado: oferece conteúdo variado aos leitores, que se mantêm engajados  no seu site.

Sendo assim, podemos chegar a conclusão que o guest post é muito mais do que a simples troca de conteúdos. É uma estratégia forte de marketing digital para tornar o seu site mais relevante no Google e em outros buscadores. Mas afinal, quando um guest post deve ser realizado? Essa questão nós iremos abordar no próximo tópico.

Quando fazer um guest post?

Como você pode ler até aqui, o guest post é uma ação completamente estratégica. E a sua realização, claro, passa por um plano bem estruturado para maximizar o s seus resultados. A oportunidade de fazer esse tipo de ação deve ser quando:

  1. Existir complementaridade de audiências: o guest post se torna mais eficaz quando o público do site hospedeiro é complementar ao seu. Isso faz com que o conteúdo seja relevante e de interesse para os leitores.
  1. Fortalecimento da estratégia de SEO: se você está buscando melhorar o SEO do seu site, a criação de backlinks por meio de guest posts em sites com alta autoridade de domínio é crucial.
  1. Expansão de rede profissional: o guest post também é válido quando há o interesse de estabelecer ou fortalecer relações com outros profissionais ou empresas do seu nicho.
  1. Promoção de conteúdo ou produtos específicos: utilize guest posts para promover lançamentos, eventos ou conteúdos específicos que requerem maior visibilidade.
  1. Diversificação de conteúdo no seu blog: para oferecer perspectivas variadas e manter o interesse do seu público, integrar conteúdos de autores convidados pode ser uma estratégia de bastante valor.

Portanto, siga essas dicas, analise bem o cenário e escolha o momento certo para fazer um guest post. Assim, essa estratégia pode potencializar seu impacto, contribuindo significativamente para os objetivos de marketing digital da sua marca ou site.

10 dicas para criar um guest post qualificado

Escrever um guest post de qualidade é fundamental para que seja bem aceito pela audiência e, também, pelo site hospedeiro do conteúdo. Portanto, aqui vão dez dicas valiosas  para você elaborar esse tipo de artigo da melhor maneira.

  1. Pesquise o público-alvo: antes de começar a produzir o guest post, estude a audiência do site onde você publicará o conteúdo. Compreenda seus interesses, necessidades e preferências para criar um conteúdo relevante.
  1. Escolha um tópico relevante: selecione um tópico que seja relevante tanto para o site hospedeiro quanto para o seu próprio nicho. Isso aumentará o valor do conteúdo para os leitores.
  1. Siga as diretrizes do site hospedeiro: cada site pode ter suas próprias regras e padrões editoriais. Certifique-se de segui-los rigorosamente para evitar problemas de publicação.
  1. Produza conteúdo original e de qualidade: evite copiar ou reutilizar conteúdo existente. Crie um artigo original e informativo que agregue valor. A utilização de inteligência artificial também pode ajudar nessa construção. Lembrando que a IA é apenas uma ferramenta de ajuda na elaboração de conteúdos. 
  1. Mantenha um estilo de escrita coerente: adapte seu estilo de escrita ao do site hospedeiro. Mantenha uma linguagem consistente e coerente.
  1. Inclua elementos visuais: se possível, adicione imagens, gráficos ou infográficos que enriqueçam o conteúdo e o tornem mais atraente.
  1. Utilize técnicas de SEO: otimize o conteúdo para mecanismos de busca, incluindo palavras-chave relevantes, títulos atraentes e meta descrições informativas.
  1. Forneça valor real: certifique-se de que seu guest post oferece informações relevantes aos leitores, de modo que eles saiam com conhecimento adicional.
  1. Interaja com os leitores: após a publicação, esteja disponível para responder a comentários e interagir com os leitores, demonstrando seu conhecimento e autoridade.
  1. Promova o guest post: depois que o artigo estiver publicado, compartilhe em suas redes sociais e outras plataformas para aumentar sua visibilidade.

Essas dicas vão te ajudar a elaborar um guest post de qualidade e eficaz. 

Existe risco na estratégia de guest post?

A resposta para essa pergunta é sim, existe. Embora o guest post seja uma ótima estratégia de SEO que pode gerar um leque de benefícios, há riscos importantes. Elencamos , aqui, alguns deles. 

  • Qualidade e relevância do conteúdo: um dos maiores riscos é a publicação de conteúdo de baixa qualidade ou irrelevante. Isso pode causar prejuízos à reputação do autor e do site hospedeiro, afastando os leitores.
  • Riscos de SEO e penalidades do Google: caso os guest posts forem usados de maneira excessiva e com má qualidade, podem resultar em penalidades de SEO, prejudicando o ranqueamento do seu site nos motores de busca.
  • Link Building desonesto: o uso inadequado de links nos guest posts, como a inclusão excessiva de links para o seu próprio site ou links de baixa qualidade, pode ser interpretado como manipulação dos motores de busca.
  • Rejeição de conteúdo: nem todos os guest posts são aceitos. Existe, sim, o risco de que seu conteúdo seja rejeitado, o que pode ser frustrante após o investimento de tempo na criação.
  • Má reputação do site hospedeiro: Se o site hospedeiro tiver uma má reputação, associar sua marca a ele pode prejudicar sua própria reputação. Por isso, pesquise a marca antes de fazer um guest post. 

Ainda nessa lista podemos acrescentar problemas com direitos autorais dos conteúdos e desalinhamento de valores com o site hospedeiro. Ou seja, para diminuir esses riscos é essencial que você pesquise e escolha sites hospedeiros de credibilidade e qualidade. 

Além disso, é importante estar sempre atento às mudanças nos algoritmos de busca e ajustar sua abordagem conforme necessário para permanecer de acordo com as boas práticas de SEO.

Conte com a WebShare

Ao longo do artigo, é possível concluir que o guest post, se bem elaborado, é uma boa estratégia para os resultados em SEO, trazendo benefícios para o autor e para o site hospedeiro. Você já criou algum guest post? O blog da WebShare recebe posts convidados, sempre gerando resultados positivos aos autores. 

Deseja elevar o seu negócio a outro patamar no universo digital? Então conte conosco nesta jornada! Somos a primeira e única agência SEO First do Brasil. Por meio de toda a expertise de nossa equipe, elaboramos as melhores e personalizadas estratégias para o seu site alcançar o topo do Google e outros motores de busca.   
Então, não espere mais tempo. Junte-se à única agência SEO First do Brasil e deixe para trás os gurus e as estratégias ineficazes de tráfego orgânico baseadas em achismos.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?