fbpx

Atualização do Google: o que anda acontecendo com o algoritmo?

atualizacao do google instabilidade na SERP
Atualização do Google: o que anda acontecendo com o algoritmo? 1

Karine Tavares
Redatora

17 de Fev. de 2020

De repente, aquela palavra-chave que há tempos vinha ranqueando um conteúdo seu no topo começou a oscilar, apresentar instabilidade e um sobe e desce que você não conseguiu entender. Será que mais uma vez ele aprontou das dele? Aconteceu alguma atualização do Google muito robusta e claro que você não ficou sabendo.

Não, não… peraí!

A lei da Gigante é sempre avisar quando há uma mudança significativa, que mexerá demais nos resultados de busca. Isso, para preparar os especialistas em SEO para não deixarem que se esvaia pelo ralo todo o esforço dispensado até aqui.

Então, o que realmente vem acontecendo com o algoritmo nos últimos tempos?

Especialistas perceberam muita volatilidade na SERP. Isso tem a ver com uma atualização do Google?

Algumas empresas que medem e avaliam as mudanças nos resultados do Google vêm notando a instabilidade, desde meados de janeiro. O pico ocorreu entre os dias 7 e 13 de fevereiro. Moz, SemRush e SERPmetrics mostraram grandes variações no termômetro de volatilidade, todas muito semelhantes.

A partir disso, saímos todos em busca de respostas. E elas vieram de forma bem cética: O GOOGLE SEMPRE REALIZA ATUALIZAÇÕES.

Segundo um post no Twitter de Danny Sullivan, porta-voz do Google, as mudanças acontecem o tempo todo. Depois disso, ele sugere que o público leia o “General Advice” da empresa:

No post da própria Google, publicado em 12 de novembro de 2019, a Gigante informa que há modificações a todo o momento, e que apenas as grandes são avisadas (algo que a gente sabe muito bem). É que na visão deles, pequenas atualizações, via de regra, não precisam ser comunicadas pois não há nada a se fazer em termos de SEO.

NO ENTANTO, SABEMOS QUE MESMO MINÚSCULAS, ELAS PODEM FAZER GRANDES DIFERENÇAS NO RANQUEAMENTO.

Como agir diante de uma atualização do Google – de qualquer porte

Monitorar o movimento da SERP é a melhor forma de entender se houve ou não alguma atualização de impacto para os resultados.

De uma coisa temos plena ciência: o Google está, constantemente, inventando uma moda nova. Vivemos os tempos de foco em aprendizado de máquina, Inteligência Artificial e experiência do usuário.

Mantenha conteúdos qualificados, boa usabilidade e responsividade (seja mobile friendly e mobile first) para garantir a retenção dos usuários em seu site. É isso o que o motor de busca precisa, para entender que você é bom no que faz e que no seu negócio está a melhor resposta para as dores do público.

A WebShare lhe ajuda a avaliar uma atualização do Google

Nós entendemos muito sobre o maior buscador e temos o time mais capacitado do mercado. Entre em contato conosco e agende uma consultoria.

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais acessadas

trabalho home office dicas de como fazer direito
design-e-seo-webshare

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários